A voz profissional no mundo do samba-enredo

 

          Atualmente nas escolas de samba do Rio de Janeiro e no Brasil, há modificações visíveis e audíveis com o enriquecimento, o deslumbramento e a qualidade do espetáculo, que cada vez mais torna o carnaval algo inesgotável e apreciável no mundo inteiro. Faz pulsar o coração quem sem muito entender sobre essa magia, se coloca à frente dela. O olhar cada vez mais focado na organização, preparação e apresentação fazem profissionais e escolas evoluírem.
          Na era da globalização a comunicação eficiente viabiliza o abrir portas. Cada vez mais, um profissional de qualidade necessita passar no seu discurso oral credibilidade, empatia, firmeza e concisão. Ele necessita ter competências e habilidades individuais que lhe proporcionem vantagens competitivas em qualquer mercado de trabalho. Um dos meios através do qual essas competências e habilidades se tornam conhecidas, é o correto uso da sua voz. Pensando nessas habilidades usamos o MARKETING pessoal como estratégia facilitadora como ponto de partida dessa imagem vocal. Importante neste caso é o autoconhecimento permitindo-se se reconhecer os pontos fortes e fracos primando na fórmula contínua de lidar com atitudes e comportamentos, tendo em mente que ninguém é perfeito e que todos nós estamos melhorando a cada dia.
          A fala é uma forma acústica de comunicação. Enquanto falamos, a frequência (altura da nota) produzida pelas pregas vocais (cordas vocais) varia pouco. Só lhe permite dar a inflexão (prosódia) a uma frase. Na voz cantada, as frequências emitidas pelas cordas vocais seguem uma melodia e não está relacionada com a inflexão. A característica principal da voz cantada é o prolongamento de alguns fonemas no tempo. Algumas sílabas têm de ser prolongadas mais que outras, o intérprete prolonga mais facilmente e artisticamente fonemas prolongáveis, ou seja, as vogais, que produzem um som muito aproximado ao de um instrumento musical. O estilo musical imprime uma gama de elementos capazes de instituir diferentes graus de valor às criações artísticas, pelo emprego dos meios próprios de expressividade e imprime determinados padrões estéticos. O samba possui vários gêneros, apresentando diversidade de interpretações: erudito (interpretação do cantor com formação operística que faz prolongamento de frases melódicas), popular (o cantor que segue um estilo próprio, sem uma técnica definida), impostado (o cantor que está próximo ao erudito, utilizando algumas técnicas de impostação) e coloquial (que canta em um estilo próprio de comunicação com os ouvintes) Monteiro, (2008).
          O samba-enredo oscila entre o erudito e o popular. Os enredos e sua encenação do desfile da escola de samba beiram o operístico, porém o ritmo, a música e o instrumental permanecem como “samba”, o que é inegavelmente uma produção de cultura popular, segundo Monteiro (2008). As criações e variações vocais progrediram paralelamente ao grande desenvolvimento fonográfico. É importante salientar que a história da formação das escolas de samba e da criação do samba-enredo é o ponto de partida para o estudo da voz deste grupo. As vozes dos intérpretes de samba-enredo traduzem muito de sua formação social, expressa na sua linguagem oral. A voz do cantor(intérprete / puxador) deve ser minuciosamente inspecionada não somente pelo exame físico do aparelho fonador, mas também à funcionalidade vocal, de acordo com a demanda dos diferentes tipos de emissão.
          Russo e Behlau (1993) observaram que a qualidade vocal do ponto de vista fisiológico depende da força e controle respiratório, da espessura, elasticidade, comprimento e condições das cordas vocais. As alterações vocais no canto podem ser decorrentes de uma disfunção funcional primária por falta de conhecimento vocal, levando, muitas vezes, à manifestação de uma disodia (alteração da voz cantada) podendo ser decorrente de métodos empíricos, falta de conhecimentos sobre produção da voz, classificação vocal errônea, uso vocal incorreto, além da falta de treinamento vocal referente às técnicas de aquecimento e desaquecimento.
          O estudo das emoções demonstra que há influências consideráveis em relação à voz cantada. Ao cantar um samba-enredo, o cantor pode ali se revelar, não somente pela voz, mas, também pelo comportamento durante a apresentação sob impacto.
          O intérprete/puxador faz o marketing da escola, torna-se o foco de atenção no que se refere à interpretação do samba e sua comunicação eficiente no espaço cênico. O intérprete e o coro têm funções diferenciadas: o intérprete na função de imagem direta da escola, é a primeira voz (voz guia) canta o samba e em alguns momentos realiza chamadas (cacos[1]) que dão a identidade do samba ou do intérprete em si e o coro é o apoio, fundamental para manutenção e sustentação do samba na avenida.
          Enquanto o intérprete canta ou realiza cacos para chamar atenção do público e dos desfilantes, o coro harmônico possibilita expressividade, leveza e qualidade na apresentação, como observou Monteiro (2006).
          Segundo Abreu (2001), “Sim, a estética musical oscila eternamente em busca de um equilíbrio a partir de lugares antagônicos: espírito/matéria, natureza/arte, tradição/ transgressão, sagrado/profano, razão/magia, técnica/espontaneidade, erudição/intuição, voz/ instrumento, intérprete/autor, obra/artista. Desta busca do equilíbrio já estava Aristóteles, defendendo que uma das funções vitais da música era a catarse. “A catarse”, dizia ele, é a crise que a música provoca na alma atribulada, provocando sentimentos poderosos e finalmente a emoção, ou seja, o “movimento para fora” e assim facilitando o necessário retorno ao estágio de equilíbrio”.
          No canto RITMO, TESSITURA, REGISTRO; BRILHO E PROJECÇÃO são fundamentais a qualquer estilo musical, mas cada um tem suas particularidades que lhes são peculiares.
          Em média, um samba-enredo é cantado na avenida, entre 40 a 100 vezes dependendo do tamanho da composição. Requerendo domínio da coordenação pneumofonoarticulatória e postura corporal vocal para obter qualidade e resistência vocal.
          Em pesquisa realizada com intérpretes de samba-enredo recentemente observamos que qualidade vocal é subjetivo  pelo conjunto de sua representatividade na escola de samba. Os intérpretes de samba-enredo analisados no período compreendido entre os anos de 2001 a 2005 do grupo especial no Rio de Janeiro apresentaram características vocais com desvios variados e em pequeno grau, caracterizados principalmente por uma qualidade vocal discretamente rugosa e articulação imprecisa  observaram Monteiro & Behlau (2008).
          O profissional do samba-enredo tem características que lhe são cobradas dentre elas voz, empatia, garra, entusiasmo e profissionalismo.  ESSES VALORES AGREGADOS fazem um intérprete ser reconhecido. No mundo do samba-enredo o que vale é o entrosamento do intérprete oficial com staff (apoio do carro de som que geralmente são 4 a 6 cantores) + desfilantes + público.  Em se tratando de voz o intérprete deve prover de: dicção, projeção, intensidade, envolvimento (interpretação),apresentação, comunicação dentre outros atributos que somado ao contexto enredo favorece a um espetáculo de sucesso. Voz é muito além de sonoridade.
          O gerenciamento em Fonoaudiologia neste grupo de profissionais propõe um trabalho amplo que pode iniciar com orientação e higiene vocal devido à alta incidência de abuso e mau uso da voz. Notamos que muitos se sentem inseguros por desconhecerem o trabalho do fonoaudiólogo, bem como, não querem perder sua identidade musical, não querem perder sua marca registrada desenvolvida há anos, porque muito das vezes pode implicar no seu sucesso. Entretanto, observamos que se por um lado reconhecemos que pode ocorrer o prejuízo financeiro ou de identidade, por outro  a marca pessoal desenvolvida, muito das vezes significa ajustes motores e hábitos vocais pouco saudáveis. Neste caso cabe ao Fonoaudiólogo definir o que pode ser mantido e o que deve ser modificado, considerando sempre os fatores que põe risco a saúde e sua longevidade profissional.
          Como o samba-enredo envolve o canto popular e erudito, o Fonoaudiólogo exerce funções de orientador vocal, algumas vezes fazendo parte de uma equipe (acompanhando um professor de canto e um médico otorrinolaringologista), primando sempre o bem estar do intérprete/puxador. Muitos necessitam de treinamento vocal contínuo, outros além do treinamento vocal, necessitam de reabilitação específica por promoverem desajustes na voz falada que podem prejudicar a voz cantada. Alguns por apresentarem altos desajustes que acabam levando a lesões laríngeas e que muitas dessas lesões comprometem sua eficiência vocal plena, causando-lhes  dentre outros sintomas presença de incoordenação pneumofônica, estresse, fadiga e perda da auto-estima algumas vezes.
          Exercemos assessoria onde procuramos cuidar da apresentação do staff vocal que inclui: vestuário ao tipo de local das apresentações (roupas apropriadas, confortáveis); locais que tenham microfones, amplificadores, (tratamento acústico favorável a minimizar desgastes vocais); monitoramento de viagens dos intérpretes (inclui orientações de mudanças de clima, alimentação, hidratação); comunicação constante do mestre de bateria e ritmistas, conjunto de cordas (cavacos e violão) com o staff vocal; contudo há diversidade de apresentações e as configurações são moldadas diante à realidade encontrada.
          Nossa consideração final indaga a todos os profissionais do canto em especifico aqueles que fazem parte do legado do samba-enredo, que vozes desejam ser reconhecido? Que poder tem a voz na sua vida profissional? Que visão eles têm da sua trajetória musical diante sua voz? Voz é arte? Voz é Saúde? Voz é vida? E você sabe o que isso representa? Eu sei, voz cuidada é sinal de qualidade de vida.
          Fonoaudiologia a serviço de todos.

Referências Bibliográficas:

  • Monteiro Gomes, Isabel e Behlau, Mara –  Categorização das vozes dos intérpretes de samba-enredo do Rio de Janeiro – Grupo Especial entre 2001 a 2005. Artigo e  apresentado Pôster no Congresso da SBFa 2008.

  • Behlau, Mara –  Voz - O livro do especialista.1a ed. Vol 2. Rio de Janeiro. Revinter. 2005.

  • Araújo, Hiran – Carnaval – Seis Milênios de História. Rio de Janeiro. Gryphus. 2003.

Nota:

[1]  Expressão usada no teatro, sendo uma fala que originalmente não existia no texto, mas que, durante o período de ensaios, se encaixa e passa a fazer parte dele.

Isabel de Godoys Monteiro Gomes
 Fonoaudióloga Especialista em Voz CEV-SP -  Profa. Univ.  - Pesquisadora
 Autora e Responsável pelo Projeto Voz e Saúde Vocal no Mundo das Escolas de Sambas.

 

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