O Divino Império do Samba

 

            O discurso mantido pela Império Serrano, ao longo de seus anos de existência, nos leva a refletir sobre o papel das escolas de samba enquanto reduto cultural. Não tratamos aqui de defesa partidária, mas da valorização de uma agremiação que tem como atributo principal a resistência cultural e, com simplicidade cativa grande parte dos torcedores, independente das cores que defendem. Trata-se de evidenciar um pouco mais o que seja a essência do carnaval, algo que se tornou raro, mas que não acontece somente em um grêmio. Essa busca é também uma tentativa de viajar por uma parte do amplo e abstrato campo de uma escola de samba, é um abrir a janela da emoção e lançar um olhar diferente. A intenção é provocar algumas respostas relativas ao nosso envolvimento sentimental em torno disto tudo.
            Os amantes da folia carioca, carnavalescos-boêmios de plantão, entenderão bem a pretensão deste discurso, que não tem como intenção adicionar ponto final, mas sim reticências. Certamente aqueles que não abandonam esta paixão, cuidam dela com toda atenção, entenderão do que se trata. É assim, mal começa o ano e lá estamos totalmente integrados a tudo que acontece: definição de enredos, eliminatórias de sambas-enredo, ocupação da Cidade do Samba, vendas de ingressos para o próximo carnaval... Fervem na web, vão lendo tudo: notícias sobre a organização do maior espetáculo da terra, a preparação de cada escola e o lançamento do próximo CD. Só de ouvir o nome de uma avenida do Rio de Janeiro, ou melhor da Rua Marquês de Sapucaí, ficam eufóricos, de orelhas em pé. É para estes sujeitos que o desafio é colocado e a questão apresentada: O que mais nos motiva no carnaval das escolas de samba? Parece coisa simples, mas difícil de ser elaborada. Cada um pode tomar seu próprio ponto de partida, seja a Mangueira com suas tradicionais cores, Portela com sua águia ou qualquer outra agremiação, creio que perceberão por que é eleita Império Serrano.
            A relação que mantemos com o trabalho das escolas de samba está distante da pontuação dada a cada quesito - apesar de todo sofrimento de uma apuração, tampouco nos importa aqui quem levará o próximo título de campeã. Trataremos de relação afetiva, não somente com nossa escola do coração, mas com o carnaval em sua totalidade, um amor que não tem bandeiras e que nos permite ter amantes. Sentimentos! Algo maior que campeonatos, técnica, luxo ou patrocínio, que passa em nosso intimo e muitas vezes perdemos o controle.
            Vamos seguindo dentre um e outro samba composto para o próximo carnaval, buscando os melhores refrãos, as interpretações mais adequadas e as passagens mais envolventes. Inevitavelmente a narrativa imperiana ganha destaque, se coloca entre as mais especiais ao apresentar um enredo genuinamente brasileiro em 2006. Numa época de carnaval internacionalizado, de gosto médio mundial, somos convidados a reviver várias de nossas manifestações religiosas e transitarmos pelos mais distintos rituais – procissão, folia de reis, festa dos orixás... Nos identificamos facilmente com enredo “O Império do Divino”. A mente navega, o samba cresce na avenida e damos forma a um desfile imaginário, que daqui a pouco se tornará concreto. A comunidade surge na concentração com toda força, o estilo barroco aparece como se fosse confeccionado de forma artesanal e a Coroa Imperial rasga o sambódromo transbordando alegria. A única preocupação neste campo é a de proporcionar muita alegria. Idealizamos ter mais uma vez aquela sensação fantástica, algo bem próximo do ocorrido com Vila Lobos da Mocidade em 1999 ou do nordeste mangueirense de 2002, ou algum momento particular que provavelmente cada um tem em especial. De forma geral e atingindo um consenso seria praticamente a sensação de “Aquarela Brasileira”. Assim, mais uma vez, ultrapassamos a praça e fazemos da Lapa a verdadeira apoteose do samba. Afinal, carnaval é “Festa Profana” e não pode ter limites. “Lá, lálalaiá...”
            Estamos no século XXI, nossos desfiles têm luxo, originalidade, espetacularização, novidade, virou produto, virou consumo e segue a lógica de uma sociedade cada vez mais capitalista. Como previsto num “Bumbum Paticumbum Prugurundum”, hoje temos empresas produtoras de artes, que geram lucro e são vitrines de marcas. “Que covardia”! Mas “um filho do verde esperança não foge a luta”, queremos além das formas concretas, dos décimos a mais, resgatamos valores, alimentamos nossa alma renascemos em verde e branco. De novo e de novo sobre os ideais de igualdade, justiça e participação popular, tudo pelo desejo de uma festa mais brasileira, por escolas mais de samba.
            Pode até ser que o samba morra, que o carnaval chegue ao fim, duvido que tudo isto aconteça. Porém, jamais se findará as lembranças deixadas pelas escolas, os momentos excepcionais que nosso coração palpitou mais forte e o nosso desejo de que tudo isto se repita. O Divino Império do Samba foge da concepção mercadológica, paga caro por isto, mas se mantém resistente, pois mantém viva aquela coisa mágica da festa. Aquilo que não sabemos explicar bem, mas que sabemos que sentimos, que está além da técnica e do luxo. Algo que se manifesta cada vez com menor freqüência, mas que alimenta nossa vontade de atravessar noites em claro, que pode ser sentido de várias formas e que uma delas está na singeleza, na força e na forma como a Império Serrano se apresenta enquanto escola de samba. Em verde, rosa, azul, branco, amarelo... não importa! Acreditamos na força do samba; nos desejos de uma escola; na evolução, mas acima de tudo na história e na tradição; enfim na cultura popular brasileira. Entendemos e comungamos da idéia, passando a perceber com intensidade maior que “Imperiano de fé não cansa, confia na lança do santo guerreiro e faz a festa porque Deus é brasileiro...”.

Alessandro Ostelino
Relações Públicas, Pesquisador de carnaval e Pós-graduando em Educação Superior
(Publicado originalmente no site Samba Rio)

 

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