FICHA TÉCNICA 2010

 

Carnavalesco     Edward Moraes e Guilherme Alexandre
Diretor de Carnaval     Comissão de Carnaval (Cícero Costa, Simão Gama, Edward Moraes, Guilherme Alexandre, Marcus Ferreira, Adriana Freitas e Dayse King)
Diretor de Harmonia     Sérgio Harmonia
Diretor de Evolução     Sérgio Harmonia
Diretor de Bateria     Carlos Eduardo (Dudu)
Puxador de Samba Enredo     Edson Carvalho
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Vanderson Sodré e Fernanda Love
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Raphael Barcelos e Sheila Narcizo
Resp. Comissão de Frente     Carlos Antonio Teixeira Motta (Carlos Motta)
Resp. Ala das Baianas     Cristina
Resp. Ala das Crianças     Irlan e Rafaela
Resp. Galeria de Velha Guarda     Selma Ventura Rodrigues

 

SINOPSE 2010

Aço – Universo presente na riqueza da Terra, o futuro a ti pertence!

Introdução:

          Muitas histórias fabulosas foram contadas ao longo dos séculos, descrevendo como o ferro meteórico caia na Terra enviado do Universo Cósmico como uma dádiva dos deuses aos homens. A própria Mitologia Grega narra que Hera, envergonhada de ter dado à luz a um filho tão disforme, Vulcano, atirou-o no espaço. Depois de haver rolado todo o dia nos ares, seu corpo precipitou-se em direção à Terra, na forma de meteoritos, vistos na Terra pelos pré-históricos como verdadeiros pássaros de fogo ou estrelas cadentes que atingiam brutalmente a superfície, abrindo-lhe enormes crateras.
          Vulcano é o deus do ferro e do fogo.
          Logo, ferro no fogo gera seu variante, o aço, e aí começa a evolução...
          Com o domínio do fogo pelo homem, provavelmente a primeira produção de ferro foi obtida acidentalmente, ao colocar o minério numa fogueira, para protegê-la. Mas sem tecnologia básica, sua produção permaneceria adormecida por vários séculos...
          Com a fabricação de fornos caseiros, que produziam mais calor, o ferro passou a ser utilizado com mais freqüência, especialmente em armas de guerra ou caça, como espadas, facas, couraças... beneficiando todas as civilizações antigas, até os povos medievais, que criaram armaduras e escudos, usados como objetos de defesa pessoal nas chamadas Cruzadas, objetivando conquistar novas terras.
          Mas, a grande mudança aconteceu com a Revolução Industrial, modificando totalmente a metalurgia, a siderurgia e o mundo: o uso de altos-fornos e máquinas a vapor, transformando o ferro e o aço no mais importante material de construção. Há um momento na história em que o ferro e o aço passam a ser empregados com tão diversificados fins, que é inevitável o registro desse material como um fator essencial para as transformações de toda ordem por que passou a sociedade. Este momento é o século XIX.
          De lá para cá, prestemos atenção a tudo que está a nossa volta. Poderemos perceber que grande parte dos objetos é feita de aço. É a liga metálica mais importante da vida moderna. Automóveis, aviões, navios, linhas de transmissão de energia, redes de telefonia, tubulações de água, dos talheres a panela, entre muitas outras coisas, existem por causa do aço. É vital em muitas máquinas e equipamentos que tornam possível à humanidade facilidades e benefícios. Pode-se até dizer que o poderio econômico de uma nação está diretamente ligado ao consumo per capita de aço. Dessa forma, é difícil imaginar o mundo sem a sua presença.
          E, com este espírito de força de vontade (de aço), é que pisaremos a Sapucaí: com garra e determinação! Este presente dos deuses, riqueza da Terra, retornará aos céus manufaturado, em forma de uma grande nave espacial, levando a alegria do Carnaval ao Universo. É o ciclo evolutivo do aço, que será formado e fechado na nossa Usina Siderúrgica Unidos de Padre Miguel.

Defesa e Justificativa do Enredo:

          Alô, Vila Vintém!
          Chegou a hora de exaltarmos a evolução, afinal estamos no século XXI, e esta exaltação será feita focando sua principal causa: o AÇO!
          Então, neste carnaval 2010, lançamos o enredo: "Aço: Universo presente na riqueza da Terra - o futuro a ti pertence", onde serão abordados, em desfile, sua origem mitológica, sua história geral, seu preparo na siderurgia e suas aplicações no cotidiano das populações.
          A intenção de nossa Agremiação é formar e fechar o ciclo evolutivo do aço, vindo do Universo Cósmico, em forma de meteorito - o ferro, sua descoberta como riqueza natural e conseqüente evolução da humanidade, retornando a esse mesmo Universo, manufaturado na Usina Siderúrgica Unidos de Padre Miguel em forma de uma grande nave espacial, ou nave da folia, que levará a alegria do carnaval, em agradecimento ao presente enviado pelos deuses.
          E o futuro? Podemos imaginá-lo sem a presença do aço e suas diferentes utilizações? A resposta é negativa.
          Portanto, o futuro a ele, aço, pertence!
          É o aço! É a evolução!
          É carnaval! É Unidos de Padre Miguel!

Edward Moraes e Guilherme Alexandre

 

SAMBA ENREDO                                                2010
Enredo     Aço - Universo presente na riqueza da Terra - O futuro a ti pertence!
Compositores     Andrezinho, Carlos Junior, Eli Penteado e Marquinho Sorriso

Estrelas cadentes, pássaros de fogo
Pedra que veio do céu
Rolando nos ares
Enfim, atingindo a terra
De uma sublime fusão, o aço nasceu
Na era medieval, um passo para evolução
Do Oriente ao Ocidente tantas produções
Na China surgiu...
A mais importante invenção
Que deu sentido pro destino
Apontando a direção

A magia está no ar... é fogo
Tem poder de conquistar... um mundo novo
Fez o homem viajar, deu coragem pra tentar
Transformar o ferro em ouro

Ligando o mundo a revolução
Presente no dia a dia
Construindo em toda parte
Transportando nossa arte
Conduzindo energia
Aço riqueza da terra
A nave me leva ao espaço sideral
E faz a festa do meu carnaval

Ogunhê...
Na força da fé, vou mais além
Sou aço da lança
Trazendo a bonança
Pra comunidade da Vila Vintém