Porque de um Rei Momo magro

 
          Aprofundei, como estudioso do carnaval, minhas leituras na mitologia greco-romana e, penso, estou apto a defender historicamente a troca do modelo, Rei Momo gordo baseado no contraste fartura da carne de domingo no carnaval, com jejum na quaresma, na teoria da religião católica que adotou o carnaval pelo modelo Rei Momo magro, esse sim baseado na verdadeira origem do carnaval, que são festas greco-romanas.
          A figura humana do Rei Momo gordo foi oriunda da idéia da primeira hipótese, porque na redação de A Noite existia um jornalista gordo e brincalhão e eles quiseram fazer uma farsa criando a figura do Rei Momo humano, até então inédita. Transformaram o Deus Momo num rei.
          Nas saturnálias romanas a figura humana do Rei existia e era escolhida entre o soldado mais belo, que depois era sacrificado. Portanto, para mim, o verdadeiro Rei Momo do carnaval é o modelo Rei Momo magro.
          Como as saturnálias eram festas em homenagem ao Deus Saturno que quando reinou na Itália proporcionou aos humanos a idade do ouro.

Hiran Araujo
(Hiran Araujo é diretor cultural da LIESA)

 

Artigos