FICHA TÉCNICA 2012

 

Carnavalesco     Leandro de Paula (Lelê)
Diretor de Carnaval     Kátia Regina Cerqueira Moutinho
Diretor de Harmonia     Damião Souza de Oliveira
Diretor de Evolução     Damião Souza de Oliveira
Diretor de Bateria     Robson Luiz Moreira (Mestre Orelha)
Puxador de Samba Enredo     Sidinho, Maneco de Lucas, Luis Carlos e Fabinho do Pandeiro
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Fabinho e Tuany
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Bira e Beth
Resp. Comissão de Frente     Jean
Resp. Ala das Baianas     Tia Lenira
Resp. Ala das Crianças     Tia Derly
Resp. Galeria de Velha Guarda     Dinah Soares Poças

 

SINOPSE 2012

Hoje tem alegria? Tem sim senhor...
O mundo circense, uma história alegre na Intendente...

Justificativa:

          O G.R.E.S. Unidos de Lucas apresenta o enredo “Hoje tem alegria? Tem sim senhor... O mundo circense uma história alegre na Intendente...”, de autoria da Comissão de Carnaval.
          Neste enredo, a Lucas, tradicional escola de samba, procura de forma alegre, e não podia ser diferente, focar o Circo, em suas nuances, sua história e evolução, sempre com prioridade a nobre arte de fazer rir, difícil missão desempenhada pelo palhaço, principal artista do Circo. As artes circenses surgiram na China há mais de cinco mil anos, havendo a partir de então sua evolução, tendo chegado ao Brasil através dos ciganos, povos nômades que inúmeras vezes montaram seus palcos e deixaram para trás a lona como herança. O Circo tomou a forma redonda do picadeiro pela necessidade de apresentação de números com cavalos. Felizmente, em relação à utilização de animais selvagens em espetáculos circenses, em nosso País, essa prática tornou-se proibida, tendo em vista a forma cruel de adestramento impingido, além do abandono que lhes ocorre quando envelhecem. Lugar de animal selvagem é na selva, e como os animais selvagens devem ser respeitados. O fascínio do Circo reflete-se de forma evidente sobre as pessoas de qualquer idade, as crianças ficam maravilhadas e os adultos relembram seus tempos de criança. No desenvolvimento do enredo, a Lucas, irá focar o circo desde a entrada, ou seja, desde a bilheteria com as atrações: palhaços, engolidores de fogo, trapezistas, equilibristas, malabaristas, ciganos, ilusionistas, etc...
          Temos então, o destaque para a tradicional Banda de Circo, que será representada pela maravilhosa Bateria Nota Dez da escola, bem como a Ala das Baianas, que representará a lona do Circo.  As alas contarão de forma cronológica um dia de função no circo. O Galo de Ouro (quadripé), símbolo da Unidos de Lucas, após a apresentação da Comissão de Frente pedirá passagem para a apresentação das alas e alegorias com suas respectivas representações, descortinando um maravilhoso espetáculo de alegorias (Carro Alegórico – Palhaços e Circo, quadripé - A Alegria do Circo), além de fantasias diversas. O Palhaço, a principal atração do Circo, a todo o momento é lembrado e homenageado.  Aqui, a Lucas, através da Ala dos Compositores, irá relembrar os DOUTORES DA ALEGRIA, que são grupos de pessoas vestidas de palhaço, alguns médicos e profissionais de saúde, que visitam doentes em hospitais e lhes levam palavras de conforto e divertem os pacientes, pois, RIR É O MELHOR REMÉDIO, e mais uma vez a nobre função do Palhaço, exerce seus fascínios e ajuda na cura desses pacientes. O Circo seja em grandes companhias, ou em simples carroças nos mais distantes rincões, nunca irá acabar, e esta arte milenar continuará exercendo seu fascínio sobre as pessoas.
E vamos ao espetáculo...
Respeitável Público, Senhoras e Senhores, O Circo!
Hoje a Intendente Magalhães é o picadeiro desta nobre arte que Lucas apresenta neste Carnaval de 2012.

Sinopse:

          No circo, o palhaço é a figura principal por ser o responsável pela alegria e descontração necessárias ao maravilhoso mundo circense, sua história e fascínios.
          Respeitável Público:
          "Hoje o Galo de Ouro fará da passarela o seu grande picadeiro, com as vestes do mestre de cerimônia brindará todos!"
          O Circo é uma das formas de entretenimento mais antiga que existe até os tempos atuais.
          As artes circenses apareceram em locais e momentos diferentes. Foi na china a mais de cinco mil anos que apareceram as principais formas de Circo.
          No Brasil o Circo chegou através dos ciganos, povos nômades que por isso precisava montar seu palco com rapidez, deixando assim a lona como herança.
          Os cavalos foram os responsáveis pela forma redonda do picadeiro a apresentação dos eqüinos.
          No tocante a apresentação de animais, felizmente um novo capitulo tem sido escrito nas ultimas décadas. Devido aos métodos de treinamento, muitas vezes cruéis, diversos países no mundo têm proibido a participação deles, inclusive o Brasil em shows de circo, principalmente com animais selvagens, que freqüentemente são abandonados doentes e velhos, por não mais servirem para o Circo e já sem condições de serem reconduzidos aos seus habitats naturais. Lugar de animal selvagem é na selva livre e sem imposição de castigos.
          O Circo exerce e sempre exerceu enorme fascínio sobre as pessoas de qualquer idade, as crianças ficam maravilhadas e os adultos relembram seus tempos de crianças, embevecidos que ficam pela apresentação de mágicos, equilibristas, malabaristas, engolidores de fogo, trapezistas, ciganas e videntes, números de força física, artistas diversos, atiradores de faca ilusionistas, mulheres bonitas, mulheres barbadas e outras atrações que os empresários de Circo trazem para exposição sob suas lonas. A tradicional banda de circo com seus pomposos uniformes que lembram Soldadinhos Chumbos dão o toque glamoroso de um sonho que se eterniza.
          Diversas etapas se fazem necessárias a montagem do circo, etapas essas que vão desde acomodação no lugar escolhido, montagem da lona, acomodação dos artistas, autorização, alimentação, etc.
          O fascínio do Circo de longa data vem unindo artistas que se apaixonam entre si casam-se, e com freqüência seus filhos e netos continuam a tradição de seus pais, convertendo-se em dinastias de famílias circenses.
          Muitas pessoas embevecidas pelo maravilhoso mundo do Circo saíram de seus lugares de origem para nele trabalhar, "tentar a sorte no picadeiro", e assim aprenderam funções, tendo ainda os casos de paixões pelos artistas circenses e em razão disso, pessoas fugiam de suas casas para acompanhar seus amores.
          Os palhaços são as principais figuras do Circo, reunido em suas funções a capacidade do humor constante mesmo em situações adversas, pois a principal função do Palhaço é fazer rir, a maioria destes profissionais reúne inúmeras habilidades, pois, iniciaram no circo ainda crianças, ajudando seus pais. A vida circense tem dificuldades de toda ordem e somente com muito humor e criatividade as dificuldades são superadas.
          Inúmeras são as lendas sobre os palhaços, que vão desde: "A alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo", até o famoso jargão circense, " O palhaço o que é? È ladrão de mulher."
          Na entrada (porta) do Circo, tem tradicionalmente o pipoqueiro, a maçã do amor, pirulito, algodão doce, brinquedos oferecidos as crianças, tendo como vendedores palhaços, sendo o produto das vendas revertido em favor do Circo.
          Nos dias de hoje, os hospitais recebem a visita de pessoas vestidas de palhaços, são voluntários de atividades diversas e alguns são médicos e profissionais de saúde. São os chamados DOUTORES DA ALEGRIA que levam palavras de conforto e divertem os pacientes internados, pois RIR É O MELHOR REMÉDIO, e mais uma vez a nobre função do palhaço exerce se fascínio e colabora na cura destes pacientes.
          As companhias de Circo até hoje existem e levam alegria aos mais distantes rincões, sejam Circos de grande porte sou Circo de uma carroça, o importante que esta arte se mantém e NUNCA IRÁ ACABAR. E assim, o apresentador, com todo glamour de sua vestimenta, abre os espetáculos com celebre frase:
          "RESPEITÁVEL PÚBLICO, SENHORAS E SENHORES, O CIRCO".
          A Unidos de Lucas e o Circo se apresentam juntos na Intendente Magalhães brindando a imponência de seu espetáculo.

Leandro de Paula (Lelê)

Roteiro do desfile:

Nome da Fantasia

Nome da ala

Descrição

Responsável pela ala

Comissão de Frente: Apresentação da escola palhaços

1° Quadripé: Galo de Ouro pede passagem
  
          Galo símbolo da escola

Presidente da Unidos de Lucas: Anivaldo Fernandes da Silva - Apresentador do espetáculo

1° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: O circo veio da China

Alegoria 1: Circo palhaços alegria show

1

Bilheteiros

 

Bilheteiros do circo

 

2

Vendedores de guloseimas

 

Vendedores

 

3

Palhaço III

 

Palhaços

 

4

Ciganos

 

Chegada do circo

 

5

Pirofagia

 

Engolidor de fogo

 

6

Boca de cena

 

Entrada em cena

 

7

Palhaço II

 

Palhaços

 

8

Trapezistas

 

Trapezistas

 

9

Bateria

Bateria

A banda do circo

Mestre Orelha

2° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Carnaval

10

Partner

Passistas

Partner

 

11

Equilibristas

 

Equilibistas

 

12

Fantoches

 

Fantoches arte

 

13

Coelhos na cartola

Crianças

Coelhos na cartola

Tia Derly

14

Domadores

 

Animais livres

 

15

Palhaço I

 

Palhaços

 
2° Quadripé: Alegria do circo
16

Lona do circo

Baianas

Lona do circo

Tia Lenira

17 Nobreza do circo

Velha Guarda

Nobreza do circo Dinah Soares Poças
18

Doutores da alegria

Compositores

Doutores da alegria  

 

SAMBA ENREDO                                                2012
Enredo     Hoje tem alegria? Tem sim senhor... O mundo circense, uma história alegre na Intendente...
Compositores     Geraldo Santa Rita, Luis Carlos, Licínio, Samuka e Sidinho

O circo está presente na Intendente
Vamos sorrir e brincar
Respeitável público, o show vai começar
Veio lá do oriente esta arte universal
Que os ciganos trouxeram
Pro nosso solo tropical
Diversos formatos e cores
No picadeiro, os amores
A lona, os animais não os maltratem jamais

Pede a banda pra tocar
Delira o povo de alegria
O meu Galo vai passar
No swing dessa bateria

Palhaço... Um sorriso com vontade de chorar
Muitas vezes ele tem que superar
Suas próprias emoções
Artistas irreverentes
Alegrando multidões
A cura do corpo e da alma
“Doutores da alegria”
Adultos e crianças, saboreiam e se encantam
Num mundo de fantasia

Aplausos, magia e amor
Alegria Lucas chegou
A arte do circo é popular
Sua história não vai acabar