FICHA TÉCNICA 2003

 

Carnavalesco     Jairo de Souza
Diretor de Carnaval     Sérgio Luiz Platino (Kalu)
Diretor de Harmonia     Luiz Carlos
Diretor de Evolução     ................................................................
Diretor de Bateria     Robson Luiz Moreira (Mestre Orelha)
Puxador de Samba Enredo     Edimilton de Bem
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Marcos e Gláucia Ferreira
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Japonês e Natália
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     Dona Alaíde de Oliveira
Resp. Ala das Crianças     ................................................................
Resp. Galeria da Velha Guarda     Iracema

 

SINOPSE 2003

Bernand do vôlei, uma jornada de sucessos

Introdução:

          Bernard do Vôlei, nasceu em Copacabana, menino de classe média, que desde cedo tomou gosto pelo esporte, tendo como bom carioca da zona sul o contato direto com o mar, com as brincadeiras e as delícias dos jogos de praia, principalmente o futebol e o Vôlei. Nas areias da praia de Copacabana aprendeu os segredos e magias do esporte, estabelecendo com a atividade esportiva, e principalmente com a bola uma verdadeira relação de amor, sendo esta a razão de ter transformado sua vida numa jornada de sucessos, provando que com garra e determinação é possível alcançar metas e transformar sonhos em realidade.
          Justo por esses motivos é que o G.R.E.S. Unidos de Lucas transformou em enredo a história e a vida exemplar do menino, do Desportista, do cidadão e do homem público Bernard Rajzman o nosso, para sempre, Bernard do Vôlei, e no rastro da sua Jornada de Sucessos, com garra com alegria, de mente sã em cor são o G.R.E.S.Unidos de Lucas cumprirá a sua missão maior, que é, levar muito samba e alegria para a passarela.

Sinopse:

1ª Parte – O menino Bernard

          Carioca de Copacabana, tendo iniciado a sua carreira esportiva nas areias da praia num contato direto com o mar como todo bom carioca da zona sul praticou principalmente o futebol e o Vôlei de praia, aprendendo e se esmerando no trato com a bola e desde cedo foi se contagiando com a magia do esporte. O bom garoto também fora da praia jogava de tudo, Futebol, Vôlei, Basquete. Aos 10 anos de idade começou a treinar Basquete no Tricolor de Laranjeiras, o seu querido Fluminense, não tendo conseguido muito sucesso em razão da sua estatura baixa. Acontece que seu talento no trato com a bola foi alcançado pelos olhos de Bené, treinador de voleibol que viu nesse menino iluminado o biótipo perfeito par a prática do Vôlei. Assim, aos 13 anos de idade, inicia a sua carreira no Fluminense daí despontando como verdadeiro talento numa jornada espetacular.

2ª Parte – O desportista Bernard

          O Esporte Brasileiro conta com muitas figuras de destaque internacional, atletas talentosos, que projetaram-se, ganharam títulos e realizaram verdadeiras proezas. São os considerados Fora de Série, Bernard do Vôlei faz parte dessa constelação de primeira grandeza, pois foi considerado um dos melhores jogadores de voleibol do mundo. Destacou-se no voleibol pelo talento e criatividade, brilhou de forma absoluta com o seu criativo e magistral saque Jornada nas Estrelas que levou toda a galera brasileira ao delírio e encantou todo mundo. O saque Jornada nas Estrelas é uma marca registrada nacional, uma verdadeira obra de arte fruto da habilidade e do talento do craque Bernard. Nosso craque fez parte da conhecida geração Olímpica de Prata do Voleibol Nacional dando ao Vôlei expressividade para ocupar o segundo lugar em popularidade no Brasil do Futebol, tendo a nossa seleção, recentemente, conquistado o Título de Campeã Mundial de Voleibol. Na sua jornada, Bernard do Vôlei foi vice-campão mundial, foi medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, foi ouro no Pan Americano de Caracas, Campeão Brasileiro de Clubes e no exterior Campão Europeu. Bernard do Vôlei pela Seleção Brasileira de Voleibol jogou 540 partidas e como sempre honrando as cores do pavilhão nacional e provocando uma “Explosão de Euforia” contagiando e fazendo toda a galera delirar tudo no rastro histórico de sua jornada. Ao longo da sua carreira profissional fez escola e escreveu páginas de glória no voleibol. E declarou seu amor á prática do esporte.

3ª Parte – O homem público Bernard do Vôlei

          A brilhante carreira de Bernard do Vôlei não terminou após ele ter deixado as quadras de vôlei, da jornada direta do esporte, Bernard passa à jornada pública na incessante luta pela cidadania. Bernard não iniciou a sua carreira pública pela via partidária, foi convocado e nomeado Secretário Nacional do Desportos, cargo que hoje corresponde a Ministro de Esporte e Turismo. Foi Bernard um dos responsáveis por traçar a Política do Desenvolvimento Esportivo Brasileiro modelo considerado como o melhor da América do Sul.
          Dando prosseguimento à sua jornada de sucesso Bernard chega ao Palácio Tiradentes na condição de Deputado Estadual, o  que sem dúvida foi mais um reconhecimento do povo do Rio de Janeiro, mais uma vitória, mais uma medalha, um verdadeiro voto de confiança. No correr de sues mandatos Bernard criou diversas leis sobre os mais diversos temas, com destaque para o Esporte, saúde, educação e medidas de prevenção contra a dependência química.
          Merece destaque a atuação, a verdadeira luta de Bernard pela aprovação da Lei Federal de Regulamentação do Profissional de Educação Física. Foi também imprescindível a atuação de Bernard na aprovação da Lei Zico e da Lei Pelé.
          Bernard é verdadeiramente um apaixonado pelo esporte. Ocupou o cargo de Presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Assembléia Legislativa; é Presidente da Comissão Nacional de Atletas do Ministério do Esporte e Turismo; é membro do Comitê Olímpico Brasileiro, recentemente tendo sido convidado a compor o Executivo Estadual na área do desporto.
          Bernard está convicto de que o esporte nas suas diversas modalidades é o caminho para paz é o elo de União entre os povos, a Esperança, a Tocha Acesa, a Luz a iluminar o caminho da nossa juventude. Mente sã em corpo são, esta é a sua causa maior a sua bandeira.
          Esta é a maneira pela qual Bernard diz sim a cidadania, sim ao Esporte, sim a paz e um rotundo não ao desamparo Infanto-juvenil.
          Bernard hoje tem sob a sua direta responsabilidade escolinhas de vôlei contando com a participação de 4.500 crianças assim ele  dá as mãos a juventude através do esporte.
          E com estas credenciais que Bernard se tornou enredo do G.R.E.S Unidos de Lucas, o Galo de Ouro da Leopoldina que se sente honrado em escrever em vermelho e ouro mais uma importante e bela página na história do carnaval da cidade maravilhosa.
          O G.R.E.S Unidos de Lucas deseja a todos um carnaval maravilhoso, mercado pela alegria e sucesso, e mais uma vez enaltece o trabalho dessa grandiosa Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro, da qual honrosamente faz parte.

Desenvolvimento do Enredo:

1ª Setor: Carro Abre-alas com símbolo da escola o “Galo de ouro da Leopoldina” – Copacabana destacando as atividades recreativas e esportivas de praia.

2ª Setor: Carro dos esportes e competições esportivas olimpíadas e conquistas brasileiras

3ª Setor:
          Carro do Palácio Tiradentes
          Cidadania e Direitos Sociais
          O esporte, a saúde e a educação

Jairo de Souza

 

SAMBA ENREDO                                                2003
Enredo     Bernard do vôlei, uma jornada de sucessos
Compositores     Budica, Fernando da Light, Klebinho, Derval, Lenildo, Nestor, Licínio, Basílio, Altair, Beto Professor, Tito, Nilton e Vilson Balthar
Galo de Ouro pinta o sete na avenida
Sua gente destemida
Mostra sua tradição
Nesta explosão de euforia
Este samba contagia, faz pulsar o coração

Do vôlei ao sucesso
Caminho aberto, história pra contar
Nas areias de Copacabana
Desde menino com o esporte a sonhar
Seu talento reluziu
Aos olhos de quem sabe treinar
No Fluminense foi jogar
Fazendo uma jornada espetacular

É saque, é bloqueio
Toda galera delirar
É bronze, é prata, é ouro
Tantos tesouros
Bernard soube conquistar

Tocha acesa
A chama iluminar
E na nova geração
A esperança está no ar
Um exemplo de valor
Drogas não! A paz é o ideal!
Dando a mão à juventude
"Jornada nas Estrelas"
Hoje é Carnaval

Eu quero ver alegria
Ao som dessa bateria
De mente sã e corpo são
Nesta folia