Zeca Pagodinho

 

          O Amanhã, na beirinha do Carnaval, faz anos o fenômeno Zeca Pagodinho. A sua vinda ao mundo, há 46 anos, tinha de ser perto do Carnaval. Apesar de que ele é mais triste que alegre. O fenômeno de comunicação do Jessé Gomes da Silva sempre me impressionou. Ele não tem voz especialmente bonita. Não faz o gênero galã. Não usa nenhuma das manhas inerentes a certos astros, no sentido de sair por aí a cortejar o agrado fácil (mesmo quando o homenageiam), é todo introvertido e, no entanto, consegue um lugar muito bonito e significativo de resistência cultural na música popular brasileira. A citar ainda que seu canto é direto, sem vibratos e belezas formais, enfeites etc. Ele vai no osso da canção.
          Talvez seja essa inteireza de caráter o que inconscientemente impressiona as pessoas. Simboliza o indivíduo comum, o homem do povo, não reverente aos poderosos nem à classe dominante. Esse elemento é fundamental em sua aceitação. Não se pode esquecer, além disso, a sua sabedoria na escolha do repertório (ótimos compositores) e um acento de tristeza natural, que não é patente, mas lateja em seu modo até meio rouco de cantar.
          Muito se confunde a figura do bom malandro com a do sambista de verdade. Todo bom sambista tem que ter malandragem e ginga. Porém não precisa ser malandro. Vejamos: Bezerra da Silva, Dicró, Moreira da Silva, Jorge Veiga caminharam pelo samba como expressão do malandro boa gente. Já os sambistas em estado puro são outros: o grande João Nogueira, que a meu ver foi e é o sucessor de Cyro Monteiro; o Roberto Silva, o Martinho da Vila, o Nei Lopes, o Roberto Ribeiro, o Jorge Aragão, o Zé Kéti, o Elton Medeiros, o Paulinho da Viola, o Noca da Portela, o Arlindo Cruz, o Monarco, o Wilson das Neves, o Walter Alafaiate, os Ataulfo Alves – pai e filho, e tantos mais que injustamente estou deixando de citar. Claro que lhes não falta a ginga da malandragem, se necessária, mas o centro da obra e da expressão de cada um é diferente. Todo malandro se expressa pelo samba, mas nem todo sambista se expressa pela malandragem. Claro?
          Zeca Pagodinho é um sambista. Representa o honrado subúrbio carioca. Está no trem da central, no baile de clube, no bar da esquina, apertado dentro de um ônibus, no Maracanã, carrega marmita, namora no portão e come sanduíche de mortadela; adora uma cerveja, com a qual, aliás, precisa tomar cuidado e deixar de fazer-lhe a propaganda, por mais bem pago seja. O Brasil tem doze milhões de alcoólatras, e essas fábricas de cerveja se utilizam da publicidade para “fisgar” os jovens e assim garantir a clientela futura, sempre crescente. Mas isso é outro assunto.
          Salve o Zeca Pagodinho: ele é a representação do talento inato e verdadeiro do povo do Brasil. É um desses zagueiros que jogam duro, mas na bola. Sem alarde nem chinfra, ele manda na área. Parabéns por amanhã.

Artur da Távola
(Publicado originalmente no jornal O Dia em 06 de fevereiro de 2005)

 

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