G.R.E.S Unidos do Viradouro
A  Festa do Círio de Nazaré

 

O Enredo no Samba: Estrutura discursiva

          O texto da sinopse atual centra-se na exposição minuciosa da história do Pará, diferenciando-se da temática do antigo enredo da Unidos de São Carlos, que enfocava detalhadamente, como assim faz o samba, todos os elementos do Círio de Nazaré.
          A mudança do foco narrativo do enredo, mesmo sendo uma releitura, tem por objetivo a louvação não só da festa religiosa, mas de todo o Estado do Pará, onde ela acontece. Tal fato é compreensível se se comparar a estrutura do carnaval daquela época com a de agora, em que ao se falar o tempo inteiro do Círio incorreria em redundância plástica, devido ao grande número de alas e de alegorias apresentadas hoje no desfile.
          Embora no texto do enredo atual o Círio de Nazaré seja mais um item característico do Pará, a agremiação preferiu, com muito bom gosto, levar para a Avenida o antológico samba-enredo em homenagem à festa religiosa do Círio de Nazaré.
          Este belíssimo samba-enredo de 1975, divide-se em duas partes, a saber: a primeira mostra a manifestação religiosa do Círio, constituída pela procissão de romeiros conduzindo a imagem da Virgem de Nazaré em uma berlinda, da Catedral até sua Basílica; a segunda parte mostra o arraial, descrevendo tudo o que acontecia durante o Círio, como o comércio local e a diversão de milhares de pessoas ali reunidas para festejar.
          Convém esclarecer que a Escola tem ciência das mudanças ocorridas nessa manifestação religiosa e cultural, a qual será atualizada em seu desfile.

O Samba no Enredo: Estrutura lingüística

          Considerando o samba-enredo como um texto épico pós-moderno, o samba em questão apresenta duas características provenientes da epopéia clássica: a proposição, isto é, a apresentação antecipada do tema e a invocação à divindade.

 Proposição   Invocação
“No mês de outubro   “Oh! Virgem Santa
Em Belém do Pará   Olhai por nós
São dias de alegria e muita fé   Olhai por nós
Começa com extensa romaria matinal   Oh! Virgem Santa
O Círio de Nazaré”   Pois precisamos de paz”

          Ainda que predomine a descrição, o samba contém os elementos fundamentais da informação para situar os fatos da narrativa:

  • Quem?     o romeiro,  pregoeiros, moças e senhoras do lugar, as crianças, o vendeiro.

  • Quando?  no mês de outubro.

  • Onde?      em Belém do Pará.

  • Como?     começa com extensa romaria matinal.

  • Por quê?  pedindo à Dona em oração / para lhe ajudar, pois precisamos de paz.

          A utilização desses elementos da notícia auxiliam o fluxo narrativo/descritivo da festa religiosa, pois organizam as informações, formando imagens que são facilmente visualizadas na mente do leitor/ouvinte.
          O vocabulário segue o eixo semântico típico da festividade religiosa (fé, romaria, procissão, Santa, berlinda, romeiro, oração) e particularidades do Círio e da culinária da região (barraquinhas, três vestidos, circo dos horrores, Berro-Boi, vendeiro de iguarias, pato no tucupi, muçuã, tacacá, maniçoba, tucumã, açaí, aluá).
          Os compositores preferiram o uso intensivo de termos preposicionados, como as locuções adjetivas, visando antes a constituição rítmica dos versos, reforçando e detalhando também a idéia contida nas frases:

“No mês de outubro   “Moças e senhoras do lugar
“Em Belém do Pará   “Tem o circo dos horrores
“São dias de alegria e muita fé”   “E o vendeiro de iguarias a pronunciar"
“O Círio de Nazaré   “Do Estado do Pará

          O emprego de verbos no presente serve para atemporalizar as características do Círio, imprimindo a idéia de algo que se repete todos os anos, sem alteração na forma do festejo, embora saibamos das mudanças ocorridas no evento:

  • São dias de alegria e muita fé”

  • Começa com extensa romaria matinal”

  • “Três vestidos fazem  pra se apresentar”

  • Tem o circo dos horrores”

  • “As crianças se divertem

          O infinitivo preposicionado possui a mesma função:

  • “E o romeiro a implorar

  • “E o vendeiro de iguarias a pronunciar

          A presentificação dos fatos tem por finalidade a identificação do público com o que está sendo apresentado no desfile, como se tais fatos acontecessem no momento do espectador, convidando-o a participar.

Bibliografia:

  1. “Enredos – Rio Carnaval 2004” , da LIESA.
  2. Sinopse do Enredo da Unidos de São Carlos de 1975, LIESA
  3. “Carnaval – Seis Milênios de História”, Hiram Araújo.
  4. “Para Tudo Não Se Acabar Na Quarta-Feira – A Linguagem do Samba-Enredo” – Julio Cesar Farias

Julio Cesar Farias
(Publicado em 22/12/2003)

 

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