G.R.E.S. Unidos do Porto da Pedra
Bendita és tu entre as mulheres do Brasil

 

O Enredo no Samba: Estrutura discursiva

          A Porto da Pedra faz uma louvação à mulher brasileira em todos os setores da sociedade sem citar nomes. O enredo está inserido no samba por meio de duas partes distintas. A primeira parte mostra as características de todas as mulheres do mundo, enfatizando principalmente o milagre da gestação e, a segunda parte destaca feitos e atividades sociais das mulheres brasileiras.
          Os compositores conseguiram mostrar o universo feminino e sua importância com muito lirismo, pois logo percebemos a delicadeza da composição pelo modo suave como foi passado o tema em versos bem trabalhados e de cuidadoso vocabulário.

O Samba no Enredo: Estrutura lingüística

          No refrão principal temos dois elementos típicos do discurso épico: a invocação e a proposição, em que se anuncia o tema cantado pela escola.

“Bendita mulher!” = Invocação
“Meu Porto da Pedra explode em prazer = Proposição
A essência do universo
É você”

          O vocabulário do samba é bastante selecionado, com palavras incomuns do uso cotidiano, dispostas de forma apurada nos versos, o que imprime ao texto um tom poético. Dentre tais palavras, temos: essência, fertilidade, ventre, aura, concebida, brotar.
          Há predominância do uso da linguagem figurada com o uso de belas imagens construídas pela apropriada disposição das palavras nos versos, como por exemplo:

  • “Fertilidade do ventre abriga”

  • “Dá a luz que reflete em vida”

  • “levou ao chão barreiras, construiu a igualdade”

  • “a flor da liberdade”

  • “Pintou o samba em cores tão bonitas”

          Enfim, um samba composto com muita sensibilidade e que consegue sucintamente passar o enredo abordado pela agremiação.

Julio Cesar Farias
Julio é professor, escritor, pesquisador da linguagem na cultura popular, colaborador do Centro de Memórias do Carnaval da LIESA e membro do conselho Consultivo do Instituto do Carnaval da Universidade Estácio de Sá.

 

Artigo-213
Artigos