G.R.E.S.Mocidade Independente de Padre Miguel
Não corra, não mate, não morra, pegue carona com a Mocidade! Educação no trânsito

 

O Enredo no Samba: Estrutura discursiva

          O samba com enredo de cunho educativo e preventivo prova a força do carnaval como instrumento não só cultural mas também social. O enredo distribui-se na composição em duas partes com interligação temática, porém com mudança de foco narrativo. A primeira parte aponta para a necessidade de uso do cinto de segurança, o perigo causado pela velocidade e a paixão nacional pelo automóvel. A segunda parte mostra o repúdio à impunidade no trânsito, à estupidez dos ‘pegas' e um apelo de respeito à sinalização.
          Enredo bastante adequado aos dias atuais, haja vista pesquisas recentes indicando a trágica estatística do Homem e dos brasileiros no trânsito. Essa tendência temática dos enredos demonstra a nítida função pedagógica exercida pelas Escolas de Samba na tentativa de se equiparar à Escola oficial, transmissora de conhecimento e formadora da cidadania.

O Samba no Enredo: Estrutura lingüística

          Este samba-enredo de caráter didático possui vocabulário simples, com coloquialismos (pileque, moleque) e versos curtos que evocam o tema do enredo: carona, cinto, velocidade, carro, direção, acidente, pódio, ‘pega', breque, pare, sinalização, siga.
          Bastante conveniente a citação do Corso na letra do samba, que era um desfile de automóveis que se tornou uma das principais atrações do carnaval carioca nas primeiras décadas do século XX: “O corso da alegria / A despertar toda cidade”
          Outro aspecto relevante foi que os compositores levaram em conta o extralingüístico, isto é, consideraram a hora de desfile da agremiação na composição, pois será a última Escola a se apresentar na segunda-feira de carnaval:

  • “Brilhou um novo dia”

  • “A despertar toda cidade”

  • “É manhã de carnaval”

          Destacam-se também a presença de imagens literárias que enriquecem o texto, como a antítese (idéias contrárias), a metáfora (comparação figurada) e uma curiosa e simpática polissemia fônica (mais de um significado a partir do som), justa homenagem a Ayrton Senna:

ANTÍTESE METÁFORA POLISSEMIA FÔNICA
Pare, pense
Olhe a sinalização
Proteja quem te ama
Siga em paz na direção”
“A vida é um presente” “Traiu em cena, o orgulho brasileiro”

          Como o objetivo maior do enredo está na conscientização da cidadania para o trânsito, os compositores empregaram a maior parte dos verbos no imperativo, tempo verbal que exprime solicitação, conselho. Bastante apropriado para uma campanha educativa: pegue, vamos colocar, não seja, seja, sai, pisa, veja, pare, pense, olhe, proteja, siga.

Bibliografia:

  1. “Enredos – Rio Carnaval 2004” , da LIESA.
  2. “Para Tudo Não Se Acabar Na Quarta-Feira – A Linguagem do Samba-Enredo” – Julio Cesar Farias

Julio Cesar Farias
(Publicado em 29/12/2003)

 

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