Nessa
Seção Você Conhecerá um pouco da Bibliografia
do Samba Brasileiro. Estaremos em nossa fase inicial apresentando alguns
Artigos e Crônicas publicados na Imprensa e nas listas de discussão
existentes na Internet. Se você possuir algum artigo ou Crônica sobre
as Escolas de Samba ou sobre o carnaval e desejar que ele seja publicado
aqui entre em contato conosco. |
|
História
e histórias das Escolas de Samba - 7 Capítulos (Cláudio
Vieira) |
|
Divina
Criação (Fábio Pavão) |
|
Como
é amar o carnaval fora do Brasil (Roberto Amato) |
|
Como
explicar o encanto da Estação Primeira? (João Máximo) |
|
Está
chegando a hora (Cláudio Francioni) |
|
O
som que se espalha no ar (Eugênio Leal) |
|
A
Primeira sirene já tocou... (Vicente Datolli) |
|
O
lugar da crônica carnavalesca (Muniz Sodré) |
|
Nem
melhor, nem pior: fundamental (Marcos Ribas de Faria) |
|
Mestre
Louro (Aldir Blanc) |
|
Centenário
de Antônio Caetano (Fábio Pavão) |
|
Salgueiro
Academia do Samba (Haroldo Costa) |
|
Coisas
que os mais jovens não sabem (Fernando Pamplona) |
|
Ser
Amante do Samba (Armênio Poesia) |
|
A
evolução dos desfiles trouxe ganhos e perdas. O apogeu nacional
e internacional das escolas de samba como espetáculo é o
melhor deles (Ricardo Cravo Albin) |
|
Tempo
de Carnaval (Rachel de Queiroz) |
|
Réquiém
para Tijolo (Fábio Pavão) |
|
Bambas
Comunistas (Valéria Lima Guimarães) |
|
Samba
de Arroubo (Arthur Dapieve) |
|
A
Cultura do brincar (Betty Milan) |
|
A
Dança dos Orixás (José Carlos Rego) |
|
O
Samba dominando o mundo (Rogério Rodrigues Santos) |
|
Quando
o surdo traz a dor (Fábio Pavão) |
|
Voltando
para 1922 (Fábio Pavão) |
|
2
de Dezembro, O Dia Nacional do Samba (Paulo Eduardo Neves) |
|
Comunicação,
samba e alumínio (Marcio Ferreira) |
|
Com
Moisés e Ramsés na Mangueira (Zuenir Ventura) |
|
Eu
não sou neguinha (Giuseppe Oristânio) |
|
Trem
do Samba (Vanderson Lopes) |
|
Assim
como o futebol carioca, as escolas deveriam rever seus conceitos (João
Pimentel) |
|
Crônica:
o desfile do setor 3 (Bernardo Araujo) |
|
Da
arquibancada, quase toda escola é campeã (Bernardo Araujo) |
|
O
efeito-Orfeu (Paulo Roberto Pires) |
|
Polêmica
sobre o Artigo "Socorro, lá vem o Carnaval" de Guilheme Fiúza
(3 artigos) |
|
Quando
o carnaval parece distante (Gustavo Melo) |
|
Dona
Zica descanse em paz! (Fábio Silva) |
|
Um
brinde à vida (Osias Wurman) |
|
Debate:
Os critérios usados pelos jurados das escolas de samba (4 artigos) |
|
Cadê
o Salgueiro? (Nei Lopes) |
|
Por
onde andará Dona Zica? (Aquiles Rique Reis) |
|
Ivone
Lara: Sambistas cariocas (Nei Lopes) |
|
Quem
Inventou o carnaval (Ricardo Arnt) |
|
A
Máquina do Samba (Rosângela Petta) |
|
Desde
que o samba é samba é assim: a tradição se renova com o rio da vida (Beatriz
Kushnir) |
|
Mestre
André (Arthur da Távola) |
|
Unidos
do Salgueiro 1953 (Edson Carneiro) |
|
Lá
vem Salgueiro (André Jobim) |
|
Manifesto
Portelense (Oswaldo Cruz) |
|
Olhando
Estrelas - Réquiem a Argemiro do Patrocínio (Fábio
Pavão) |
|
O
Laíla merece (F. Pinheiro) |
|
Samba
do Telespectador doido (Tutty Vasques) |
|
De
onde veio o samba (Mário Moura) |
|
O
vitorioso Cartola (Arthur da Távola) |
|
Poema
à Nação Mangueirense (Carlos Drummond de Andrade) |
|
Profissionalismo
é isso aí! (Anderson Baltar) |
|
Kizomba
1988 - Quem viu, viu. Quem não viu jamais verá! (Cláudio
Francioni) |
|
15
anos sem Fernando Pinto e Arlindo Rodrigues (Saul Cunha) |
|
Evoluir
ou emocionar? (Fábio Pavão) |
|
O
Popular Zé Ketti (Arthur da Távola) |
|
Samba,
suor e lágrimas (Mauro Rasi) |
|
Viradouro
2003 - Análise do samba (Daniel Barbosa) |
|
Reedição
em 2004 (Eugênio Leal) |
|
A
aquarela de Silas de Oliveira (Fábio Pavão) |
|
União
do Parque Curicica 2003 - O Mercadão na alma da gente (Marcelo
Ikeda) |
|
A
Curva (Gustavo Melo) |
|
O
Maior Brasileiro vivo (Ricardo Calil) |
|
Uma
escola onde o amor ao bom samba persiste (João Máximo) |
|
Francisco
Alves (Arthur da Távola) |
|
Lirismo
- O Brasil do Samba Enredo e os sambas de 1997 (3 artigos) |
|
Um carnaval para jamais ser esquecido
(Roberto Paulino) |
|
Vida
longa para Moreira da Silva e Candonga! (Sérgio Cabral) |
|
Wilson Batista (Arthur da Távola) |
|
Carta
aberta a Paulinho da Viola (Arthur da Távola) |
|
Porque
de um Rei Momo magro (Hiram Araújo) |
|
Réquiem
para um sambista (Átilla "Preto
Velho") |
|
Tiroteio,
improviso, passarinho (Mauro Dias) |
|
Pra
onde vão os sambas-enredo (Nélson
Sargento) |
|
Mangueira,
equilíbrio e intimismo: Cadu e sua "estética do artesanato"
(Marcelo Ikeda) |
|
Maravilha
de cenário (Aydano André Motta) |
|
Amor
de carnaval (Paulo Roberto Pires) |
|
Superescolas
de Samba S.A. (Marcelo Moutinho) |
|
Samba’schools
(Jaguar) |
|
A
Globo atravessou o samba (Eliakim Araújo) |
|
A
melhor tradução do Carnaval
(Claudio Henrique) |
|
O
Marketing no desfile das escolas de samba
(Alessandro Ostelino) |
|
Passou
o Carnaval de 2004. Começa o Carnaval de 2005 (Francisco Duarte) |
|
Lena
Frias (Felipe Ferreira) |
|
As
transformações do samba nas décadas de 20 e 40 e a indústria cultural
(Pedro Biava) |
|
Área de preservação cultural (Fábio Pavão) |
|
Sambe. Logo exista! (Gustavo Melo) |
|
O bairro mais carioca (Sérgio Cabral) |
|
Velha Guarda (Átilla "Preto Velho") |
|
Carlos Cachaça, 93 anos (Sérgio Cabral) |
|
Aldir e João Bosco (Arthur da Távola) |
|
Geografia do carnaval carioca (Catarina Chagas) |
|
Projeto nacionalista de Getúlio Vargas se beneficiou do samba (André Benevides) |
|
Purismo
(Fábio Pavão) |
|
Carnaval,
Festival de Artes (Faustino Vicente) |
|
Viva
a verde-e-rosa! (Sérgio Cabral) |
|
Beija-Flor
e a Casa das Minas
(Sergio
Ferretti) |
|
Relevância discursiva em sambas de enredo do carnaval carioca dos anos 90
(Paulo
Monteiro Soares) |
|
A
lua que obedeça, se tiver juízo (Fábio Pavão) |
|
Mudanças
de padrão rítmico no samba carioca,1917-1937 (Carlos Sandroni) |
|
A
pura cadência da Tijuca (Paulo Cordeiro de Oliveira Neto) |
|
Carnaval,
festival de artes (Faustino Vicente) |
|
100
anos de Antônio Caetano (Fábio Pavão) |
|
Candeia
(Rogério Rodrigues Santos) |
|
Carnaval,
samba e comunicação no morro da Mangueira (Cândida Rosa
Ferreira Costa e Regina Glória Andrade) |
|
Escola
dá samba? O que têm a dizer os compositores do bairro de
Oswaldo Cruz e da Portela (Augusto César de Lima) |
|
Histórico
do samba-enredo (Fábio Pavão) |
|
Dois
carnavais: Rio e Veneza (Affonso Romano de Sant'anna) |
|
Felicidade:
morenas e mulatas voltaram! (Cesar Tartaglia) |
|
Cadê
as contas das escolas de samba? (Bernardo Araújo) |
|
Ao
mendigo Joãosinho Beija-Flor (Aydano André Motta) |
|
O
bloco dos fora-da-lei (Antônio Carlos Biscaia) |
|
O
bicheiro regenerado (Luiz Garcia) |
|
Velha
discussão (Zuenir Ventura) |
|
O
carnaval é uma festa feminina (Arnaldo Jabor) |
|
Calorias,
spray e carnaval (José Sarney) |
|
Teatralização
apaga tradições (Luiz Fernando Vianna) |
|
Em
Nilópolis, disciplina de jesuíta (Marcelo de Mello) |
|
O
fim da Quarta-feira (Luis Fernando Verissimo) |
|
Nos
braços de Momo (Artur Xexéo) |
|
A
notícia que dá primeira página (Ascânio Seleme) |
|
Um
carnavalesco já ganhou o desfile de 2005 (Artur Xexéo) |
|
Marcha
da Quarta Feira de Cinzas (Anthoni Santoro) |
|
Portela
- a voz que não se cala (Rogério Rodrigues Santos) |
|
Quem
são os sambeiros japoneses? (Marcelo Sudoh) |
|
Vamos
renascer das cinzas (Martinho da Vila) |
|
Começos
do carnaval (Arthur da Távola) |
|
Carmen
Miranda (Arthur da Távola) |
|
Carmen
Miranda-2 (Arthur da Távola) |
|
Zeca
Pagodinho (Arthur da Távola) |
|
A
mais querida das rosas de Cartola (Jorge Bastos Moreno) |
|
Por
um Mundo Melhor (Gustavo Melo) |
|
Defendendo meu bairro
(Fábio Pavão) |
|
Querem
"lipoaspirar" o samba (Aloy Jupiara) |
|
Por
que se 'compra' um enredo (Aloy Jupiara) |
|
A doce ilusão do carnaval (Alessandro Ostelino) |
|
História
da Portela (Fábio Pavão) |
|
O
esquenta da Mangueira em 1999 (Rodrigo Paes) |
|
Antônio
Caetano - 100 anos (Fábio Pavão) |
|
Tem
branco no samba (Ferreira Gullar) |
|
Muitas
vozes de Lupicínio (Moacyr Andrade) |
|
História
da Estação Primeira de Mangueira (Marcos Capelupi) |
|
Velha-guarda
da Portela desrespeitada é história do samba esquecida
(Marlise Maria Gomes Medeiros) |
|
Contravenção
na passarela do samba (Alberto Dines) |
|
Mulheres
que duram 3 dias (Artur Xexeo) |
|
Pulando
de Carnaval em Carnaval (Ricardo Freire) |
|
Os
que não gostam de Carnaval (Moacyr
Scliar) |
|
O
poeta dos carnavais (Luís Pimentel) |
|
Escola
de samba sem harmonia é samba? Que evolução é essa? (Aloy Jupiara) |
|
O
carnaval morreu (Gilberto Maringoni) |
|
O
intragável desfile pela TV (Eliakim Araújo) |
|
Novo
modelo de transmissão (Raphael Perret) |
|
Mídia,
ética e a Globo (Ivo Lucchesi) |
|
Arte-Folia
(Nilza de Oliveira) |
|
A
Cesar o que é de Cesar (Fábio Pavão) |
|
Quem
não chora não mama (Danuza Leão) |
|
Os
excluídos da comissão de frente (Elias Thomé Saliba) |
|
A
Portela é a campeã do carnaval (Renato Lemos) |
|
A
"descarnavalização" na mídia (Alberto Dines) |
|
E
no princípio, era a roda (Bruno Ribeiro) |
|
Esse
danado do samba (Gonçalo Junior) |
|
Tia
Eunice, a dona da voz (Alexandre Medeiros) |
|
Mais
notável do que pequena (Carlos Haag) |
|
Um
Tantinho que faz a diferença (João Pimentel) |
|
As
reedições sob novo olhar
(Alessandro Ostelino) |
|
Espelho,
espelho meu... (Alessandro
Ostelino) |
|
Canta,
João! (José Ricardo Leite) |
|
Uma
data da cultura nacional (Moacyr Andrade) |
|
Luiz Carlos da Vila, compositor de alta patente (José Ricardo Leite) |
|
A presença africana na música popular brasileira (Nei Lopes) |
|
Pague e vire enredo (Aloy Jupiara) |
|
Maravilha de Cenário X Sublime Melodia (Roberto M. Moura) |
|
Pra onde vão os sambas-enredo (Nelson Sargento) |
|
Análise Lingüística dos Sambas-Enredo 2004 (Júlio César Faria) |
|
Análise Lingüística dos Sambas-Enredo 2005 (Júlio César Faria) |
|
Um Príncipe Negro no Rio Antigo (Ênio Brito) |
|
Da propaganda à enganação - o samba-enredo da decepção (Marcílio de Sousa Magalhães) |
|
Viajando nos Enredos das Escolas de Samba (Jandyr Antunes (SORDHESERJ) e Renata Gama Antunes) |
|
A Cidade do Samba – Na Paisagem da Gamboa, as Novas Fábricas de Sonhos para o Carnaval Carioca. (Helenise Monteiro Guimarães) |
|
Vende-se um samba enredo (Alessandra Alves) |
|
A escola de samba é nossa maior referência em gestão (Renato Bernhoeft) |
|
Sobre o Oscar e, ainda, as escolas de samba (Artur Xexéo) |
|
Carnaval de rua (Nelson Rodrigues Filho) |
|
Descaso e negligência com a festa do povo (Marcos Valle) |
|
Folia da mesmice e da jogatina (Ivo Lucchesi) |
|
Carnaval na Globo: Esse monopólio precisa acabar (Marinilda Carvalho) |
|
Carnaval da Globo: Samba climatizado (Marinilda Carvalho) |
|
Paixão de Carnaval: As aventuras de um doente do pé na avenida (João Gabriel de Lima) |
|
Uma Vila cada vez mais distante do bairro (João Máximo) |
|
O bloco da sujeira passou e a cobertura não viu (Márcio Sampaio de Castro) |
|
Eu odeio TV: Carnaval 2006
cobertura burocrática (Thomas Villena) |
|
Milagre na Sapucaí (Christina Fontenelle) |
|
Carnaval na fronteira da ficção-maravilha (Urariano Mota) |
|
Cartola, se as rosas falassem (Urariano Mota) |
|
Espelho, espelho meu... (Alessandro Ostelino) |
|
O Divino Império do Samba (Alessandro Ostelino)
|
|
"Não! Não deixem o samba morrer..." (Alessandro Ostelino e Sambaman) |
|
Lembrando o Carnaval (Oscar Niemeyer) |
|
A Unidos da Tijuca ganhou (Eduardo Valente) |
|
A jurada e o colunista (Artur Xexéo) |
|
A jurada e a alegoria (Fábio Pavão) |
|
A última do Jornal Nacional (Urariano Mota) |
|
O Carnaval que passou: dúvidas mais freqüentes (Roberto Pompeu de Toledo) |
|
Frustração... (Valéria Del Cueto) |
|
...E Êxito (Valéria Del Cueto) |
|
Crioulo doido (Zuenir Ventura) |
|
O poeta da Vila (Urariano Mota) |
|
Duas ou três coisas sobre Dom Obá II, O príncipe do povo (Luís Carlos Magalhães Ribeiro) |
|
Escolas de Samba da Bahia (Luiz Américo) |
|
De Isabel a Zumbi: para uma análise do universo cultural e simbólico afro-brasileiro através de sambas-enredo de 1986 a 1996 (Andréa Braga Pessanha) |
|
Análise Lingüística dos Sambas-Enredo 2006 (Júlio César Faria) |
|
Super Escola de Samba - O que será? (Valéria Del Cueto) |
|
O tempo de Paulinho da Viola (Urariano Mota) |
|
A mesmice do Carnaval na TV (Eliakim Araújo) |
|
Communicare Carnevale (Alessandro Ostelino) |
|
O Rei Momo está nú (Paulo Miguez) |
|
Samba: Origens, transformações e indústria cultural [1916-1940] (Giovana Papini) |
|
O samba de terreiro (André Carvalho) |
|
A melhor música do mundo (Urariano Mota) |
|
Os critérios de escolha do júri (Leonardo Ferreira) |
|
O apagão do samba (Mário Andrade e Silva) |
|
Além do capital e da mídia. É possível? (Alessandro Ostelino) |
|
Escolas & enredos (Elísio Vieira de Faria) |
|
Paulo Barros e a metamorfose (Zeca Camargo) |
|
Carnaval globeleza é para inglês ver (José Carlos Aragão) |
|
A imprensa e o carnaval carioca (José Reinaldo Marques) |
|
A Beija-Flor mente sobre a África (Leandro Narloch e Nei Lopes) |
|
Lei Rouanet e Carnaval -Sobre captação de recursos e desinformação (Jair Alves) |
|
A Liga do Peloponeso (Philip Nascimento) |
|
O samba na sala de aula e a defesa do patrimônio cultural nacional (Nei Lopes) |
|
Pra contrariar o chefe, K. Veirinha fundou o Bola Preta (Jota Efegê) |
|
“Nunca Fomos Catequizados, Fizemos Foi Carnaval”(Philip Nascimento) |
|
O Carnaval dos cordões (Plínio Marcos) |
|
Reconhecendo São Paulo como Túmulo do Samba em seu 450 anos (Christian Dennys Monteiro de Oliveira) |
|
Nem
luxo e nem lixo: A preservação da cultura das escolas Brasil afora
(Alessandro Ostelino) |
|
O
dia do samba em Santos (J.
Muniz Jr) |
|
De
Dom João a Rei Momo (Marcelo de Mello) |
|
Eternamente moderno - A resistência do samba (Artur Dapieve) |
|
Frevo: 100 anos de folia (Urariano Mota) |
|
Foliões Internéticos - A importância da Internet para manter a cultura
carnavalesca (Victor Raphael) |
|
Pixinguinha e o carnaval de ontem (Marília Trindade Barboza) |
|
Escola de Samba S/A - GRE$ Unido$ da S/A $aúda o povo e pede pa$$agem (Marlucio
Luna) |
|
Panorama do Samba (Marcia Vidal Ozorio) |
|
Noel
Rosa de maio (Urariano Mota) |
|
Voz – Ontem, hoje e amanhã no samba-enredo (Isabel de Godoys Monteiro
Gomes) |
|
Passarela de sonho (Pedro J. Bondaczuk) |
|
Esquentando os tamborins (Ruth Barros) |
|
O
Carnaval, ah, o Carnaval (André Falavigna) |
|
O chão nosso de cada folia (Fábio Fabato) |
|
Carnaval, utopia barroca (Maria Cristina Gioseffi) |
|
Escola de samba é puro mito (Alessandro Ostelino) |
|
Neoconservadorismo (Fábio Fabato) |
|
Tem
gringo no samba - Batuque globalizado (Marlucio Luna) |
|
Meu Carnaval (Willians Donizete Ribeiro) |
|
Antônio Correia do Espírito Santo, Toco, um poeta... (Fábio Fabato) |
|
Chico Buarque, meu caro amigo (Urariano Mota) |
|
Os
sentidos no espetáculo (Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti) |
|
Dedo
de prosa: Fundamentos, sentimentos e algo mais (Fábio Fabato) |
|
Há puxa-saquismo da 'inteligência comentarista de Carnaval' com algumas escolas divinas e poderosas (Milton Cunha) |
|
Cinqüenta primaveras especiais (Fábio Fabato) |
|
A tal dicotomia do samba (Afonso Fonsêca) |
|
“Sou independente, sou raiz também, sou Padre Miguel, sou Vila Vintém” (Fábio Fabato) |
|
Autores, ao virarem enredos, fazem do carnaval um alegre aprendizado (Luiz Antônio Simas) |
|
A eterna mocidade de uma Mocidade (Fábio Fabato) |
|
1983: Quando e como tudo começou (Lucinha Nobre) |
|
Rapsódia de saudades (Fábio Fabato) |
|
Categorização das vozes dos intérpretes de samba-enredo do Rio de Janeiro (Grupo Especial) ente 2001 e 2005 (Isabel de Godoys Monteiro Gomes e Mara Behlau) |
|
Os acadêmicos de Padre Miguel (Fábio Fabato) |
|
Numerologia e carnaval, magia que dá samba (Walter Santos) |
|
Cadeira vazia (Urariano Mota) |
|
O bom baiano enganou todo o mundo (Pedro J. Bondaczuk) |
|
Silas de Oliveira: samba-enredo era com o autor de Madureira (Monica Ramalho) |
|
A voz do intérprete nas disputas de Samba-Enredo (Isabel de Godoys Monteiro Gomes) |
|
De Isabel a Zumbi: para uma análise do universo cultural e simbólico afro-brasileiro através de sambas-enredo de 1986 a 1996 (Andréa Braga Pessanha) |
|
Será que a culpa é do CD? - Breves comentários sobre o Cd de Sambas-Enredo (Victor Raphael) |
|
O Carnaval, o turismo e o Rio (Bayard Do Coutto Boiteux) |
|
Barros é audaz (Jackson Raimundo) |
|
Mestre Marçal: o filho e o pai (Luís Pimentel) |
|
As múltiplas representações da ‘favela' no universo das letras de samba (André Pelliccione) |
|
O Samba pede carona: samba, ritmo e música nos trens urbanos (Nilton Rodrigues Junior) |
|
Voz profissional no mundo do samba-enredo (Isabel de Godoys Monteiro Gomes) |
|
Liberdade para os sambas-enredo: realidade ou ilusão? (Victor Raphael) |
|
Carnaval, ópera de rua (Faustino Vicente) |
|
O negro na história do carnaval de São Paulo (Maria Apparecida Urbano) |
|
Reflexões sobre as representações vocais no samba-enredo (Isabel de Godoys Monteiro Gomes) |
|
Por que não posso gostar? - As dificuldades existentes para quem gosta dos desfiles de escolas de samba (Victor Raphael) |
|
Na batida do coração... Voz é pura emoção (Isabel de Godoys Monteiro Gomes) |
|
Nós, nós os alegres: No carnaval, que me perdoem os triste, mas alegria é fundamental
(Felipe Ferreira) |
|
Ópera popular ou arte moderna? (Jackson Raymundo) |
|
O carnaval chapa branca (Leonardo Bruno) |
|
0 12 é 10! (Valéria del Cueto) |
|
Sambado (Valéria del Cueto) |
|
Enfim, a passarela de Niemeyer... (Valéria del Cueto) |
|
A hora da onça beber água! (Valéria del Cueto) |
|
Gonzagão voa para ganhar (Valéria del Cueto) |
|
Laraia, ôoo (Valéria del Cueto) |
|
ESCOLAS DE SAMBA: território e processos de identificação social (Ronald Clay dos Santos Ericeira) |
|
Reflexões sobre as representações vocais no samba-enredo (Isabel de Godoys Monteiro Gomes) |
|
O carnaval carioca: da origem carnavalesca européia às manifestações contrárias a censura no regime militar (Giuliana Caetano Pimentel) |
|
Iogurte dá samba? (Artur Xexéo) |
|
Porto da Pedra defende o leite e pede passagem (Artur Xexéo) |
|
O iogurte do carnaval paulista (Artur Xexéo) |
|
Procura-se negro no carnaval (Artur Xexéo) |
|
Evoé! (Artur Xexéo) |
|
A(s) conquista(s) (Valéria del Cueto) |
|
Fogo, água e o ar da vitória na terra do carnaval! (Valéria del Cueto) |
|
Tá todo mundo aí? (Valéria del Cueto) |
|
O renascer das cinzas (Valéria del Cueto) |
|
|
|
Samba agoniza, mas não morre (Antonio Lucio) |
|
A estatização das escolas de samba (Paulo Marqueiro) |
|
Carnaval, ópera de rua (Faustino Vicente) |
|
A última do Jornal Nacional (Urariano Mota) |
|
A melhor música do mundo (Urariano Mota) |
|
|
|
Você
tem algum artigo seu ou de alguém que gostaria de ver publicado aqui?
Entre em contato conosco
que nós publicamos!!! |
|