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Segundo Baptista Siqueira, desde o século XVII, o samba que tem como significado de “local onde as pessoas do povo se reuniam para festejar, algum evento social” não deve ser visto apenas como música, mas sim , como evento social. É no estilo musical uma das opções que nos aproximamos de uma das formas de expressões do ser humano.Os órgãos dos sentidos em ação e reação transforma o nosso imaginário. Newhahn (1993 ),diz que “A voz é o meio primário de comunicação entre os seres humanos. Ela é uma expressão de quem somos e de como nos sentimos. No timbre da voz de uma pessoa, você pode ouvir uma delicada música do sentimento e do pensamento”. Na pré-história o homem comunicou desde muito cedo, sinais sonoros. Citamos sons da natureza, sons corporais, toque com paus, etc. A partir daí nas cerimônias rituais havia sempre um som específico como significado de algo que expressasse o momento. Nas civilizações antigas como no Egito, por exemplo, eles usavam a música no trabalho dos campos, e as mulheres eram referência, a música tinha origem divina e estavam associadas aos deuses. Na Grécia as peças de teatro usavam a música. O século XX surge como o século das experiências, da procura de novos caminhos na música e nas artes em geral. Nessa época, propuseram a valorização da cultura, da busca de timbres ou estruturas harmônicas diferentes, que evidenciassem esta ocasião. Inovações tecnológicas, instrumentos irreverentes são testados e aprovados como forma de estabelecer novos parâmetros musicais. Na vivência musical dos sambas-enredos, a voz se encontra alinhavada nas “colcheias”, nos acentos métricos ou acentos expressivos/ dinâmicos, nas estruturas rítmicas, nas performances melódicas gerando sonoridade e propiciando ao nosso imaginário conteúdo próprio deste segmento. Nesta perspectiva, a voz viabiliza transformações observáveis no corpo e na alma, extra ou intra corpóreo, ou seja, música do corpo e música do mundo exterior, há muitos anos descrito por pensadores como Aristóteles, Platão, Boécio, e outros. A música transforma, reverencia, discute, dissocia, ela permite o encontro de almas, pensamentos e sentimentos.
O que preconiza a identidade vocal do cantor de samba-enredo? Podemos mensurar ao menos três parâmetros principais: qualidade vocal, imagem vocal e marketing pessoal. Não importando quem é o primeiro da lista. Em alguns estilos musicais as exigências em relação a qualidade vocal é fator determinante de uma carreira. No samba-enredo, é muito mais que isso. Em primeira observação, seria definir o que é qualidade vocal para este seleto grupo, que envolve fatores como: articulação, modulação, ressonância, coordenação pneumofônica, intensidade, freqüência, etc. conhecido pelos estudiosos há muito tempo e que são adaptados ou não ao estilo musical proposto.
Há parâmetros intrínsecos e extrínsecos como recorte da voz de forma subjetiva e impregnada na identidade, que ora é do intérprete, do personagem que ele representa, e em outros momentos da pessoa, de sua personalidade. Nesse meio está a representatividade de sua voz e o que lhe provém na escola de samba. Conceituado por muitos que pode ser desde características sonoras assim como impressões gestuais, corporais, e comunicabilidade que permite o intérprete de samba-enredo, tradução de tudo que sua voz viabiliza, que transcende a “qualidade vocal”. É o conjunto. E que são poucos que apresentam este certificado. Entender este fenômeno que perpassa por voz, é matéria que gera muita discussão, pois, para muitos, voz é principal argumento para se manter neste tipo de música, para outros, é apenas um diferencial, mas não primordial. Ainda se tratando de voz, certo que modificações, ajustes vocais e didáticas melódicas, podem vir prejudicar ou favorecer o intérprete, um exemplo disso é que nas escolas de samba, os compositores ao escrever o samba-enredo, em sua maioria pensam em quem irá defender sua composição quando campeão, além disso, como é a freqüência, a rítmica, que é marca registrada na história da escola e o que diz o enredo irá facilitar ou não na busca do encaixe perfeito de voz, harmonia e musicalidade. Outro ponto importante é a gestualidade do representante sonoro, que é o foco de toda escola em sua apresentação Oficial, esta gestualidade lhe confere credibilidade, confiança, e marketing. São formas de expressão que permite e transmite ao ouvinte, ao público, a comunidade, aproximação ou retraimento. É tão quanto importante ao parâmetro voz puramente.
Becker, Susie (2008), diz: “O que escutamos e apreciamos é filtrado por nossas experiências estéticas e intelectuais e em cujo contexto inserirmos a obra”. E Zumthor, Paul (1986) reforça esta afirmação quando entende que: “ Essa ligação voz-corpo-gesto-espaço forma um todo coeso, que precisamos compreender e dominar para uma situação de performance”.
Concluindo, reporto-me ao livro Os cantos da Voz – entre o ruído e o silencio – Valente, Heloisa(1999) pag164, onde podemos dizer que existe no samba o gesto vocal acompanhado do gesto lingüístico – que muito das vezes incorpora sonoridade e a transforma. Sendo assim, o samba enredo possibilita o transpor do cantor ( intérprete), DEIXANDO DE LADO MUITO DAS VEZES SUAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS para internalizar a letra e a melodia do samba e a transformá-lo, permitindo ao ouvinte emoção e a personalização da marca da escola e do seu defensor, criando no imaginário, variáveis de sentimentos perante o espetáculo chamado Escola de Samba no CARNAVAL CARIOCA.
Referências:
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Araújo, H. Carnaval – Seis Milênios de História. Gryphus. 2003.
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Behlau, Mara Voz - o livro do especialista.1a ed. Vol 2. Revinter 2005.
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Becker, Susie - A voz Contemporânea – Tese de Mestrado SP 2008
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Ferreira, Jerusa Pires - organizadora - Oralidade no tempo & espaço – Colóquio Paul Zumthor - FAPESP /EDUC 1999.
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Kyrillos, L.R. Expressividade – Da Teoria à Prática. Rio de Janeiro – Revinter 2005
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Valente, Heloisa - Os cantos da Voz: entre o ruído e o silencio – Annablume 1999
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Wigran, Tony; Nigaard,Inge & Lars Ole Bonde -
A comprehensive guide to music therapy: theory, clinical practice research and training – 2002
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