FICHA TÉCNICA 2004

 

Carnavalesco     Márcio Martins
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     ................................................................
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 2004

Bangu, glórias em séculos de histórias

Introdução:

          Falar de Bangu é mais do que contar a história de um bairro do subúrbio do Rio de Janeiro. Falar de Bangu é narrar à gloriosa trajetória da economia e dos melhores carnavais de rua e salões dessa cidade, falar de Bangu é exaltar a natureza em toda sua plenitude já que o bairro é como uma jóia cravejada de florestas como a do Maciço do Gericinó que é parte municipal, e a da Pedra Branca maior floresta urbana do mundo e ponto mais alto da nossa cidade; falar de Bangu é relembrar os gloriosos desfiles que ditaram moda no Brasil e no exterior, é recordar os inenarráveis desfiles que elegiam as belas e tradicionais, Miss Bangu; falar de Bangu é comemorar o centenário de uma potência do futebol carioca o “Bangu Atlético Clube”, é contar história secular de um bairro que conserva desde prédios tombados como patrimônio histórico à arrojada tecnologia que lhe deu o título de bairro modelo. Em fim, falar de Bangu puro samba e poesia, arte e futebol, natureza, beleza e carnaval.

Sinopse:

1ª Parte – A origem: Da próspera Fazenda Bangu, ao progresso que veio com a Fábrica

          Quem reside ou transita pelas movimentadas ruas de Bangu, não pode imaginar: a história que teve início em 1673 a partir de uma capela particular construída por Manoel Barcelos Domingues em fazenda de sua propriedade. Foi ali que começou a primeira atividade econômica da região, com a construção do engenho da serra.
          Em função do seu crescimento, com a produção e exportação da cana e seus derivados: cachaça, álcool e rapadura, a região começou a competir com aquelas que lhe eram vizinhas, uma vez que o Engenho da Serra passou a suplantar e muito a produção das proximidades, provocando o assassinato de seu segundo dono, João Manuel de Melo.
          Dentre os donos da fazenda, foi D. Ana Francisca de Castro Moraes e Miranda a primeira a usar oficialmente o nome Bangu em documentos relativos à propriedade. A propósito da palavra Bangu há duas hipóteses a considerar. A mais provável é que o vocábulo seria de origem Tupi, que significa "paredão negro", em referência a sombra escura projetada pelo pico da Pedra Branca sobre a planície onde estão as terras da fazenda.
          Em 1889, foi construída a Companhia Progresso Industrial do Brasil (a Fábrica Bangu). Visando integrar economicamente a área rural à fabril, a administração da fábrica decidiu transformar a lavoura de cana em plantação de algodão. Outras lavouras surgiram e a mais expressiva foi a da laranja. Os laranjais de Bangu chegaram a entrar para a literatura no romance "O meu pé de laranja lima"
          Em toda região havia apenas uma rua, a Estrada Real de Santa Cruz. Após 1900, a fábrica abriu novas ruas e arrendou terrenos à construção de moradias; surgiu a primeira escola, a Sociedade Musical Progresso de Bangu (substituída depois pelo Cassino Bangu) grande sucesso com o ilustre Maestro e Compositor Anacleto de Medeiros e até os primeiros grupos carnavalescos como a primeira agremiação do subúrbio carioca a Flor da Lira principal rival da Flor da União e se destacavam entre tantos outras. Destaque também para os carnavais de rua e de salão, os estandartes das sociedades muito lança-perfume, confete e serpentina.

2ª Parte – O sucesso: Personalidades, Beleza, Moda e Natureza

          O prestígio loca! Através da Fábrica era tão grande que entre tantas personalidades que visitaram Bangu destacam-se sete Presidentes da nossa República; Rodrigues Alves, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Washington Luís, Getulio Vargas, Eurico Gaspar Dutra e Juscelino Kubitschek e Vários Deputados Federais, Ministros, Governadores e até o Presidente da França.
          A partir dos anos 50, Bangu passa a ser sinônimo de beleza, elegância e moda. O tecido de algodão fabricado em Bangu era tão fascinante que logo ficou conhecido, e foi assim que aconteceu o primeiro desfile de moda do Brasil, sucesso tão grande que deixou o nome Bangu ao alcance do mundo contando inclusive com famosos costureiros franceses.
          No bonde da moda surgiram as Misses Bangu, algumas do bairro outras não, mas o que importa é que tanta beleza trazia para a região de Bangu a fama nacional de produzir as mais belas misses da época.
          A beleza local não ficou restrita as belas mulheres, a natureza também muito generosa presenteou os banguenses com paisagens deslumbrantes que vão desde o Parque do Gericinó com a Reserva Ecológica da Caixinha até o Parque Estadual da Pedra Branca maior floresta urbana do planeta e ponto mais alto da cidade. Na região ainda se encontram animais silvestres raros em valiosas porções de Mata Atlântica que através de décadas vêm resistindo à poluição e à destruição do homem.

3ª Parte – Bangu de hoje: Da arquitetura aos presídios, do calor ao futebol

          Apesar de não existir mais a vila operária, Bangu ainda conserva três prédios em estilo inglês construídos com tijolos aparentes pintados de vermelho com contorno branco, são eles a Fábrica, a Igreja de Santa Cecília e São Sebastião e a sede social do Bangu Atlético Clube. Todos três tombados como Patrimônio Histórico do Estado do Rio de Janeiro. Em contraste, após as últimas obras da Prefeitura, Bangu ganhou titulo de bairro modelo, nova iluminação escada rolante interligando os dois lados da linha férrea e dando acesso a estação ferroviária, elevadores e um inusitado sistema de refrigeração com chafarizes e vaporização aérea através de tubos na cobertura do calçadão.
          Outra construção de rendeu a Bangu fama nacional é o complexo penitenciário hoje o maior do país. Porém "chega de presídios Bangu precisa de Saúde, Dignidade e Educação".
          O nome Bangu também é sinônimo de altas temperaturas, é normal que no verão e às vezes até fora dele os termômetros marquem acima dos 40° graus, fazendo com que a população se refresque com longos banhos de mangueira e justifique a pesquisa de uma empresa que aponta Bangu como o maior consumidor de cerveja do estado.
          Está fazendo um centenário de glórias e vitórias do Bangu Atlético Clube que foi fundado no dia 17 de abril de 1904. Porém, a história do futebol em Bangu começou muito antes. Ao contrário de que se sabe a primeira partida brasileira desse esporte não aconteceu em 1894 na cidade de São Paulo e sim em 1891 no Rio de Janeiro mais precisamente em Bangu, graças ao verdadeiro pai do futebol brasileiro o inglês Thomas Donohoe que introduziu a primeira bola no país e originou as primeiras partidas de futebol do Brasil. O Bangu Atlético Clube desde o início de sua existência foi campeão pelo menos 37 vezes, destacam-se: 1933 1° campeão carioca profissional, 1951 campeão do Rio - São Paulo, 1960 campeão do Torneio de Nova York jogando contra os melhores clubes da Alemanha, Escócia, Itália e Inglaterra entre outros, 1966 campeão carioca, 1967 campeão dos campeões jogando contra o Atlético Mineiro, Palmeiras e Cruzeiro, 1968 Campeão dos campeões jogando contra o Guarani, Grêmio e Flamengo, 1979 Campeão Estadual, 1987 campeão invicto da Taça Rio; e vice-campeão por mais de 15 vezes, destaque para: vice-carioca em 1951, 1959, 1964, 1965, 1967, 1992 no 1° turno; também vice-campeão brasileiro de 1985. Embora a situação atual do clube não seja das melhores o Bangu já tem muito que comemorar.

Marcio Marins

 

SAMBA ENREDO                                                2004
Enredo     Bangu glórias em séculos de histórias
Compositores     Marquinho do Cavaco, Fernando Piá e Fernando Mansinho

Vou viajar nessa história
Que tem séculos de glórias
Bangu do meu coração
Nesta terra abençoada
Por Francisca batizada quanta emoção
Salve o verde dessas matas
Jóias raras e cascatas paraíso tropical
Pico da Pedra Branca
De tão alto posso ver o litoral

Marco da literatura e riqueza desse chão
Da cachaça a rapadura meios de exportação
O progresso trouxe a moda beleza e esperança
Lindos desfiles encantaram até a França

Assim... Importantes arquiteturas
Construções que ainda duram
E vão se eternizar
Nem só de passado vive o homem
O contraste rendeu nome
Modelo de inspiração
Só não aceito algumas obras
O ser humano na "gaiola" não é solução
Meu bairro precisa é de atitude
Paz escola e saúde pra dignificar
E hoje a Unidos clama em forma de oração

Quarenta graus de amor eu vou, amor
Beber comemorar me acabar
É seu centenário e da arquibancada
Vou ver o meu Bangu ganhar