G.R.E.S.Mocidade Independente de Padre Miguel |
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O Enredo no Samba: Estrutura discursiva O samba com enredo de cunho educativo e preventivo prova a força do carnaval como instrumento não só cultural mas também social. O enredo distribui-se na composição em duas partes com interligação temática, porém com mudança de foco narrativo. A primeira parte aponta para a necessidade de uso do cinto de segurança, o perigo causado pela velocidade e a paixão nacional pelo automóvel. A segunda parte mostra o repúdio à impunidade no trânsito, à estupidez dos ‘pegas' e um apelo de respeito à sinalização. O Samba no Enredo: Estrutura lingüística Este samba-enredo de caráter didático possui vocabulário simples, com coloquialismos (pileque, moleque) e versos curtos que evocam o tema do enredo: carona, cinto, velocidade, carro, direção, acidente, pódio, ‘pega', breque, pare, sinalização, siga.
Destacam-se também a presença de imagens literárias que enriquecem o texto, como a antítese (idéias contrárias), a metáfora (comparação figurada) e uma curiosa e simpática polissemia fônica (mais de um significado a partir do som), justa homenagem a Ayrton Senna:
Como o objetivo maior do enredo está na conscientização da cidadania para o trânsito, os compositores empregaram a maior parte dos verbos no imperativo, tempo verbal que exprime solicitação, conselho. Bastante apropriado para uma campanha educativa: pegue, vamos colocar, não seja, seja, sai, pisa, veja, pare, pense, olhe, proteja, siga. Bibliografia:
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Julio Cesar Farias |
Artigo-176 | ||
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