FICHA TÉCNICA 1995 |
Carnavalesco | Sylvio Cunha |
Diretor de Carnaval | Carlinhos Melodia |
Diretor de Harmonia | Souza |
Diretor de Evolução | Waldir 59 |
Diretor de Bateria | Mestre Luiz Carlos |
Puxador de Samba Enredo | Sereno, Moisés e David do Pandeiro |
Primeiro Casal de M.S. e P. B. | Marquinhos e Tidinha |
Segundo Casal de M.S. e P. B. | Jorginho e Sueli |
Resp. Comissão de Frente | Walter Ribeiro |
Resp. Ala das Baianas | Dona Zuleida |
Resp. Ala das Crianças | Não teve |
SINOPSE 1995 |
Deu pano pra manga O que se teceu? Produto artesanal ou industrial que resulta da tecelagem de tios de lã, seda, algodão ou outra fibra natural, artificial ou sintética, e que é usado na confecção de peças do vestuário, além da tender a acentuar. antes de ocultar, a diferença entre os sexos. Lã, seda, algodão, panos, fazendas ou telas Vamos contar sua história através dos séculos em todo o mundo. No Brasil sua história é recente, apaixonante e original. Tecendo nas malhas do tempo Origem:
A arte de entrelaçar fibras e fios de qualquer natureza e
formar tecidos para proteger o homem dos intempéries do frio, vem
de urna era remota, dos homens primitivos, que aprenderam com as aranhas
e suas teias de fios finíssimos, que formam uma espécie de rede elástica,
um tecido utilizado para apanhar insetos. Tecidos de fibra vegetal Linho e algodão
Os antigos egípcios já conheciam a arte de tecer, e bem. Demonstravam
os panos que envolviam as múmias feitos de fios de algodão e de coloridos
sóbrios. Aperfeiçoaram as técnicas de tecelagem do linho a 2000 anos
antes de Cristo. Tecidos de fibra animal Seda:
Vem do lindo país da cerejeira em flor. Lã:
Utilizando-se do pêlo que cobre o corpo de certos animais,
como o carneiro, a tecelã ocupava-se em fiar, reduzir a tio, e com
suas mãos de fada, teciam lindos panos e faziam teias, usadas na confecção
de peças de vestuário e outros. O tecido na mitologia
“Por baixo dos panos”
Segundo a lenda grega, Penélope, mulher de Ulisses, permaneceu-lhe
fiel à sua longa ausência, alegando aos pretendentes que não casaria
enquanto não terminasse a feitura de uma grande tela, que tecia durante
o dia e desmanchava à noite. A tecelagem no Brasil O negro plantou, colheu, teceu, pintou e bordou.
Em 1824, fundou-se a primeira fábrica pernambucana de tecidos de algodão,
o chamado “algodãozinho”. Mais tarde permitido o seu cultivo, fiado
e tecido em panos grosseiros para escravos e pobres. Tornou-se artigo
importante no comércio no Maranhão, chegando a funcionar corno moeda. Desenvolveu-se:
A chita - tecido de algodão estampado em cores. A um passo da modernidade Abre-se a cortina do passado Estamparias da moda
Os europeus colonizadores descobriram em suas colônias o sol, as cores,
uma insuspeitada alegria de viver. Blue-jeans
Os jeans chegaram na velocidade do seu tempo transformando fios e
formas, traduzindo beleza, expressando liberdade, como no cinema,
numa longa jornada desta a dentro. “Deu pano pra manga”
Tecido industrial de fibra artificial/sintética, produzido artificialmente
por síntese química, que caracteriza por elasticidade e notável resistência
aos agentes atmosféricos. Tecidos carnavalescos Os tecidos viajam através do tempo para undir, tecer, tramar, misturar tecidos, criando outros, com novas e vibrantes matizes que explodem em cores, luzes e alegria, fazendo assim, o nosso carnaval. Sylvio Cunha |
SAMBA ENREDO 1995 | |
Enredo | Deu pano pra manga |
Compositores | Carlinhos Melodia, Antônio da Conceição e Nego Wando |
Tecendo nas malhas do
tempo Entrelaçando folhas e fibras vegetais Vem do homem primitivo O tecido rudimentar A arte que encantou a nossa terra As telas retratando o além-mar Que me dera, amor Te vestir na cor Do país da cerejeira em flor Negro plantou, colheu, teceu Hoje vejo minha Villa Rica Na teia da aranha eu tô |