Comunicação, samba e alumínio

 

            Diga rapidamente: o que tem a ver mineração com samba e assessoria de comunicação? Se você falou que não tem nada a ver está errado. Prova disso é o enredo que a Grande Rio, escola de samba do município de Duque de Caxias (RJ), leva para a avenida em 2003. Capitaneada pelo carnavalesco Joãosinho Trinta, a escola elegeu como enredo a Companhia Vale do Rio Doce, uma das maiores mineradoras do mundo que não se furtou e vai investir nada menos que US$ 6 milhões para virar samba.
            A CVRD recebeu a proposta da LMS Consultoria, uma empresa de comunicação que presta assessoria à Vale e, a princípio, estranhou. Aí entrou toda a dinâmica das ferramentas estratégicas de uma assessoria de comunicação que não se limitou apenas em sugerir mas projetar a visão da empresa em um mercado global e internamente.
            Observa-se aí dois princípios básicos de uma Assessoria de Comunicação, que são pensar de forma global os destinos do seu planejamento e reforçar a sua imagem institucional de seu cliente. Para fechar o projeto com capacidade de convencimento, a empresa lembrou que os principais concorrentes da CVRD também destinaram fatias polpudas dos seus patrocínios à iniciativas que passavam ao largo dos negócios de mineração.
            A australiana BHP foi uma das patrocinadoras das Olimpíadas da Austrália, enquanto a siderúrgica asiática Posco apoiou a Copa da Coréia. Não é a primeira vez que o samba flerta com o lado empresarial. Tanto a Varig quanto a TAM foram enredos no carnaval 2002, respectivamente pela Beija-Flor e Salgueiro.
            Já no enredo "Das profundezas da terra ao esplendoroso Vale do Rio Doce", a CVRD vai mais além. A empresa está locando camarotes, tem reservas em hotéis para influentes parceiros internacionais, mostrando que a estratégia é mesmo ampliar sua imagem junto ao público corporativo.
            Em Assessoria de Comunicação aprende-se, entre outras coisas, que saber gerir processos, traçar estratégias e ter um contato estreito com o board da empresa é uma grande opção para alavancar o que todo o cliente deseja quando despende cifras ao pagamentos de um fee: Comunicação é resultado!
            E se tudo der certo, com o carisma de Joãosinho Trinta, a garra da Grande Rio e o pé quente de quem é uma das maiores empresas do mundo, o "samba de alumínio" deverá ser mesmo sensação no carnaval 2003. Um ponto a mais para quem acredita na força das assessorias de comunicação.

 

Marcio Ferreira
Jornalista, professor de Assessoria de Comunicação da Universidade Veiga de Almeida, e assessor de imprensa do Grupo Fels Setal. Blog: www.ascom.blogger.com.br

 

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