Centenário de Antônio Caetano

             Há 100 anos, no dia 10 de setembro de 1900, nascia Antônio da Silva Caetano, um dos principais responsáveis pelo crescimento do nosso samba.
           Integrante da Marinha brasileira, Antônio Caetano viajou o mundo conhecendo povos e culturas diferentes.            Seu talento artístico logo se revelaria, e Caetano se transformaria em desenhista da Imprensa Naval.
Morador de Quintino, Caetano se apaixonou por Diva, jovem moradora da Oswaldo Cruz, e assim passava a frequentar quotidianamente a localidade.
           Estavamos no início da década de 20. Oswaldo Cruz fervia com a chegada de novos moradores que traziam a semente da batucada africana para a região. Caetano participa do bloco Baianinhas de Oswaldo Cruz, e, por iniciativa sua, convida os amigos Antônio Rufino e Paulo Benjamim de Oliveira para fundarem uma nossa associação. Surgia, assim, o Conjunto Carnavalesco de Oswaldo Cruz, primeiro nome da Portela, e que teve na união e na amizade de Paulo, Caetano e Rufino um fator fundamental para o seu crescimento. Caetano tornava-se o primeiro secretário da história da Portela.
           Foi Caetano o idealizador da atual bandeira da Portela. Inspirada, segundo ele próprio, no valente povo japonês. Caetano deu as cores azul e branco inspirado no manto de nossa senhora da Conceição, e introduziu a Águia como símbolo máximo da escola.
           Caetano é considerado o primeiro carnavalesco do carnaval brasileiro. Seu talento artístico criou os primeiros enredos que a Portela apresentou na avenida. Sempre buscando métodos inovadores para explicá-los, Caetano acabou criando a primeira alegoria de uma escola de samba. Através dele, muitos materias passaram a fazer parte do dia a dia de uma escola de samba. Graças a ele, conhecemos muito do que hoje consideramos tradicional em uma escola de samba.
           A influência de Caetano estava longe de terminar. Além de carnavalesco Caetano também foi compositor. Compôs a sombra de uma mangueira, anos mais tarde imortalizada por ele em um de seus quadros, o terceiro samba da história da Portela. Compôs "O sabia", cantado pelo pessoal de Oswaldo Cruz no primeiro concurso de samba da história, na casa de Zé Espinguela, e alguns dos primeiros sambas que a portela cantou em desfile, como "alegria tu terás", apresentado no carnaval de 1935, primeiro título da Portela.
           Em 1937, Caetano briga com Paulo e se afasta da escola, passa a acompanhar de longe os preparativos da escola que ajudou a fundar,  mas sua contribuição ao carnaval não parava por aí.
           Em 1947, seu talento artístico criou o enredo "conferência de São Francisco" para o Prazer da Serrinha, que daria condições para a escola de "seu" Alfredo disputar pela primera vez o título.
           A sequencia dos fatos acaba criando a dissidência que daria origem ao Império Serrano. Caetano estava presente. Participou da fundação da grande escola da Serrinha, concebeu os primeiros enredos apresentados pela escola, e idealizou a bandeira do Império Serrano, uma das suas especialidades.
           Caetano morreu no final da década de 70. Morreu desgostoso com os rumos que o carnaval estava tomando.            Ostentava, orgulhosamente, a cópia de um anel com as iniciais AC, que Paulo da Portela havia mandado cunhar para os principais fundadores da Portela: AC - Antônio Caetano, PO- Paulo Oliveira e AR - Antônio Rufino.
           Paulo da Portela, Cartola, Ismael, Carlos Cachaça, Tia Ciata, Donga, João da Baiana, não importa, quando citamos os pioneiros no nosso carnaval, devemos incluir o nome de Antônio Caetano por uma questão de justiça.            Pois ninguém, nem mesmo esses, foi ao mesmo tempo artista, dirigente, compositor, carnavalesco,  idealizador das bandeiras de Portela e  Império Serrano, criador da primeira alegoria, introdutor de novos materias e fundador das duas grandes escolas de Madureira. Caetano estava, assim, muito além das tolas barreiras da rivalidade...
           Parabéns pelo seu centenário, Antônio Caetano.
 
Fábio Pavão
(Fábio Pavão é pesquisador de Carnaval e um dos Webmasters da Home Page da G.R.E.S. Portela)

 

Artigos