Samba: Origens, transformações e indústria cultural (1916 - 1940)

 

Introdução

 

"O samba moderno não poderia ser feito apenas pelo (ou no) morro, ou apenas pela (ou na) cidade, ele precisava dos dois universos culturais agindo mutuamente para a sua criação e difusão." (Fenerick, 2002)

          O início do século XX é marcado por grandes transformações tanto no mundo político como econômico. Novas máquinas, novas tecnologias e nova estrutura de produção compunham o quadro ideal para a expansão de um novo modelo de mercado. Estas novidades chegam ao Brasil e promovem uma série de mudanças que, entre as já citadas, abrangem também a vida social e cultural brasileira como um todo dando a tônica para o surgimento de novas formas de expressão artística.
          As primeiras décadas daquele século, nas grandes cidades, são caracterizadas pela velocidade com que se valorizou o ritmo de vida intenso, pela organização urbana marcada pelos novos edifícios, pelas largas avenidas e pela higienização em virtude de uma busca intensa pela modernidade. "Nós, os brasileiros, desde há algum tempo temos cultivado paixão pelo moderno e uma persistente adesão à ideologia do progresso" (Vianna, 1978, p. 5). A implementação da modernidade sobre a tradição produziu uma modernização ímpar no Brasil, caracterizada pela falta de raízes de nossa elite e pela imitação da nova moda americana que chegava ao país e que tão rápido o transformou.
          A música popular foi, durante muito tempo, colocada de lado nas análises referentes à música moderna devido a diversos fatores, mas principalmente pela oposição que havia se criado entre erudito e popular, num período da história em que esses conceitos deveriam ter suas fronteiras mais frouxas a fim de possibilitar um maior entendimento do seu processo de fusão com outros importantes elementos que formaram a vida moderna.
          As mudanças no estilo de vida da população, surgidas com a modernidade, são simultâneas ao nascimento e consolidação do ritmo mais brasileiro de nossos tempos: o samba. Com a abolição da escravidão, no final do século XIX, os negros libertos haviam se tornado finalmente "donos de si" e continuaram a preservar sua cultura nos grandes centros urbanos, produzindo fortes relações sociais entre as etnias, inclusive na música popular. Desta forma o samba se desenvolveu no centro da cidade do Rio de Janeiro, ganhou os morros e mais tarde o Brasil.
          Partindo destas observações, este trabalho quis estudar as mudanças pelos quais o samba passou, no mesmo momento em que estavam sendo implementados no Brasil novos meios de comunicação de massa. O estudo quer mostrar que a transformação tanto estética quanto social do samba se dá simultaneamente à nossa modernização e em uma cidade, o Rio de Janeiro, que se tornou símbolo da mesma, nas primeiras décadas do século XX. O samba enquanto gênero musical moderno foi se transformando para se propagar nos novos meios de comunicação que surgiam, como a rádio e a indústria do disco, ao mesmo tempo que também se transformava em nosso símbolo cultural.
          O Capítulo I mostra como se dá o surgimento do samba no cenário político-econômico brasileiro que passava por diversas transformações estruturais e sociais e como isto vai influenciar o samba, à medida em que este vai ganhando importância cultural e despertando o interesse da incipiente indústria cultural ligada ao rádio.
          O Capítulo II vai girar em torno da política adotada pelo Estado Novo de nacionalização do samba, através da utilização deste como recurso de propaganda política que levará o samba a símbolo oficial de nossa cultura.
          No Capítulo III será colocado de forma mais específica o advento desta indústria do entretenimento no Brasil, priorizando a indústria do disco e do rádio, a partir de alguns dos principais símbolos que são produzidos por ela.
          É bom lembrar que a intenção deste trabalho não é de forma alguma explicar como ocorreu a passagem do samba a ritmo nacional e menos ainda perpetuar a ideologia de "pureza do samba", ou ainda, tratá-lo como um produto comercial. É perceptível que a indústria cultural, principalmente na nossa realidade atual, várias vezes transformou o samba em produto massificado, assim como ela vai se apoiar nele diversas vezes para se consolidar no país. Da mesma forma, o samba enquanto gênero musical, também se mostrou forte o suficiente para enfrentar os diversos obstáculos que foram colocados e ainda assim sempre manteve sua qualidade musical, ou seja, manteve suas raízes. Por isso que se buscou levantar aspectos que mostrassem que o samba está, e estará, inevitavelmente ligado à modernização do nosso país tratando-se do principal fenômeno cultural do "Brasil moderno".

Giovana Papini
(Publicado Originalmente no site Brasileirinho)

 

Artigo-219
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