FICHA TÉCNICA 1986

 

Carnavalesco     Wany Araújo
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     Edson Marcondes (Nêgo)
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 1986

Cama, mesa e banho de gato

Sinopse:

          Entrando em ritmo de Nova República, de liberação da censura, de reavaliação do instinto e reposição do prazer em seu espaço legítimo, nosso desfile torna como referência a sucessão de “Pecados Capitais”, que são sete, mas que no nosso filtro se equilibram sob uma única vértebra, a da luxúria.
          Os “Pecados Capitais”, assim denominados, passam aqui como fonte de alegria e de expressão plena, relacionando a parceria bíblica (homem/mulher) e suas variantes, com o senso de humor das circunstâncias mais conhecidas:

  • a conquista da beleza jovem e seu teste de competência sexual (orgulho);
  • a defesa do ciúme e da área competitiva de sua atuação (avareza);
  • a passagem do amor oficial para o amor alternativo (luxúria);
  • situações agressivas geradas pelo ciúme e a insegurança (ira);
  • as variações mais bizarras, representadas na metáfora da mesa “qualquer prato satisfaz a quem tem fome” (gula);
  • o olhar dissimulado para a visão ideal, no corpo que passa fora do nosso alcance (inveja);
  • o fazer que alimenta todas as idéias, que cobre a imaginação, que extenua o corpo saciado, incapaz, muitas vezes, de cumprir o dever conjugal, no dia-a-dia da rotina (preguiça).

          A vida é o grande palco desses acontecimentos: Seus espaços vitais, a casa, o motel, a literatura erótica, o mercado dos prazeres, passam diante dos olhos do público, em tempo de cornucópia, derramando a euforia sem repressão, na hora de dizer sim aos desejos.
          Os corpos, molhados de suor, parecem celebrados pela língua do carnaval, que canta a beleza do instante, deixando nos nervos e músculos dos carnavalescos aquele sabor molhado de liberdade e êxtase.
          Nos propomos a uma obra aberta sobre a liberação da carne, sem os subterfúgios dos disfarces, com a pureza da entrega que não se culpa, contra a discriminação que avilta, em favor da presença do que é humano em seu instante de extroversão.
          Delírio, coração aberto, sensualidade e humor, são os temperos desta grande mesa oferecida a todos os apetites e, na verdade, atendendo ao apetite básico do homem, pelo qual se multiplica e perpetua a espécie, ao mesmo tempo que exercita a imaginação, valorizando a breve caminhada planetária.

Walmir Ayala

Organograma de Desfile:

  • Comissão de Frente: “Gatões
  • “Abre Alas “Pavão” – Representa o símbolo da Agremiação em desfile,
    Destaque: Fernando Ramos como conquistador.
  • 1° Setor de Alas “Conquistadores”
  • 1° Destaque de chão Rosana Estrassy
  • 2° Setor de Alas “Panteras”
  • 1° Quadripé “Avareza”
    Destaques: Antonio dos Santos, Shirlen Machado e Sônia Machado – Representam a Poligamia
  • 3° Setor de Alas “Matriz”
  • 2° Quadripé “Matriz”
    Destaque: Edmela
  • 1° Tripé “orgulho
  • 2° Tripé “avareza
  • 4° Setor de Alas “filial
  • 3° Quadripé “filial
    Destaques: Ana Mirtes, Carla Fernanda Horta, Jane Vieira de Sá e Raquel Vieira de Sá
  • 2° Destaque da chão: Tereza – Representando a “Noiva”
  • 5° Setor de Alas “Noivos”
  • 3° Destaque de chão: Isaias – Representando Rosas do Jardim da Vida
  • 4° Destaque de chão: Luiz Carlos – Representando Rosas do Jardim da Vida
  • 5° Destaque de chão: Julio César e Fernando – Representando Rosas do Jardim da Vida
  • 6° Setor de Alas “Jardim da Vida”
  • 6° Destaque de Chão: Representando “Prato Predileto”
  • 3° Tripé “luxúria
  • 4° Tripé “ira
  • 7° Setor de Alas “Pratos Prediletos”
  • 5° Tripé “gula
  • 1° Carro Alegórico “Gula”
    Destaques de complemento “Coelhas”
  • 8° Setor de Alas “Pratos Prediletos”
  • 4°, 5° e 6° quadripé “Pratos Prediletos”
    Destaques: Jacy, Ricardo Alam e Roberto – Representam pratos feitos
  • 9° Setor de Alas “Trincha”
  • 7° Quadripé
    Destaque Elsio – Representando a Trincha
  • 6° Tripé “inveja
  • 10° Setor de Alas “Laminas”
  • 8° Quadripé
    Destaque: Atié – Representando a Lâmina
  • 7° Tripé “preguiça
  • 11° Setor de Alas “Cupidos Emissários do Amor” – Ala das Crianças
  • 12° Setor de Alas “Vedetes”
  • 13° Setor de Alas “Caricatas” – Mercado dos Prazeres
  • 9° Quadripé “revista e TV
    Destaques: Linda Amorim, Carla Bruninha e Ana Paula
  • 14° Setor de Alas “Sapatão”
  • 15° Setor de Alas “Caricatas” – Mercado dos Prazeres
  • 16° Setor de Alas “Amantes Profissionais”
  • 2° Carro Alegórico “Motel dos Prazeres”
    Destaques: Toni Fernandes como “Amante Profissional”
    Criste Sauer de “Viúva Alegre”
  • 17° Setor de Alas “Enfermeiros”
  • 7° Destaque de chão Regina Hammeltt, Iracema – Representam o “êxtase” (Baianas)
  • 18° Setor de Alas “Êxtase” – Ala de Baianas
  • 3° Carro Alegórico “Êxtase”
    Destaque Jhousse Maia
    Destaque de complemento como “Prazer Prolongado”
  • 19° Setor de Alas Passo Marcado
  • Bateria “conquistadores
  • Mestres Sala e Portas Bandeiras como “noivos

 

SAMBA ENREDO                                                1986
Enredo     Cama, mesa e banho de gato
Compositores     Carlinhos Anchieta, Vicente das Neves, Manelzinho Poeta e Azeitona
O homem orgulhoso como quê
Não se sente feliz com a sua matriz (não, não, não)
Montou uma filial
Mostra os pecados capitais no carnaval (eu falei no carnaval)
A hora é essa e vamos admitir (admitir)
Uma só mulher é pouco
Deixa o homem no sufoco
Com tantas que andam por aí
O arroz com feijão
Lá de casa é bom
Mas o cozido da vizinha é melhor (é melhor)
Dizem que eu sou machista
Com pinta de egoísta
Polígamo conquistador
Mas isso vem do tempo do vovô
Lá vai o trouxa
Crente que está numa boa
Mas não sabe que a patroa
Está com o Ricardão
E sua filha tem fama de sapatão

Tem piranha no almoço
Tem virado no jantar
Pra quem tem fome
Qualquer prato é caviar

Vida, palco desses acontecimentos
Desfilando pelo tempo
Hoje eu quero me banhar
No prazer mais prolongado
Que o banho de gato dá

(Vem meu povo cantar)

Gingam cabrochas e ritmistas
Passistas e vigaristas
Artistas de revista e TV
Que não se importam
Com o que vocês vão dizer

Bota o prato na mesa
Tudo que vier eu traço
Prepare a cama
Que hoje tem banho da gato