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Segundo
depoimento de Antônio Caetano para as pesquisadoras Lígia Santos e Marília
T. Barboza, o primeiro bloco de Oswaldo Cruz foi fundado por Paulo da
Portela e se chamava "ouro sobre azul". Não era um bloco de
samba, e sim de marcha-rancho. O samba só chegaria a Oswaldo Cruz através
do intercâmbio com famosos sambistas do Estácio, como Baiaco, Ismael Silva
e outros, que eram trazidos por dona Benedita para as festas religiosas
realizadas na casa de "seu" Napoleão, pai do lendário Natal.
A "roça", como Oswaldo Cruz era chamada na segunda década do
século XX, não demoraria para consolidar-se como um dos principais núcleos
do novo ritmo carioca que surgia. Com a chegada de dona Esther Rodrigues
e seu marido, casal festeiro já acostumado a brincar o carnaval, o bairro
ganharia uma espécie de "centro social" da comunidade. Por
sua casa, na rua Adelaide Badajoz, passaram nomes importantes da nossa
música como Zé da Zilda, Pixinguinhas e outros. Gente como Candeia e Jair
do Cavaquinho tiveram no quintal de dona Esther o primeiro contato com
o ritmo e com a batucada que os tornariam famosos.
As festas da região de Madureira e adjacências tinha uma peculiaridade:
Era comum a presença do jongo e do Caxambu, uma vez que grande parte de
seus moradores vieram de fazendas do interior do estado do Rio, São
Paulo e Minas Gerais. Assim, grande parte dos primeiros sambistas da Portela tiveram
no jongo uma importante fonte de inspiração, fato que não pode ser ignorado.
Foi dona Esther quem por volta de 1922 fundou o bloco Quem fala
de nós come mosca, embrião primeiro do que viria a ser
no futuro a Portela. Bastante organizada e respeitada, dona Esther
fez questão de legalizar o bloco e conseguir junto ao órgão
responsável a licença necessária para o bloco poder se apresentar.
Liderados por Galdino, um grupo de jovens fundou na mesma época o
Baianinhas de Oswaldo Cruz, com o intuito de rivalizar
com a turma de dona Esther. Tanto o Quem fala de nós come
mosca, quanto o Baianinhas de Oswaldo Cruz, são considerados
precursores diretos do G.R.E.S. Portela. De seus quadros saíram nossos
primeiros sambistas e artistas.
Por discordarem do comportamento de Galdino a frente do Baianinhas
de Oswaldo Cruz, Paulo Benjamim de Oliveira ( Paulo da Portela),
Antônio Caetano e Antônio Rufino resolveram fundar outro bloco na região:
O Conjunto de Oswaldo Cruz, primeiro dos vários nomes que nossa
escola teria em sua trajetória.
O entrosamento perfeito e a amizade de nossos três principais fundadores
foi fundamental para o sucesso do novo bloco que surgia. Se Paulo, o primeiro
presidente, sabia a importância de promover, divulgar e difundir a futura
escola, Antônio Caetano, o secretário, era desenhista da imprensa naval,
ou seja, era o artista que o grupo precisava. Antônio Rufino, por
sua vez, era um imigrante mineiro em que todos confiavam, o tesoureiro
ideal para administrar a caixinha criada para sustentar economicamente
o grupo. Nos primeiros anos, os portelenses venderam doces, cigarros e
emprestavam dinheiro a juros baixos para poderem desfilar.
Coube a D. Martinha, negra africana radicada no Brasil, a graça de batizar
o conjunto atendendo a um convite de Paulo (A Portela tem Nossa Senhora
da Conceição como madrinha e São Sebastião como padrinho). A primeira
sede foi improvisada na casa de Paulo, em um local da estrada do Portela
conhecida como Barra preta. Nossos primeiros sambas surgiram sob uma famosa
mangueira, eternizada anos mais tarde em uma pintura do fundador e artista
Antônio Caetano.
Em 1926, os componentes do Lá se vai nossa embaixada, bloco de
uma rua próxima a estrada do Portela, se unem ao Conjunto de Oswaldo
Cruz, fato que reforçou e deu ao grupo as primeiras características
de escola de samba. Paulo e seus amigos chegaram a usar a licença do Quem
fala de nós come mosca para se apresentar no centro da cidade.
Nesses primeiros anos da Portela, o nome de Sérgio Hermógenes Alves, próspero
comerciante Português muito conhecido na região, merece destaque pelo
apoio, inclusive financeiro, que este deu ao grupo, chegando a ser diretor
da escola em seus primeiros anos e constar como um de seus fundadores.
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