FICHA TÉCNICA 1989

 

Carnavalesco     Walmir Antunes
Diretor de Carnaval     ...............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     ................................................................
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................
Resp. Galeria de Velha Guarda     ................................................................

 

SINOPSE 1989

Canta Brasil

Introdução:

          Srs. Compositores:
          Ao idealizar esse tema, viso exaltar nas diversas modalidades existentes, as raízes musicais, folclóricas de nosso povo a que também somos parte integrante, ou seja, a sua particular maneira de transpor os momentos de crise, nunca se deixando abater e dando a volta por cima.
          Como podem ver, nosso objetivo é semear a esperança, o otimismo, a alegria, evidenciando as qualidades pacifistas e a arte musical e folclórica do nosso povo.
          Então, pois, desobrigados a evidenciarem a qualquer vulto do cenário musical brasileiro (que isso será um erro),  pois que o homenageado é o povo brasileiro.
          Peço que façam um samba moderno, bem comercial, em que nele contenham os ingredientes que conquistem tanto as crianças como os adultos, em musical alegre e contagiante.
          Do samba vencedor poderei extrair maiores motivos para complementar esse projeto.
          Sem mais, boa sorte e vamos à luta.

Sinopse:

1) Música das crianças

          No passado eram somente as cantigas de roda. Veio uma nova era com as gravações e hoje a petizada tem seu próprio mercado, seu estilo e seus ídolos e é nas festinhas que vemos que elas curtem e cantam as produções musicais feitas exclusivamente para os baixinhos.

2) As origens Afro

          Samba... lamento de dor, batuque na senzala, os cultos, o congado, as festas, a zombaria (mabunda).
          No toque místico do adarrum, do agê, entre rituais como o catimbó, a exaltação do sexo ou no cubandana, o cerimonial Iorubá para o sepultamento de um régulo – efumcucubandana.
            Um povo rico em música e dança onde expressavam seus sentimentos com alegria na sarambeque, ou no toque triste de vu, de urucungo.
            Não só para o Brasil, mas para o Mundo, a influência de seus ritmos revolucionou o universo musical, sendo a essência da música popular contemporânea que se traduzem em diversos nomes.

3) As manifestações regionais

          Após a fixação dos povos nas regiões, sofrendo assim as influências do passado, dos indígenas, dos invasores e dos negros – assim como em nosso século, dos imigrantes estrangeiros, grassou o regionalismo onde cada região tem seu modo característico de dança, do ritmo, de música, de vestimentas etc.
          É por essas e outras que somos um povo sem precedentes no mundo, com a proteção Divina, assim sempre seremos... Oxalá.

Glossário:

  • adarrum - Toque de tambor muito apressado, místico, rude e ininterrupto, para fazer baixar nos terreiros os orixás recalcitrantes.

  • agê - Instrumento de música africano.

  • catimbó - Ritual onde o sexo é fortemente exaltado nas mais livres prática.

  • cubandana - Cerimonial de sepultamento de um cabeceira ou nobre.

  • sarambeque - Música ligeira, dança alegre ao ar livre.

  • urucungo - O maior de todos os tambores negros; só percutido em ocasiões de grande solenidade.

  • vu - Tambor só de uma face, cujo batido é triste como o luto que representa; usado geralmente no sepultamento coletivo após as batalhas.

  • mabunda - Canção alegre, às vezes maliciosa e pornográfica.

Observação: Ninguém está obrigado a usar, ou não os termos acima. A linha de composição dos sambas é de livre arbítrio dos compositores

Walmir Antunes

 

SAMBA ENREDO                                                1989
Enredo     ???
Compositores     ???

    Infelizmente nós ainda não temos este samba disponível para sua consulta.
    Caso você possua este samba envie-o para a Academia do Samba. E nós tornaremos o mesmo disponível.

Para enviar a letra do samba basta clicar na figura abaixo.