FICHA TÉCNICA 2009

 

Carnavalesco     Amauri Santos e Paulinho do Ouro
Diretor de Carnaval     Eduardo José da Silva (Zezinho Orelha)
Diretor de Harmonia     Paulo José Silva
Diretor de Evolução     Paulo José Silva
Diretor de Bateria     Celsinho do Repique
Puxador de Samba Enredo     Ronaldo Ylê
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Jéferson Souza e Kátia Paz
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Wesley Cherry e Patrícia
Resp. Comissão de Frente     Amauri dos Santos
Resp. Ala das Baianas     Thelma
Resp. Ala das Crianças     Roberta
Resp. Galeria de Velha Guarda     Osvaldo

 

SINOPSE 2009

O carioca é aquele: Espírito, Paixão e Fé

Justificativa:

          A G.R.E.S União do Parque Curicica Homenageia esse bom malandro que é o melhor produto que o Rio de Janeiro já produziu.”O Carioca”.
          O povo carioca vive feliz e descontraído, portanto a forma de retratá-lo não poderia ser diferente, pois apesar desta cidade ter problemas como qualquer outra, a beleza e o clima levanta o astral deste povo.
          Estamos mostrando de forma bem humorada, várias faces desta gente que luta contra o desemprego, contra os problemas financeiros, e que de uma forma ou de outra consegue se reerguer de qualquer queda.
          Usa e abusa da sua versatilidade e de sua disposição, não tem dificuldade em erguer a mão para um “irmão” que precisa de sua ajuda.
          Cada um de nós estaremos nos identificando com alguns dos personagens que será mostrado na avenida. Povo amigo, apaixonado e de muita fé em um futuro melhor.

Sinopse:

Espírito

          Daqui de cima olho essa gente linda e cheia de graça, e me orgulho do que vejo. Numa visão quase que panorâmica, analiso cada um, com seu jeito irreverente de tocar a vida e de encantar, com inteligência e malandragem peculiares. "Cariocas são bonitos, cariocas são bacanas, cariocas são sacanas", gostam de um bom papo, falam gíria, gesticulam, contam piadas, riem, calam-se para admirar a "morenaça" que passa no calçadão com seu gingado, e fazer o famoso "fiu-fiu".
          Afinal, eles sabem o sabor de uma cantada bem sucedida, pois o charme e a beleza da mulher carioca são do tipo que "todo gringo quer ter". Mas eles que não se iludam, só os gringos com malandragem carioca são merecedores dessa dádiva.
          Carioca... Esse é o único e legítimo produto interno bruto da cidade do Rio de Janeiro! E um produto tão rico que se mostra diverso, variado. Existe para qualquer gosto e estilo. A começar pelos que compõem a grande parte da população, aquela gente do "povão": Ofice boys, garis, sambistas, galera das comunidades... Ou, pra quem preferir, o tipo "virador", como os que passam o dia na rua vendendo sua mercadoria, fazendo da calçada e dos sinais de trânsito o shopping-center mais famoso da cidade e cá pra nós, no mais belo cenário do mundo.
          Tem também o artista de rua, menino ou pai de família, que no lançar das bolinhas e malabaris, se mostra habilidoso. Dependendo da necessidade, dá rasteira em gilete, beliscão em azulejo para sobreviver! E faz do seu jeitinho seu maior talento. "Show de Bola!!!!!" Tem também as patricinhas, os descolados, os emergentes, os vovôs, os boêmios, a galera da baixada e os vizinhos do "outro lado da poça", cada um com sua carioquice.
          Observando melhor o dia-a-dia e a correria dessa cidade maravilhosa, vejo que ele trabalha e muito!!!, Acorda cedo, pega um trem lotado, carrega marmita, toca um pagode para descontrair a viagem e sonha!!! Sonha em ganhar no bicho, em virar patrão e que chegue logo o final de semana para curtir um baile funk, após uma pelada com os amigos. Seu forte, definitivamente, é improvisar...
          Se não tem churrasqueira, usa o latão. Sem tamborim, batuca na caixa de fósforos. Faltou dinheiro pro jornal, lê as notícias em pé, na banca mesmo. É o rei da malandragem! faz o que bem entende, pois tem a plena certeza de que tudo dará certo no final. Ele sempre dá seu jeito, é o último a entrar no ônibus e já quer a janela. Como diz o Baixinho: "ele é o cara né?"
          "Marrentos" por natureza, "cariocas nascem bambas, cariocas nascem craques", o carioca usa toda sua versatilidade para mostrar sua habilidade, seja no esporte, na música ou nos mais variados tipos de arte, e tem no seu talento, o reconhecimento mundial... Quem não conhece Tom Jobim, a Garota de Ipanema, Romário, Zeca Pagodinho...

Paixão

          Como é bom ver tudo do alto, dessa visão privilegiada que poucos têm. Vejo o carioca solidário que não poupa esforços para ajudar o "irmão" que acaba de conhecer. Um cara esperto, que tem o sorriso como marca registrada. "Sangue bom" do tipo "maneiro"! Que se amarra no seu time...
          Que lota o "maraca", mas só depois da praia. Trabalhador que rala pra caramba sem perder o rebolado e que tem sua recompensa ao ouvir o choro do cavaco e o toque do tamborim. "O carioca sabe que a vida é aqui e agora e que tristezas não pagam dívidas" (como disse Millôr Fernandes).
          Ahhhh.... Diversão é a paixão do carioca! Povo feliz que não deixa de reservar um espaço na agenda pra curtir de montão. Adora um dia de sol bem quente e céu azul para tirar onda de surfista, do Leme ao Pontal. Ou,simplesmente, bota fogo no carvão para fazer aquele churrasquinho, acompanhado com uma "cerva" gelada, lá em cima da laje, pegando aquele bronzeado, vendo sua pipa no ar. E tem mais...
          Ser carioca é ter a ginga na cintura e muito ritmo nos pés, pois sua trilha sonora é sempre variada! Ama um chorinho na Lapa, o pagode da esquina, o batidão dos bailes e, é claro, se acaba de sambar nas quadras de escolas de samba...
          Mas ser carioca é, acima de tudo, ser apaixonado por esse chão. Pois não pense você que só é carioca quem nasceu no Rio. Não, não... A cidade e seu povo são tão hospitaleiros que recebem a todos de braços abertos. E o orgulho de ser daqui é tão grande que quanto mais gente chegar, melhor! É um orgulho de dividir sua cidade amada com tantos outros cariocas de coração, sejam eles de São Paulo, de Minas, do Nordeste, da Alemanha, da América, do mundo.

          É um povo de fé sim... Crê na força das sete ondas que pula na praia de Copacabana, no badalar da meia noite do primeiro dia do ano, nas flores para Iemanjá, lançadas com perfume. Seja em casa, nos terreiros ou nas igrejas, o carioca não deixa de praticar. Pede proteção ao padroeiro, mas crê também em São Jorge guerreiro, de quem é devoto! Em Cosme e Damião (para alegria da molecada), no seu Zé, espelho de sua personalidade boêmia. Tem fé em si, no futuro, em Deus e na certeza de que tudo dará certo. Como canta o Zeca, "sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu".
          Às vezes penso comigo que não poderia ter recebido lugar melhor para ficar. Daqui do morro vejo mar, e as montanhas; vejo o trânsito que tanto tira o ânimo desse povo; vejo as ruas cheias daqueles que buscam o melhor; vejo a felicidade estampada no rosto de toda gente, que mostra como é bom fazer parte dessa babilônia desvairada sim, mas cheia de alegria.
          E numa coisa tenho que concordar: se EU sou brasileiro, com certeza carioca EU sou!

Amauri Santos e Paulinho do Ouro

Roteiro do desfile:
 

Nome da Fantasia Nome da ala Descrição Responsável pela ala
    Comissão de Frente   Amauri dos Santos

1ª Alegoria: Boemia carioca
          O carioca é boêmio por natureza, gosta de um bom papo, de ouvir uma boa música , dançar, beber e curtir a noite de todas as formas.
          A Lapa é um reduto do malandro carioca, por isso esta alegoria tem em sua forma um pandeiro sobre um cavaquinho e ao fundo uma Lapa (estilizada) com referências musicais e um bondinho correndo sobre as cordas do cavaquinho.
          Casais dançam samba sobre o pandeiro que tem uma escultura de um malandro com traços parecidos com a forma que o cartunista Lan sempre representou a malandragem carioca.

Principais destaques: Murilo (central alto) – Marcelo( Lateral baixo) – Marcos(Lateral baixo)

1° Setor: Espírito
1 Minha sogra é uma santa Baianas O carioca adora sua sogra, mas não deixa de estar sempre fazendo uma piadinha, afinal, ela merece!!!
Existem vários tipos de sogra: a jararaca, a dupla face, a “boazinha”, a intrometida...
Fantasia representada por uma sogra com ar de santa, que ao mesmo tempo carrega temperos em sua cabeça e colher de pau no avental.
Telma
2 Artistas de rua   Observando bem o dia-a-dia e a correria dessa cidade maravilhosa, vejo que o carioca trabalha e muito!!!
 Tem o artista de rua, menino ou pai de família, que no lançar das bolinhas e malabaris, se mostra habilidoso. Dependendo da necessidade, dá rasteira em gilete, beliscão em azulejo para sobreviver! E faz do seu jeitinho seu maior talento. “Show de Bola!!!!!”
 A roupa é de um carioca que se fantasia e vai pra frente do sinal de transito lançar bolinhas para arranjar um trocado.
Harmonia
3 Vendedor Pirata   Hoje em dia é muito comum vermos pelas ruas da cidade, bancas e mais bancas de produtos falsificados (ou produtos genéricos como dizem), mas no fundo é gente boa, pois só quer defender sua graninha, vai um CD aí ????
A fantasia é representada por um pirata com referências de CDs.
Harmonia
4 O bom vizinho   O carioca é um povo solidário, e se o vizinho ao lado precisa dele, lá está ele para ajeitar a situação.
Vai bater uma laje, não precisa nem chamar porque o bom vizinho acorda cedo e ta lá pra ajudar.
A fantasia é de um carioca com pá e enxada pronto para bater uma laje.
Harmonia
5 Exportando arte   “Marrentos” por natureza, “cariocas nascem bambas, cariocas nascem craques”, o carioca usa toda sua versatilidade para mostrar sua habilidade, seja no esporte, na música ou nos mais variados tipos de arte, e tem no seu talento, o reconhecimento mundial... Quem não conhece Tom Jobim, a Garota de Ipanema, Romário, Zeca Pagodinho...
 Esta fantasia vem representada por uma caixa pronta para ser despachada para outro país.
Harmonia
6 Oxente, também sou carioca   Ser carioca é, acima de tudo, ser apaixonado por esse chão. Pois não pense você que só é carioca quem nasceu no Rio. Não, não... A cidade e seu povo são tão hospitaleiros que recebem a todos de braços abertos. E o orgulho de ser daqui é tão grande que quanto mais gente chegar, melhor! É um orgulho de dividir sua cidade amada com tantos outros cariocas de coração, sejam eles de São Paulo, de Minas, do Nordeste, da Alemanha, da América, do mundo.
Fantasia mostra um nordestino que não esquece sua origem, mas também se sente tão carioca como qualquer outro.
Harmonia

2ª Alegoria: De dia na briga, de noite na farra
          Representa o carioca trabalhador, que pega um trem lotado com destino ao seu trabalho, e depois de um dia tenso, tem como recompensa um papo com os amigos, tomando seu chopinho à noite no bar da esquina.
          Este carro foi utilizado vários materiais alternativos como: chão todo revestido de chapinhas de garrafa. Paredes revestidas de latinhas de cerveja e telhado feito de garrafa pet.

Principais destaques : José Roberto (Central Alto) – Rose Alves (Lateral baixo) – Martinha (Lateral baixo)

2° Setor: Paixão
7 Comendo a bola   Diversão é a paixão do carioca! Povo feliz que não deixa de reservar um espaço na agenda pra curtir de montão. Gosta de tomar seu chopinho à noite ou no final de semana depois daquela pelada no campinho da esquina, e às vezes até se esquece que já passou do peso e da idade!!!
 Esta fantasia vem mostrar um homem barrigudinho que ainda se diverte jogando uma bolinha.
Harmonia
1° Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Mar de Copacabana
8 Ratos de praia   Adora um dia de sol bem quente e céu azul para ir à praia e tirar onda de surfista, ele quer mesmo é curtir!!!
Fizemos uma brincadeira nesta fantasia. Como quem freqüenta muito as praias são chamados de “ratos de praia” mostramos um rato surfista.
Harmonia
9 Mestre Louro, o verdadeiro Zé Carioca Bateria Agora a União do Parque Curicica faz uma homenagem a um mestre que viveu para o samba, e sua historia o tornou uma personalidade de grande importância entre as escolas de samba.
Esta fantasia mostra um papagaio (louro) em homenagem ao mestre louro e ao mesmo tempo é um Zé Carioca.
G.R.E.S União do Parque Curicica
10 Mulata assanhada / Malandro Passistas A mulher carioca é sensual, tem ginga no andar, é assanhada e sabe o quanto chama a atenção de todos.
Já os homens cariocas são os reis da malandragem.
A mulher usa uma peruca black Power e saia curta com bolinhas.
O homem uma camisa listrada e chapéu de malandro.
Harmonia
11 Arlequim   Trabalhador que rala muito sem perder o rebolado e que tem sua recompensa ao ouvir o choro do cavaco e o toque do tamborim, sem contar que se acaba de sambar nas quadras de escolas de samba... Pois tem muito orgulho de fazer um carnaval que o mundo vê e admira!!!!
O Arlequim é uma figura muito representativa para a identificação de um folião.
Harmonia
12 Batidão   Ser carioca é ter a ginga na cintura e muito ritmo nos pés, pois sua trilha sonora é sempre variada! Ama um chorinho na Lapa, o pagode da esquina, o batidão dos bailes Funks, (ritmo contagiante e envolvente que os jovens se amarram.)
Fantasia de Funkeiro, com características típicas dos jovens de comunidades.
Harmonia

3ª Alegoria: Baile Funk
          O funk é o ritmo das comunidades, e os jovens se identificam, se divertem e dançam ao som contagiante e envolvente dos bailes.
          Esta alegoria é representada por uma favela que ao alto acontece um baile funk.Uma enorme escultura representa uma mulher funkeira, e composições representam (em forma de sátira) esta invasão das mulheres frutas.
          Piso todo em CDs.

Principais destaques: Adilson e Rodrigo

3° Setor: Fé
13 Comigo ninguém pode   Como se não bastasse viver numa cidade como essa, num lugar privilegiado pelas suas maravilhas, ainda é bom de samba, bom de bola, malandro... Só mesmo se protegendo de tanto olho gordo que colocam em cima dele.
Fantasia composta por várias peças que são usadas pelos supersticiosos para espantar o olho gordo.
Harmonia
14 Patota de Cosme Crianças É um povo de fé, seja nas igrejas ou nos terreiros ele está sempre em busca de proteção, e para alegria da molecada crê também em Cosme e Damião e se alegra ao ver a correria daquela patota para garantir seu saquinho de doce.
Estamos representando esta fantasia com a reprodução da roupa de Cosme e Damião.
Harmonia
15 Fezinha de cada dia   Povo que acorda cedo, pega um trem lotado, carrega marmita, toca um pagode para descontrair a viagem e sonha!!! Sonha em ganhar no bicho, em virar patrão e que chegue logo o final de semana.
 Com pouca grana, mas com muita esperança ele corre numa banca e faz a sua fezinha pra ver se consegue “se dar bem!”
Esta fantasia é composta por várias representações de jogos de azar.
Harmonia
16 Mensagem zodiacal   O carioca sempre diz que não se liga muito nessa tal de força dos astros, mas muitos só saem de casa após ler seu horóscopo, não custa nada né?!!!!!!
Fantasia com representações zodiacal.
Harmonia
17 Fé no futuro   Tem fé em si, fé em Deus, fé no futuro... Pois é investindo principalmente na educação que conseguiremos lutar por um futuro melhor para nossos filhos e para nossa cidade.
Esta fantasia tem uma forma futurista com caderno e lápis.
Harmonia
18 Flores para Iemanjá   Crê na força das sete ondas que pula na praia de Copacabana, no badalar da meia noite do primeiro dia do ano, nas flores para Iemanjá, lançadas com perfume sob cascatas de fogos em comemoração ao novo ano que se inicia.
Representa o mar de Copacabana com flores lançadas e fogos explodindo ao fundo.
Harmonia
2° Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Fé de pescador

4ª Alegoria: Andar com fé eu vou
          O carioca é um povo de fé, e ele demonstra sua fé quando na virada do ano vai ao mar jogar flores para iemanjá, ele anda com a imagem de são Jorge pendurada no pescoço, (pois se identifica com o Guerreiro), e a mulher carioca é muito sensual, então só podia ser representada por oxum que é a Deusa da fecundidade e da sensualidade
          À frente da alegoria está Iemanjá sobre as água, seguida de São Jorge que tem ao seu lado quatro guerreiros, e fechando o carro está Oxum entre quatro mulheres demonstrando a sensualidade das mulheres de Oxum.

Principais destaques: Paula (central baixo) – Paulo (central meio) – Russa ( Central alto)

19 Jogadores de sueca Velha Guarda O carioca é um povo trabalhador, mas ao final desta jornada, se aposenta e vive a criar maneiras de não parar, uns dançam, outros lêem, e alguns se distraem a jogar uma sueca com os amigos.
Fantasias: Terno com cartas de baralho aplicadas.
Harmonia

Bibliografia:

  • Prosas cariocas- uma nova cartografia do Rio de Janeiro
    Autor:Adriana Lisboa
    Editora:Casa da palavra
  • Livro: Teatro e comicidade 2 – Modos de produção do teatro ligeiro carioca
    Autor: Beti Rebetti
    Editora: 7 letras
  • Livro: Verde carioca
    Autor: Alfredo Sirkis
    Editora: Record
  • www.google.com.br
  • www.yahoo.com.br

 

SAMBA ENREDO                                                2009
Enredo     O carioca é aquele: Espírito, Paixão e Fé
Compositores     Amâncio, J. Sardinha e Jorge Gordo
Sou carioca
Alegre, sagaz, maneiro.
Sou o cara
Bom de samba, hospitaleiro.
Patrimônio do meu Rio
Sempre lutando para vida melhorar
Se tenho grana, eu tiro onda.
Se estou duro rezo pra chover.
Malandreado é o meu jeito de viver

Paixão carioca é praia e sol...
Funk, carnaval e futebol.
O orgulho é saber te receber
Dividir meu paraíso com você

Eu sou a alma do país
Trago no peito... Minha devoção
Jorge Guerreiro! Peço proteção.
Pra saudar Iemanjá
Vou jogar flores no mar
Crença e fé
Viro amigo do seu Zé
Esse povo que é festeiro e é capaz
Gosta de viver em paz

Do alto do morro a contemplar
Lugar melhor não há
Deus me deu e não tem preço
Sou Curicica e agradeço!