Viradouro 2003 - Análise do samba

 

          Depois de tanto ouvir e venerar o magnífico samba da Viradouro 2003, pretendo ser breve para mostra o porquê de eu considerá-lo um dos sambas mais lindos de toda a história do carnaval. Dificilmente encontramos um samba que alia perfeitamente poesia com uma melodia bonita. Entretanto, o samba da Viradouro de 2003 foi além disso. Não pretendo falar da parte musical, que para mim é a melhor melodia de 2003 disparada e uma das melhores da década, mas vou falar da letra e sua poesia, já que se trata de um dado objetivo. Melodia é algo mais pessoal e a letra não.
          Muitas vezes o que difere um bom samba enredo dos demais é a sensibilidade que temos em ver a poesia intrínseca em cada verso (lembrem que estou falando da letra). O mínimo que se pode fazer antes de julgar um samba como melhor ou pior é ler a sinopse do enredo e buscar obter informações que vão além da sinopse, mas dizem respeito ao tema em si. Passados onze anos, ainda ouço criticarem o verso do samba da Estácio, "me dê, me dá... me dá, me dê"; alegam que se trata de um verso vazio, utilizado apenas para "levantar a massa". Entretanto, essa foi uma solução´inteligentíssima que os autores usaram para falar do protesto aos valores considerados antiquados pelos modernistas. Cansado com a linguagem bacharelesca dos parnasianos, o autor Manuel Bandeira escreve um poema, "Me dá um cigarro", ironizando a linguagem popular com a linguagem usada na época, através dos versos me dê e me dá um cigarro. Então, em uma leitura mais profunda do refrão, teríamos:

 "Me dê, me dá
 Me dá, me dê
 Onde você for
 Eu vou com você"

Não apenas como um verso vazio, mas com além de uma solução para o protesto da SAM, uma referência nos dois últimos versos`a uma espécie de espírito de organização e corporativismo que os modernistas tiveram.
          Colocando os pés no chão, volto ao samba da Viradouro. Antes de fazê-lo, resumirei brevemente a obra de Bibi Ferreira, ou seja, o enredo da escola.
          Filha de Procópio Ferreira, Bibi iniciou sua participação no teatro aos 24 dias de vida, em substituição a uma boneca perdida na hora da peça "Manhã de Sol". Aos dezessete anos, Bibi inicia sua carreira propriamente dita. Além do teatro, ela representou no cinema, com participação em filmes estrangeiros e, principalmente na televisão, onde comandou programas populares com elevadas audiências na década de 60. De volta de participações em filmes internacionais, encantada com os espetáculos da Broadway, Bibi inova e introduz o teatro musical no país, com montagens inesquecíveis e produções que levaram ao público brasileiro a magia dos grandes espetáculos musicais.
          Quanto às suas mais importantes obras, podemos citar "O Homem de la Mancha", inspirado na obra de Cervantes - Dom Quixote, na qual o personagem considerado louco vai em busca de seus ideais, ou seja, os moinhos de vento. Na época em que encenou a obra, Bibi comparou sua própria trajetória com a da personagem, em busca de um ideal, vencendo as dificuldades.Outra obra importante para sua carreira foi "Gota D´Água", uma tragédia urbana de Chico Buarque. Uma de suas mais importantes obras foi a representação da cantora francesa Edith Piaf, cuja voz serviu de alento aos soldados durante a Segunda Guerra Mundial, na peça "Piaf, A vida de uma estrela da canção".
          Em comemoração aos seus 60 anos de carreira, Bibi encenou uma homenagem à cantora Amália Rodrigues, em um espetáculo emocionante.
          Agora, vocês irão questionar os últimos versos do samba, no qual fala de uma estrela que desce do céu. Isso revela uma entrevista de Bibi com seu pai, Procópio Ferreira, na qual a atriz revela que cada vez que sobe ao palco, tem um encontro com Deus. Questionada sobre qual seria o mais importante papel de sua obra, Bibi diz que é o papel de ser filha de Procópio, em retribuição à frase do pai, que disse que através da filha, viveria duas vezes.

Viradouro canta e conta Bibi - Uma homenagem ao teatro brasileiro
(Gustavo, Gilberto Gomes, Heraldo Faria e Gelson)

Abram as cortinas, que o show vai começar
É "manhã de sol", um rouxinol vem despertar
Voa, vai tocar no seu coração
Amor, nessa avenida quanta emoção
Em cada gesto, em cada expressão
Em cada lágrima que vai sorrir
Diva, brilha a voz dos grandes musicais
Nesse palco os artistas imortais
Hoje vão te aplaudir

Se um vento soprar, eu vou
Deixa o "Dom" me levar, amor
Vou em busca de um ideal
No meu sonho de carnaval

Em toda forma de arte
Uma luz acendeu
A "gota d'água" faz parte
Dos seus encontros com Deus
"Piaf, um hino ao amor"
"A vida de uma estrela da canção"
Em uma noite de explendor
"Amália" foi sua inspiração
E quando o sol se põe
Desce uma estrela lá do céu
Vem reviver ao seu lado Bibi
O seu mais brilhante papel

O teatro consagrou e pede passagem
A Viradouro, meu amor, faz a homenagem

          Os autores já iniciaram o samba com uma boa sacada, "Abram as cortinas, que o show vai começar", dando um começo ao samba que emgloba o desfile com o tema. Já no segundo verso, "É "manhã de sol", um rouxinol vem despertar", há a referência à primeira atuação de Bibi no teatro, na paça Manhã de Sol. Além da simples citação ao fato do enredo, Bibi foi comparada, por motivos óbvios, a um rouxinol, que despertou quando criança, voou e veio ao encontro do povo da Sápucaí, através da homenagem, onde cada componente, segundo o enredo, é uma estrela que infla-se de emoção e lágrimas na homenagem da escola.

Voa, vai tocar no seu coração
Amor, nessa avenida quanta emoção
Em cada gesto, em cada expressão
Em cada lágrima que vai sorrir
Diva, brilha a voz dos grandes musicais
Nesse palco os artistas imortais
Hoje vão te aplaudir

          O verso "Diva, brilha a voz dos grandes musicais" diz respeito aos musicais da Broadway que Bibi trouxe ao país, às comédias musicais.
          Uma das partes mais lindas do samba ao meu ver é o refrão:

Se um vento soprar, eu vou
Deixa o "Dom" me levar, amor
Vou em busca de um ideal
No meu sonho de carnaval

          Se fosse um samba comum, os autores fariam uma citação simples à obra Dom Quixote, mas aqui o que se viu foi uma maneira extraordinária de tornar poético uma passagem banal do enredo. Há duas interpretações ao refrão, que acredito que tenha sido o objetivo dos compositores: em uma das interpretações, entende-se o vento soprar como a relação com os moinhos de vento de Dom Quixote, representado pelo "Dom", que era o ideal deste e está no terceiro verso. Por outro lado, assim como declarou em relação à obra, o refrão confunde-se com a história da própria Bibi Ferreira, que através de seu "Dom" foi em busca de seus ideais. Nota dez ao refrão.

Em toda forma de arte
Uma luz acendeu
A "gota d'água" faz parte
Dos seus encontros com Deus

          Um samba enredo simples teria relatado a televisão e o cinema como outras formas de arte que Bibi participou. Nesse samba, o cinema e a Tv estão representados em cada forma de arte e o verso uma luz acendeu além de dizer que a atriz teve sucesso absoluto em todas essas formas de arte, também faz referência à televisão, que não precisamos saber muito (vide o enredo do Joãosinho 92) para perceber que uma das formas metafóricas de falar da televisão é usar a palavra luz. Além disso, como falou a atriz, cada vez que sobe ao palco é um encontro com o criador, sendo abordado no verso acima. "Da comunhão. É muito bonita esta comunhão palco e platéia É o momento em que, através de vocês, eu me encontro com Deus." (Bibi Ferreira)

"Piaf, um hino ao amor"
"A vida de uma estrela da canção"
Em uma noite de explendor
"Amália" foi sua inspiração
 Essa parte tá na cara, né?

          Agora vem uma das partes, ao meu ver, tanto poética, como melodicamente, mais lindas de sambas enredo da última década:

E quando o sol se põe
Desce uma estrela lá do céu
Vem reviver ao seu lado Bibi
O seu mais brilhante papel

          A parte final do samba já começa bem, com o sol se pondo, faz um fechamento de sua abertura com "Manhã de Sol". A estrela que desce do céu é uma maneira poética de dizer que Procópio Ferreira vem à Terra para o espetáculo que a Viradouro oferece à sua filha. Vem "reviver" reflete quando ainda em vida, obviamente, Procópio falou “Através de você, viverei duas vezes” (Procópio Ferreira, sobre Bibi). Então, a estrela desce do céu para viver pela segunda vez o maior papel da filha: "De todas as minhas atuações, o meu maior papel é ser filha de Procópio Ferreira" (Bibi Ferreira). O fechamento entre pai e filha do samba, reunindo os dizeres de ambos em relação ao outro, junto com essa coisa mística de uma estrela descer do céu são no mínimo de deixar qualquer um que tenha um pingo de sensibilidade arrepiado; ou então, como o Dominguinhos, chorar.

 

Daniel Barbosa
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