FICHA TÉCNICA 2001

 

Carnavalesco     Paula Vannier
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     ................................................................
Diretor de Evolução     ............................................................
Diretor de Bateria     Nelson Marcolino
Puxador de Samba Enredo     Luizito
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ...............................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 2001

Da vila da olímpica a Villa Rica, Chiquinho da Mangueira, um exemplo de vida

          A Villa Rica vai enfrentar o maior desafio de toda a sua história: conceber, realizar e apresentar num desfile carnavalesco, a vida de um benfeitor da moderna sociedade e que pela grandeza, importância e complexidade, obrigatoriamente, deveria ser tema de um romance, mas de qualquer maneira, será reproduzido, como faria uma escritora, com toda emoção, seriedade e reconhecimento ao nosso homenageado cuja vida e obra, desde agora, já serve de exemplo para grande parte da juventude que acredita no futuro.
          A autorização para a narração dos fatos descritos a seguir, que servirão de base para a montagem plástica deste enredo carnavalesco, sofreu resistência do nosso homenageado sempre avesso aos elogios, devido a sua formação humilde e discreta. Mas a Villa Rica conseguiu sensibiliza-lo ao garantir-lhe que os méritos de sua obra seriam transferidos para a Mangueira, verdadeira "moldura e motivação"para a continuação do seu trabalho.
          De 1968 até 1972, assistiu a todos os desfiles da Mangueira, inclusive no ano de forte chuva, que só parou na entrada da verde e rosa, e inclusive ele, seguiu festejando até a quadra com o famoso "já ganhou!!!!"
          No ano seguinte desfilou pela primeira vez como membro da escola, e citou uma figura de forte liderança e personalidade: tia Alice, a sua grande incentivadora de seu ingresso no mundo dos esportes da Mangueira mesmo com a dificuldade de estudar em Cascadura e morar na Tijuca sempre encontrava tempo para praticar o atletismo por isso valeu a amizade e os conselos dessa tia.
          Tia Alice foi a grande inspiradora do projeto social da Mangueira estabelecida uma convivência com a Mangueira, começou então a mudar o comportamento social das crianças daquela comunidade através do esporte, contando com as parceiras Alice e Alcione.
          As grandes realizações e conquistas aconteceram em 1988, ano do primeiro campeonato esportivo vencido pela Mangueira dentro daquele projeto e esse feito entusiasmou ao nosso homenageado e suas parcerias a reivindicar e conseguir uma área com onze mil metros quadrados, iniciando aí, um projeto cultural, já naquela época considerando o mais importante do país, aumentando a responsabilidade de todos que eram vistos como exemplo, pelas crianças. Mas para tia Alice ainda era pouco.
          Vale registrar, como pleito de reconhecimento, que todos esses trabalhos puderam ser realizados porque contaram com ajuda de alguns presidentes, mas com destaque para Carlos Dória, o que resultou na elaboração de um projeto esportivo que foi uma referência para a melhor formação social dos jovens. As bençãos, aprovação e empenho das madrinhas dona Neuma e dona Zica, foram muito importantes para que a mangueira formasse o trio : esporte, educação e saúde- o sol nasce para todos.
          Os bons resultados deram suficiente prestígio para a Mangueira pleitear a construção do CIEP Nação Mangueirense e assim receberam um novo CIEP, diferenciados até nas cores, em verde e rosa, mas foi o nosso homenageado que articulou a implantação de oficinas, instrumentos, aparelhos e tudo o mais utilizado nos modernos programas educacionais e a Mangueira não ficou por ai, porque os seus projetos cumpriram o estatuto da criança e do adolescente, voltado para a educação, lazer sadio, cultura, saúde e trabalho honesto.
          Área com trinta e um mil metros quadrados para a realização de todos os seus projetos.
          Em 1994, o projeto social foi considerado por um orgão governamental da Inglaterra como o melhor e mais completo em atendimentos a crianças e adolescentes em um país em desenvolvimento e logo a seguir a vila olímpica recebe a visita do ministro do exterior dos Estados Unidos e o conhecimento da casa branca que estava avaliando projetos no mundo inteiro, inclusive os nossos.
          Ainda no curso do mês de agosto/98 os projetos mangueirenses receberam o prêmio da LBV mundial por estar entre os cinco melhores do mundo e um mês depois uma notícia deixou a Mangueira, o Rio de Janeiro e o Brasil orgulhosos de sua existência.
          A Mangueira venceu os seus melhores concorrentes o próprio presidente Bill Clinton manifestou o desejo de visitar a Vila Olímpica da Mangueira e entregar pessoalmente a Francisco de Carvalho o diploma de mentor do melhor projeto social do mundo.
          Todas essas vitórias que a Villa Rica vai encenar no carnaval/2001 dentro do espírito alegre e irreverente da festa, acrescentou Francisco de Carvalho, não teriam acontecido sem a participação de uma pessoa muito especial, a quem ele próprio atribuiu grandes considerações e credita a responsabilidade destas conquistas, a cantora Alcione que juntamente com tia Alice serão citadas nos versos dos poetas de Copacabana.

Ana Paula Vannier
Autora & Carnavalesca

 

SAMBA ENREDO                                                2001
Enredo     Da Vila Olímpica à Vila Rica Chiquinho da Mangueira, um exemplo de vida
Compositores     Waguinho do Cavaco, Alexandre Sena e Élson Pinheiro
Hoje eu venho exaltar
Essa figura tão querida
Foi lá em vila Isabel
Que começou a sua vida
Se misturava com os bambas
A Verde e Rosa
O seu verdadeiro amor
Conhecendo Tia Alice
Um projeto social iniciou

Pelas crianças, então ele lutou
Com humildade ele foi um sonhador
E promovendo os esportes fez feliz
Jovens que orgulham este país

Assim toda a comunidade
Agradece de verdade
Pelo bem que praticou
A Inglaterra, seu trabalho aplaudiu
Pro mundo projetou nosso Brasil
Até Bill Clinton se emocionou
Francisco de Carvalho és um vencedor

Da Vila Olímpica á Vila Rica
Chiquinho da Mangueira...
É um exemplo de vida
Pra essa cidade inteira