Não há luar como este
do Sertão
Justificativa:
No carnaval
2012, o GRES Unidos do Cabral fará uma homenagem ao povo do interior
Brasileiro. Para tal, nossa intenção é mostrar suas contribuições e sua
grande importância na formação do nosso país, através dos seus costumes,
mitos, folclore, religiosidade, arte e acima de tudo muita dignidade.
Queremos também, com o nosso carnaval,
apagar de vez a imagem deturpada de que o caipira, caboclo, ou sertanejo
é um individuo sem cultura e bronco, revelando seu lado alegre e sua
cultura de grande riqueza. Justificando assim, o prazer de viver no
sertão e o valor desta gente.que emociona com sua simplicidade e
singeleza.
Sinopse:
Boa noite
pessoar, eu sou o Jeca Tatu, sou símbolo do Brasileiro que vive no
campo, mas nem sempre foi assim,pois vivia numa situação precaria de dar
dó,até que um dia ,um doutor passou aqui em casa,me receitou um remédio
e me disse pra eu me calçar, que eu tava com o tal amarelão e que eu
tinha que me curar,pois bem,dito e feito,fiz tudo que o medico
receitou,hoje sou um cabra forte cheio de ânimo pra trabaiá,mato até
onça com as unhas , enriqueci e a minha roça é a maior do sertão, ah!
também calçei todo mundo da fazenda inté os bicho pra modo de ninguém
fica mais doente de verme . Hoje sou um home realizado e feliz.Bom agora
que já me apresentei. A convite do seu "cabral",vou contar pra oçês uns
causos aquí do meu sertão querido,desde onde tudo começô inté os dias de
hoje.
Há muito,muito tempo atrás,quando tudo
era mata fechada, homens bravos e valentes (os bandeirantes) na
esperança de encontrar riquezas (o ouro) para o rei, desbravaram Brasil
a dentro, expadiram nossas terras, criaram pousos por onde passaram, nos
ensinaram a plantar para nosso sustento (cana, milho, feijão,
mandioca...) e cultivar animais (gado, porco, galinha...).
Do contato desses homi com os índios e negros, ficaram
de herança a formação da nossa raça (os caboclos), os nossos hábitos,
costumes e culturas.
Das lendas temos um tar de "negrinho do
pastoreio",que cruza os campos afora, procurando objetos perdidos a quem
lhe pede.com fervor e um toco de vela na mão vá lhe dizendo:Foi por aí
que eu perdi, foi por aí que eu perdi.Se ele não achar...ninguém mais.
Ah! tem também o moleque de cachimbo na boca, pulando numa perna só,com
um gorro vermelho na cabeça,o qual lhe da poderes mágicos de ficar
invisível, aterroriza viajantes e adora trançar as crinas dos cavalos;
Danado do saci pererê!.Sem falar na mula-sem-cabeça, bicho danado que
cospe fogo pelo pescoço,dizem por aí que é uma muié que cometeu pecado
de namorar um padre e foi castigada, vixe!Mas o lobisomen é o mais
terrive de todos,conta que um cabra nascido por último numa família de
sete irmãs, quando ele completa treze anos vira bicho em noites de lua
cheia, e o cabra é tão forte que só morre com tiro de bala de prata,
cruz em credo!!!
Bom, vamu deixa esse negoço de agouro pra lá e vamu
fala de festa, Ê trem bão sô! Óie tem a folia de Reis pra homenagea os
três Reis magos (gaspar,belchior e batazar).Os homi aqui da região se
reunem pra representarem a visita dos reis magos ao menino Jesus, a
gente visita as casas fazendo cantoria e louvando, fantasiados, portando
instrumentos musicais e bandeiras, a qual, é recebida, logo na porta,
pelo dono da casa, afim de proteje toda família que nos recebem com um
banquete pra lá de bão,sem fala na pinga!Tem também a festa do divino,
pra louva o Espirito santo, agradeçe pela colheita, abundância,properidade
e iguardade, com direito a luta entre cavaleiros (cavalhada) e muito
mais.Pros cowboys de fé, Nossa Senhora de Aparecida proteje e ampara
quando na festa de rodeio, eles a levam dentro do seu chapéu:"Senhores
cowboys !!! É hora de trazer o chapéu no peito e elevar o pensamento a
Deus, pra que Nossa Senhora Aparecida venha mais uma vez passar seu
manto sagrado sobre esse rincão brasileiro. A festança não acabô ainda
não, por que agora tem a maió de todas: vamu pula fogueira, solta
balão,viva viva! É festa de são joão, tem
quermesse,pescaria,barraquinhas de montão:comida da boa,pamonha,milho
verde,bolo de fubá ,cural, inté leitão, mas eu me acabo mermo é na
quadrilha dançando a moda de viola inté o dia não poder mas não.
Eita!,depois de tantas histórias , causos e
festança só me resta fazer um clamor: pra que não deixem nossa gente sem
terra, onde se possa viver feliz e que também olhem pela natureza pra
nada nos falta,espera a lua nascer por detrás da verde mata, mas
parecendo um sol de prata,prateando a solidão,pega na viola que
ponteia,e a canção e a lua cheia a nos nascer do coração...
Não há
, oh gente, oh não
luar como este do sertão
Não há, oh gente, oh não
luar como este do sertão...
Delfim Rodrigues
Roteiro do desfile:
Nº |
Nome da Fantasia |
Nome da Ala |
Descrição |
Responsável |
Comissão de Frente:
"A convite do “ Seu
Cabral”,Jeca Tatu cai no samba" |
1° Setor: Abre a porteira que aí vem
nóis
Este setor tratará das
expedições ao interior do Brasil (entradas e bandeiras), das
primeiras plantações e criações de animais; e da
miscigenação do nosso povo (índios, brancos e negros). |
1° Tripé: “Abre a porteira que aí vem nóis" |
1° Casal de Mestre-Sala
e Porta-Bandeira: O fidalgo
europeu e a índia e taba |
01 |
Os Bandeirantes |
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Representa os
Bandeirantes que desbravaram a mata cerrada Brasil a dentro. |
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02 |
Se plantando
tudo dá |
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Representa as primeiras culturas de plantação em nosso
país(Cana de Açúcar, Milho, mandioca,feijão) |
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03 |
Criação de
Animais |
|
Representa as
primeiras criações de animais, trazida pelos colonizadores.
Esta ala está dividida em quatro fantasias: Equinos,
Bovinos, Suínos e Galináceos. |
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04 |
Miscigenação |
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Representa o intercambio cultural entre as três raças
(índios, brancos e negros) |
|
2° Setor: "Sai pra lá
assombração"
Neste
setor eis que surgem as lendas que povoam o imaginário rural
e enriquecem o sertão de encantos e magias |
05 |
Moleque Saci |
Crianças |
|
Tatu |
06 |
Neguim do
pastoreiro |
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Representa a
lenda do Negrinho do Pastoreiro. Outrora escravizado, agora
ele cruza os campos afora, atendendo aos pedidos a quem lhe
clama com favor
Com um toco de vela na mão vá lhe dizendo: foi por aí que eu
perdi, foi por aí que eu perdi, se ele não achar... Ninguém
mais. |
|
Madrinha de
Bateria: "Lua cheia"
Sedutora e mística, ela inspira e influência em
várias lendas. |
07 |
"O oitavo Irmão" |
Bateria |
A lenda do
Lobisomem. Reza a lenda que um homem nascido por último numa
família de sete irmãs, quando ele completa treze anos , vira
bicho em noites de lua cheia, o animal é tão forte que só
pode ser abatido com um tiro de bala de prata. Boomm! |
Mestres Clayton,
Marquinhos Mancha e Celinho |
08 |
"Desejo
Proibído" |
Passistas |
A
lenda da Mula-sem-cabeça. Uma mulher bonita e fogosa que se
apaixona por um padre e é castigada, transformando-se numa
mula que cospe fogo pelo pescoço toda noite de quinta para
sexta-feira principalmente se for noite de lua cheia. |
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3° Setor: "Vâmu Louvá
e festejá"
Neste
setor, festa e religiosidade se misturam num belo espetáculo
de emoção, devoção e muita alegria. |
09 |
"batedores do
Rei" |
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Representa a folia de Reis ou Reisado. Celebração à visita
dos três Reis Magos ao menino Jesus. Homens fantasiados
percorrem casa por casa , tocando , cantando e louvando, com
seus instrumentos musicais e um estandarte, que é tido como
uma espécie de proteção por toda família que os recebem |
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10 |
"Embate pela fé" |
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Representa a
festa do Divino Espírito Santo. Celebração a terceira pessoa
da trindade (Espírito Santo) em agradecimento pela colheita,
abundância, prosperidade,tem seu ápice com a cavalhada(luta
entre mouros e cristãos) |
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11 |
"Protetora dos
caubóis" |
Baianas |
Representa a festa de rodeio e a fé dos peões em Nossa
Senhora Aparecida, no momento em que estes entram na arena
para mais um embate,fazem a sua prece e a levam dentro do
seu chapéu(Santinho) |
Dona Gina |
12 |
Viva, viva, é
festa de São João |
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Representa a
festa de São João. Com barraquinhas, dança de quadrilha com
casamento e muito mais. São João é o santo de maior devoção
em todo interior do nosso país |
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4° Setor: “Bom memo é vivê no sertão"
Neste setor, o direito
a terra, a ecologia, a moda de viola, uma linda homenagem a
Monteiro Lobato e toda singeleza da arte Naif serão tratadas
de forma a reverenciar em um clamor de amor e dignidade o
nosso Sertão |
13 |
"Terra pra
Plantar" |
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Representa o
direito à terra como princípio fundamental de dignidade para
o povo do interior. |
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14 |
"Plantando e
preservando" |
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Representa a Agroecologia. Equilíbrio entre as culturas de
plantação e a preservação da natureza, no que diz respeito a
não utilização de agrotóxicos e sim de adubo natural para a
fertilização da terra, preservando assim a própria terra, os
rios, as matas e toda a biodiversidade. |
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15 |
"Luar do sertão" |
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Homenagem a
música sertaneja de raiz e ao cancioneiro popular sertanejo,
que influenciou a musica sertaneja atual se tornando um
grande sucesso em todo Brasil chegando a "cidade grande".
Catulo da Paixão e Pernambuco são os autores desta poesia
"Luar do Sertão". Inspiração para o nosso enredo. |
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16 |
"Tributo a
Monteiro Lobato" |
Velha Guarda |
Homenagem ao grande escritor Monteiro Lobato, que tanto
evidenciou o sertão em sua obra, "criador" do grande herói
do nosso enredo:”Jeca Tatu” |
D. Layde |
Alegoria 1: “Na tranqüilidade da minha terra”
Chegou a hora do descanso, após tantos causos e
acontecidos , me recolho, vou sonhar com o meu sertão pra de
manhãzinha acordar com o galo e começar tudo de novo. |
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