FICHA TÉCNICA 1999

 

Carnavalesco     Jorge Cunha e Paulo Trabachini
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     ................................................................
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 1999

O meu cabelo não nega

               Uns nascem com muito, outros nascem com pouco, mas todos nascem com..
               Faz parte do homem em qualquer época da historia. E um dos símbolos que caracteriza as diferenças raciais, seja do ponto de vista estético ou religioso; para alguns o seu tamanho significa força e poder, para outros fraqueza e derrota.
               Criou várias modas em diferentes épocas, passou por vários processos químicos, e a cada dia descobre-se algo novo. CABELO, este que nos da alegrias e tristezas dependendo de como nasce: liso, crespo, preto ou louro, que nos enche de melancolia quando começa a embranquecer, raramente satisfaz seu DONO.
               Já serviu como tema de varias musicas , fabulas, piadas e até experiências.
               Falso ou verdadeiro, colorido ou natural, não importa, nasce com grande importância para todos os seres humanos. “O MEU CABELO NÃO NEGA”, realmente não nega nada em nossa personalidade, origem, estilo de vida e até nossa paternidade, e isto e o que queremos com este Tema-Enredo apresentar toda importância do cabelo em nossa vida, seja no aspecto visual, religioso ou histórico.
               Os homens pré-históricos com seus cabelos grandes, e quem sabe não teria surgido nesta época o primeiro cabeleireiro? O significado da força dos cabelos esta relacionado a Sansão, o homem mais forte que um leão . Já os egípcios nos mostraram o lado estético e químico , pois foi através deles que se descobriu a hena ou henê usados até hoje. Na Europa a partir do século XV, a peruca tem seu auge. Todos que pertenciam a nobreza usavam penteados diferentes. Os índios brasileiros deram sua contribuição com cortes feitos de maneira rudimentar, coloração feita com ervas, mostrando-nos a curiosa relação da morte com os cabelos: rituais de raspagem eram feitos quando do, falecimento de algum membro da tribo.
               No aspecto religioso, o encontramos sendo raspado totalmente, coroinha, deixando somente uma mecha, comprido ou abaixo dos ombros. As diversas religiões, como o Candomblé, Umbanda, Hare Krishna e etc... usam o cabelo como principio de nascimento para uma nova vida. Vida esta buscando a paz, harmonia, prosperidade de cada indivíduo dentro da sua fé.
               O cabelo tem realmente o poder de mudar as pessoas e essa mudança pode ser vista e sentida pelo comportamento em varias épocas onde houve diversos movimentos influenciando os jovens desde os anos 50 ate o presente. Vimos isto nos tempos do Rock, Hippies, Black Power, Punks e Reggae. Hoje, ate o esporte influencia os jovens no corte do cabelo, como a moda "Ronaldinho".
               Diz-se que o cabelo e a moldura do rosto, e para que esta moldura fique cada vez mais bonita são feitas muitas pesquisas buscando cada vez mais produtos que o embeleze. Como tudo tem seu lado negativo, cabelos também tem os seus. Varias doenças são contraídas através deles. A mais conhecida , principalmente pelas crianças, e o piolho. Formulas caseiras, samphoos, toda forma de combate é feita.
               E comum ouvirmos dizer que a saúde de alguém poder estar por um fio de cabelo. Mais do que uma figura de linguagem, o cabelo, ou melhor, sua composição química , pode realmente revelar o estado de saúde de um indivíduo através de um exame bastante em moda, o Mineralograma Capilar. Esta tecnologia já chegou ao Brasil com um nível de qualidade equivalente aos dos principais laboratórios internacionais. O cabelo e um monitor biológico capaz de registrar vários problemas: Quem sou eu? Filho de quem? Hoje, essas perguntas podem ser respondidas e comprovadas através do exame de D.N.A feito por um fio de cabelo. Comprova-se assim a importância do cabelo dentro da ciência. Mas e carnaval, a festa da alegria, e é com essa mesma alegria que encerramos o nosso tema-enredo fazendo uma alusão as musicas onde o cabelo também esta presente como tema:
               ASSIM COMO O MEU CABELO NÃO NEGA , TUDO ACABA EM CARNAVAL

Jorge Cunha

 

SAMBA ENREDO                                                1999
Enredo     O meu cabelo não nega
Compositores     Sereno, Carlinhos Melodia, Junior e Nicolau
A Cabuçu contagiou
E me levou nesta folia
O cabelo não nega
É encanto, é época
É mistério, é magia

Já deu força e poder pra uns
Lançou modas e costumes
Serviu de tema, piada e poema
Tristeza e alegria

Falso ou verdadeiro
Em cor ou natural
Nasce com a vida
Muda o visual

Através do homem segue a história
Muitos mitos, tantas glórias
Na arte a tradição do ritual
Tinturas e henês que vão surgindo
Modulando com toques dvinos
É mais lindo e sensual

Pra quem duvida ou brincou de amor
A ciência prova na essência que ficou

(Vem amor)

Vem amor que o rei mandou
Vamos festejar, hoje a noite é nossa
Herança da raiz
Que encarola ou enrola
Ou deixa livre pra voar