A voz do intérprete nas disputas de Samba-Enredo

 

          Não vejo a hora de iniciar as disputas dos sambas-enredos das agremiações. É uma tarefa árdua para aqueles que em sua maioria são representantes de escolas como “VOZ OFICIAL” mas que nas disputas de samba  podem emprestar a voz para diversas escolas. Fico pensando nas letras, nas melodias, nas pegadas, nas viradas; na finalização,“A voz”, a articulação, os sons de apoio...
          Nessa experiência, notamos que muitos têm um absurdo desgaste vocal, pois, são capazes de no mesmo dia defender três sambas concorrentes em diferentes locais. Primeira constatação que podemos notar é a desenvoltura, a representatividade, a energia que muitos intérpretes passam nas suas apresentações, isso em tese explica-se porque se tornam figurinhas fáceis nas disputas.   Em se tratando do seu instrumento de trabalho, não podemos deixar de falar que, além da expressividade geral, temos  a expressividade oral e harmônica diferenciadas onde encontramos  pegadas diferentes, modulações diferentes, extensões variadas, o que pode vir a prejudicar aquele que não estiver preparado ou em sintonia com o samba. Nessas disputas ressaltamos  que o grupo de apoio (staff vocal) é fundamental, pois, eles são a base de sustentação do interprete principal e que a correria atropela a harmonia das vozes; a escolha certa deste apoio pode elevar ou prejudicar o samba. Quando passam as eliminatórias e chega à grande final o nível de carga de estresse é altíssimo e deve ser acompanhado de perto pelas escolas, pois após este período os interpretes voltam as suas origens, ou seja, suas escolas de samba onde são Interpretes Oficiais. Inicia-se o processo de gravação do CD OFICIAL, muitos não têm tempo para preparo desta gravação, o que pode causar destempero entre a obra e o executor. Pós-gravação intensificam-se os ensaios para ajustes do samba, procurando o equilíbrio entre bateria, intérprete oficial e apoio somados aos desfilantes. 
          A Fonoaudiologia vem confirmando que para este seleto grupo de profissionais da voz a cada dia é necessário o entendimento e a internalização de conceitos inerentes aos cuidados com a voz, a dinâmica corporal e tudo que diz respeito à qualidade de apresentação e qualidade de vida, já que muitos  vivem e sobrevivem desta atividade laboral. Importante associar sempre que possível, o trabalho Fonoaudiológico em parceria a um professor de canto.  Em outros tempos ouvia-se de muitos que “a voz vem de DEUS” e enquanto ele deixar estareipara usar. Hoje, o discurso é outro, além de a voz ser de DEUS, muitos relatam “preciso cuidar para não falhar”. Com a globalização do carnaval, esse é o mote em questão, onde cada vez mais para se manter ativo neste trabalho, há de se convir que somente aqueles de comprometimento, de responsabilidade e credibilidade  conseguem permanecer nesta categoria.  Certificamos que a voz é um dos meios de garantia neste grupo, que somados a empatia, o carisma, a desenvoltura, ou seja, a união de voz com seus atributos de espaço cênico, expressividade oral, expressividades verbal e não verbal propicia um êxtase visual, auditivo e que traduzem a essência do carnaval brasileiro, hoje considerado ser uma “ópera a céu aberto”.
          Dicas importantes para profissionais da voz – intérpretes de samba-enredo:

  1. Água mineral ( climatizada). Beber em goles.
  2. Procure dormir, pois o sono é regulador saudável da voz.
  3. Alimentos leves, de preferência sem gordura.
  4. Evitar consumo de bebidas alcoólicas.
  5. Evitar fumo.
  6. Usar roupas e sapatos confortáveis. (Ter sempre uma camisa sobressalente após uso numa disputa de samba).
  7. Realizar aquecimento e desaquecimento vocal.
  8. Usar apoio visual com os integrantes ( intérprete e equipe de apoio).
  9. Usar e monitorar a voz de retorno.
  10. Se possível procure adquirir um microfone próprio -  menos riscos de infecção e outros prejuízos. (biosegurança).
  11. Entre uma apresentação e outra procurar falar menos, beber água.
Observações:
  • Em caso de resfriados e/ou processos alérgicos das vias aéreas superiores procure um especialista (médico Otorrinolaringologista) para uma avaliação e auxilio medicamentoso. Nestes casos até o momento da apresentação procure fazer REPOUSO VOCAL.

  • Procurar um Fonoaudiólogo para – avaliação, orientação, treinamento, tratamento,etc.

  • Procurar um Professor de Canto para – avaliação  orientação e treinamento.

Isabel de Godoys Monteiro Gomes
Fonoaudióloga Especialista em Voz  CEV- SP, Profa. Universitária, Pesquisadora.
Responsável pelo Projeto Voz e Saúde Vocal no mundo samba-enredo carioca.
e-mail: voz2005@gmail.com

 

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