G.R.E.S.Beija-Flor
Manôa, Manaus, Amazônia – Terra Santa...
que alimenta o corpo, equilibra a alma e
transmite a paz

 

O Enredo no Samba: Estrutura discursiva

          Este primoroso e esmerado samba-enredo sintetiza com exatidão o primórdio histórico de Manaus e da Amazônia, enaltecendo e implorando a preservação da natureza. O apurado vocabulário e a versificação harmoniosa tornam a letra bastante poética, um verdadeiro poema épico assemelhado às belíssimas toadas da região amazônica.
          Os afortunados compositores conseguiram compilar a essência do enredo em um samba com texto elegante e inspirador. As peripécias histórico-culturais do território amazônico e de sua capital, tema do adequado enredo, resultaram neste samba-enredo majestoso, com cadência, forma e conteúdo, que o elevam a ser apreciado e considerado como autêntica ode carnavalesca.

O Samba no Enredo: Estrutura lingüística

          O vocabulário rebuscado e a linguagem figurada imprimem lirismo à letra deste samba-enredo. Há a utilização de palavras incomuns no falar cotidiano (invasor, pilhar, semear, ergue, minh'alma, avante) e de figuras de linguagem, como a metáfora, a metonímia e a personificação que notabilizam a composição como peça literária.

  • Metáfora: “A Amazônia é Brasil, é luz do criador” e “Água que lava minh'alma”

  • Metonímia: “A Espanha veio explorar” e “O reino de Tupã ergue a bandeira”

  • Personificação:   “A ambição cruzou o mar” e “A terra guardou semente no olhar”

          O refinamento textual foi conseguido também pela elipse dos verbos (“No coração da mata / as guerreiras”, “Fruto da energia o meu guaraná”) e pela supressão de artigos visando à constituição melódica (“Belezas naturais, riquezas minerais”, “Verde paraíso é onde Iara”, “Força, mistério, magia”).
          Os compositores alternaram os tempos verbais, dinamizando a narrativa. Os verbos empregados no passado referem-se à História da região e de sua gente; os verbos no presente representam a continuidade e habitualidade dos fatos e o tempo futuro indica os anseios do narrador ante o objeto de louvação:

 Passado  Presente Futuro
“Ambição cruzou o mar” Alimenta o corpo, equilibra a alma” “Minha canoa vai cruzar o Rio-Mar”
“A Espanha veio explorar” Transmite a paz" “Se Deus me deu vou preservar
Brilhou o Eldorado” “O reino de Tupã ergue a bandeira” “Meus filhos vão se orgulhar
“A lágrima que o trovão derramou    

          Enfim, um samba imponente que merece destaque por sua expressividade,  beleza melódica e lirismo.

Bibliografia:

  1. “Enredos – Rio Carnaval 2004” , da LIESA.
  2. “Para Tudo Não Se Acabar Na Quarta-Feira – A Linguagem do Samba-Enredo” – Julio Cesar Farias

Julio Cesar Farias
(Publicado em 26/12/2003)

 

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