FICHA TÉCNICA 2007

 

Carnavalesco     Jairo de Souza, Ricardo Pavão e Eduardo Silva
Diretor de Carnaval     Joelma Ribas
Diretor de Harmonia     Lotar
Diretor de Evolução     Lotar
Diretor de Bateria     Robson Luiz Moreira (Mestre Orelha)
Puxador de Samba Enredo     Edimilton de Bem
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Luis Paulo e Gláucia Ferreira
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Douglas e Selma Regina
Resp. Comissão de Frente     Cátia Calixto
Resp. Ala das Baianas     Dona Alaíde de Oliveira
Resp. Ala das Crianças     Tânia
Resp. Galeria da Velha Guarda     Iracema

 

SINOPSE 2007

Circo, samba e futebol. A expressão de um povo

Justificativa:

Todos são artistas em uma festa,
Onde a alegria de cada um,
Forma um coletivo de felicidade.
O Circo no nosso Samba

          O Circo do Samba, e um espetáculo da Companhia Circo do Samba que agrega os mais diversos tipos de manifestação artísticas, como a música, a dança e o teatro.
          A Companhia Circo do Samba apresentou o espetáculo Futebol Arte, onde a arte jogar futebol entrou em cena como uma das facetas da expressão cultural brasileira, num evento onde bola e campo são elementos únicos, servindo de cenário para nossos artistas.
          Um circo diferente dos tradicionais, um maracanã-circo com as torcidas em cena, malabarismo com bolas no pé.
          Uma partida de futebol entre Deus e o Diabo, onde a bola é o planeta Terra.
          Deste modo, apresentamos em uma obra dramato-circense, características do nosso futebol-arte, jogado com malandragem e maestria.
          Um espetáculo inserido em contexto cada vez mais atual, presente no coração de milhares de torcedores do Brasil e do mundo.
          Onde os espectadores participaram de muitas maneiras , inclusive fazendo parte de um Bloco de Arrastão junto com a Bateria e os integrantes do espetáculo.
          Esse espetáculo foi que inspirou o enredo da G.R.E.S. Unidos de Lucas para 2007.
          Circo, Futebol, Samba: Porque não?
          O desfile das escolas de samba tem sido chamado de Ópera Popular.
          Mas, muito mais do que a ópera, o circo popular foi, e ainda é, a maior influência dramatúrgica que as Escolas de Samba sofreram.
          O Circo e as Escolas de Samba são, talvez, os espetáculos com a maior participação do público em suas apresentações.
          Por outro lado o Futebol agrega emoções de proporções mundiais lotando estádios e acendendo a paixão, por exemplo, a copa do mundo que não deixa quieta a cabeça de ninguém.
          O carnaval é o Reino da Folia, o terreno da brincadeira, do encontro sem hierarquias, das possibilidades e fantasias; o carnaval só é possível porque as pessoas estão dispostas a interagirem sem barreiras.
          Assim, será também o carnaval da G.R.E.S. Unidos de Lucas na madrugada da terça feira de carnaval na Sapucaí onde estaremos buscando a vitória com a garra de Leões.
          Circo, Futebol, Samba: A expressão de um povo, apresentará um conjunto de artistas que desenvolverão interações entre várias linguagens da arte como teatro,dança, música e circo, tendo como elemento norteador: O Samba.

Sinopse:

O circo no Brasil

          No Brasil os ciganos que vieram da Europa onde eram perseguidos. Sempre ouve ligação dos ciganos com o circo. Eles viajavam de cidade em cidade, adaptavam seus espetáculos ao gosto da população local. Números que não faziam sucesso na cidade eram tirados do programa. O circo com suas características em geral itinerantes, existe no Brasil a partir dos fins do século XIX.
          A Modernização do circo se deu em termos de espaços e equipamentos. No elemento humano, suas destrezas, habilidades e criatividades, os palhaços são figuras centrais, dependendo deles o sucesso do circo.
          O palhaço brasileiro tropicalizou algumas atrações, falava muito, conquistador e malandro, seresteiro, tocadores de violão, com um humor picante.

Surge um novo Circo

          Atualmente, paralelamente aos circos itinerantes e tradicionais que ainda existem, a arte circense também se aprende em escolas. Por uma mudança de valores, muitos circenses colocaram seus filhos para estudar e fazer um curso universitário. As novas gerações estão trabalhando mais na administração dos circos.
          Surge um novo movimento, que pode ser chamado de Circo Contemporâneo. Não há uma data precisa do seu surgimento, mas pode-se dizer que o movimento começou no final dos anos 70, em vários países simultaneamente.
          Uma nova onda surge nas ruas, artistas circenses fazendo truques com fogo, andando em pernas de pau e com suas mágicas. O circo alia-se a arte do teatro e coloca-se em um patamar de arte.
          Surgem várias companhias circenses que hoje refletem o potencial do povo brasileiro.
          Os artistas são fundamental nessa nova modalidade de circo, pois deles depende o sucesso do espetáculo.

  • Acrobata: Executa acrobacias e demonstrações de ginástica, realizando exercícios de contorcionismo, força e equilíbrio, saltos e cambalhotas; utilizam-se de barras, trampolim, aparelhos, animais, bicicletas e outros meios. Pode atuar sozinho ou em conjunto com outros no ar ou em terra.

  • Bailarino ou Dançarino: Executa danças através de movimentos coreográficos preestabelecidos ou não; ensaiam segundo orientação do Coreógrafo, atuando individualmente ou em conjunto, interpretando papeis principais ou secundários; pode optar pala dança clássica, moderna, contemporânea, folclórica, popular ou “shows”; podem ministrar aulas de dança em academias ou escolas de dança, reconhecidas pelo Conselho Federal de Educação, obedecidas as condições para registro como professor.

  • Comedor de Fogo: Introduz e expele fogo pela boca, utilizando-se de tochas, acendendo-as e apagando-as sucessivamente; faz também demonstrações de insensibilidade epidérmica ao fogo.

  • Contorcionista: Executa contorcionismo em vários sentidos, mediante exercícios, para causar a impressão de fenômenos anatômicos.

  • Equilibrista: Realiza exercícios de acrobacia baseado em pontos de equilíbrio, utilizando-se de aparelhos adequados para auxilio ou complementação do seu desempenho artístico; pode apresentar-se só ou acompanhado.

  • Icarista: Equilibra sobre os pés, objetos ou pessoas, em posições estáticas ou rotativas.

  • Mágico: Faz deslocar ou desaparecer objetos; executa outros tipos de ilusionismo, realizando truques,jogos de mágica, de prestidigitação, utilizando aparelhos ou movimentos manuais.

  • Malabarista: Pratica jogos com malabares, tendo habilidade no manuseio de aparelhos, substituindo eventualmente os malabares por outros objetos, com ajuda ou não do auxiliar.

  • Palhaço: Realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, comunicando-se com o público por meio de cenas divertidas; caracteriza-se através de roupas extravagantes e empregando máscaras constantes, individuais e intransferíveis ou disfarces cômicos,para apresentar seus números; orienta-se por instruções recebidas ou pela própria imaginação, fazendo gestos característicos, podendo se apresentar só ou acompanhado.

Futebol-Arte

          No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez excursão fora da Europa contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo.
          No ano de 1904, foi criada a FIFA (Federação Internacional de Futebol Association) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções ( Copa do Mundo) de quatro em quatro anos. Em 2006, por exemplo, tivemos a Copa do Mundo da Alemanha.

Deus é brasileiro

          Em uma partida de futebol entre Deus e o Diabo. Deus dribla o Diabo e marca um golaço e a bola veio parar justamente no Brasil o país do futebol.

História do Futebol no Brasil

          O paulistano Charles Miller viajou para a Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e ao retornar as Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.
          Hoje o futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro essa paixão é tão grande que tornou-nos o país com mais números de vitórias em campeonatos internacionais a Copa do Mundo.
O Brasil obtém o maior números de títulos mundiais são cinco. As festas de 1958, 1962, 1970, 1994, e 2002 são inesquecíveis na memória do povo.
          Temos em nosso povo os maiores jogadores de futebol do mundo podemos afirmar que somos detentores do futebol-arte.
          O sentimento de frustração que experimentamos em 2006, não nos tira a certeza de termos no Brasil o melhor futebol do Mundo, nossas conquistas nos garantem a esta certeza.
          A vida continua e o futebol também.
          Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo e tantos outros times profissionais ou de várzea, de bola de meia ou oficial continuarão nos dando alegrias, renovando sentimento e dando a certeza de que em 2010 a história será diferente.

O SAMBA, expressão de raças.

          Neste momento de transformações estruturais no Brasil e no mundo, onde avanço de novas tecnologias projeta a globalização da informação e fazem surgir novas e sofisticadas formas de produção, consumo e lazer, valorizar as manifestações culturais populares que são a base da criação de um sentimento de nacionalidade e singularidade torna-se essencial.
          Sem duvida nenhuma as Escolas de Samba no Brasil são umas das maiores, se não a maior dessas manifestações culturais populares, sendo única em sua essência e múltipla nas suas atividades.
          Sendo um grêmio, as escolas de Samba são por natureza associativas e democráticas, por sua história e tradição são uma entidade que propõe a inclusão social, que propõe a inclusão social, que propõe o contacto inter- racial, agregando em torno de si, os mais variados extratos da sociedade brasileira, operam uma grande gama de projetos sociais nas comunidades em foram fundadas.
          Alem disso, o desfile das Escolas de Samba criam não só o maior espetáculo da terra,como também possibilitam anualmente a recriação do projeto da utopia brasileira no imaginário popular.
          Através dessa poderosa ferramenta da imaginação é criada uma grande área de inserção afirmativa da raça negra na sociedade brasileira.É bom lembrar que durante muito tempo,quase que somente através dessa manifestação cultural é que foi possível preservar os elementos estéticos, éticos e filosóficos da cultura e da civilização negra no Brasil.
          São fundamentais as ações que visem incentivar e motivar as novas gerações e sociedade como um todo para importância da presença da raça e da cultura negra na nossa história e seus desdobramentos nos dias de hoje.

A estética do samba

          Na área artística, é sabido e divulgado que as Escolas de Samba criaram uma estética única no mundo, mas paralelo a esta proposta estética, foi desenvolvida uma dramaturgia que alem de singular é extremamente moderna enquanto espetáculo, senão vejamos:
          No samba todos podem ser os personagens que quiserem.
          A participação e interatividade são molas mestras do espetáculo.
          É o único espetáculo do mundo que está em cena inteiro ao mesmo tempo, se um espectador se descolar da cabeça do cortejo até seu final terá visto toda a história que está sendo contada.
          Por tudo isso a moderna dramaturgia brasileira é representada no desfile de criatividade do GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DE LUCAS que se debruça e examina esse espetáculo como um fenômeno pleno de ensinamentos a serem apreendidos. É Também o que pretende o Enredo” CIRCO, FUTEBOL, SAMBA EXPRESSÃO de um Povo”.

Ricardo Pavão e Eduardo Silva

 

SAMBA ENREDO                                                2007
Enredo     Circo, samba e futebol. A expressão de um povo
Compositores     Carlinhos Boemia, Mozart Barros, Licínio Simpatia, Ernandes Tinta Forte, Cosminho da Tia, Beto Piranha, Cossito e Jacy Melodia
Vejo um brilho de felicidade
Em cada gesto, em cada olhar
O circo do samba chegou
É arte é cultura popular
Luzes iluminam os atores
O show vai começar
É a sedução de interpretar
Que faz o povo delirar

Sonho ou realidade
Tudo pode é só querer
Vem vestir vermelho e ouro
E deixe o resto acontecer

Nesse festival de emoção
Circo, futebol e samba
Mexem com meu coração
Torcer, torcer, torcer
Sou da torcida organizada
Que não gosta de perder
Pode aplaudir Sapucaí
Meu samba está em alto astral
Sinto alegria fluir
Na beleza do meu carnaval

Sou trapezista, malabarista
No futebol sou penta campeão
Tenho orgulho de ser sambista
Lucas é minha paixão