|
Diga
rapidamente: o que tem a ver mineração com samba e assessoria de comunicação?
Se você falou que não tem nada a ver está errado. Prova disso é o enredo
que a Grande Rio, escola de samba do município de Duque de Caxias (RJ),
leva para a avenida em 2003. Capitaneada pelo carnavalesco Joãosinho Trinta,
a escola elegeu como enredo a Companhia Vale do Rio Doce, uma das maiores
mineradoras do mundo que não se furtou e vai investir nada menos que US$
6 milhões para virar samba.
A CVRD recebeu a proposta da LMS Consultoria, uma empresa de comunicação
que presta assessoria à Vale e, a princípio, estranhou. Aí entrou toda
a dinâmica das ferramentas estratégicas de uma assessoria de comunicação
que não se limitou apenas em sugerir mas projetar a visão da empresa em
um mercado global e internamente.
Observa-se aí dois princípios básicos de uma Assessoria de Comunicação,
que são pensar de forma global os destinos do seu planejamento e reforçar
a sua imagem institucional de seu cliente. Para fechar o projeto com capacidade
de convencimento, a empresa lembrou que os principais concorrentes da
CVRD também destinaram fatias polpudas dos seus patrocínios à iniciativas
que passavam ao largo dos negócios de mineração.
A australiana BHP foi uma das patrocinadoras das Olimpíadas da Austrália,
enquanto a siderúrgica asiática Posco apoiou a Copa da Coréia. Não é a
primeira vez que o samba flerta com o lado empresarial. Tanto a Varig
quanto a TAM foram enredos no carnaval 2002, respectivamente pela Beija-Flor
e Salgueiro.
Já no enredo "Das profundezas da terra ao esplendoroso Vale do Rio
Doce", a CVRD vai mais além. A empresa está locando camarotes, tem
reservas em hotéis para influentes parceiros internacionais, mostrando
que a estratégia é mesmo ampliar sua imagem junto ao público corporativo.
Em Assessoria de Comunicação aprende-se, entre outras coisas, que saber
gerir processos, traçar estratégias e ter um contato estreito com o board
da empresa é uma grande opção para alavancar o que todo o cliente deseja
quando despende cifras ao pagamentos de um fee: Comunicação é resultado!
E se tudo der certo, com o carisma de Joãosinho Trinta, a garra da Grande
Rio e o pé quente de quem é uma das maiores empresas do mundo, o "samba
de alumínio" deverá ser mesmo sensação no carnaval 2003. Um ponto
a mais para quem acredita na força das assessorias de comunicação.
|