FICHA TÉCNICA 2007

 

Carnavalesco     Flávio Alberto Campello
Diretor de Carnaval     Edson Procópio
Diretor de Harmonia     Luizinho
Diretor de Evolução     Luizinho
Diretor de Bateria     Marquinho da Dona Geralda
Puxador de Samba Enredo     Júlio Negão
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Vaguinho e Mônica
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Michael e Ingrid
Terceiro Casal de M.S. e P. B.     Buiú e Priscila
Resp. Comissão de Frente     Alexandre Lima
Resp. Ala das Baianas     Thelma
Resp. Ala das Crianças     Tia Neide
Resp. Galeria da Velha Guarda     Maiuza

 

SINOPSE 2007

Brazil S.A - A pátria que nos pariu!

Justificativa:

          Com muita irreverência, contaremos a história da cobiça em terra brasilis...
          É um enredo para – novamente – se cantar o Brasil!
          Para se encantar com as coisas da pátria amada, idolatrada, salve! Salve!
          Brasil! Terra de encantos mil! Do Oiapoque ao Chuí!
          É um enredo ufanista para a terra onde canta o sabiá e onde se plantando tudo dá. E como dá!!!
          É uma pincelada naquilo que há de mais significativo no Brasil!!!
          A Curicica vai passar pelo Brasil, sem qualquer preocupação com a formalidade, porque, nesta viagem, “todos os caminhos” nos levarão à constelação do nosso amor pela pátria!
          A Curicica vai cantar o Brasil!
          Vai exaltar o Brasil brasileiro!
          Vamos exaltar o gigante que está de pé! Altaneiro em seu berço esplêndido!
          O gigante é coroado de riquezas, vestido de belezas naturais, adornado de relíquias, cercado de lendas, histórias e estórias!
          Vigoroso no trabalho, no comércio e na indústria, nos esportes e nas artes!!!
          É o colosso caminhando para seu destino!
          Pleno de vigor e alegria!!!
          Cantando de novo o trovador!!!
          Mostrando ao mundo o seu valor!
          É o Made in Brazil!
          Viva o meu Brasil brasileiro!!!
          Pois...
          Brazil S/A... É a pátria que nos pariu!!!

Sinopse:

          Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá. As aves, que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, nossas várzeas têm mais flores, nossos bosques têm mais vida, nossa vida mais amores... Nossa terra tem a bênção. Tem uma beleza natural, sem igual.Nossa terra tem a selva, tem a relva, tem florestas, tem águas potáveis, cristalinas... Tínhamos muitos índios, os verdadeiros donos da terra. Todos com as suas vidas suas crenças, suas terras, seus costumes, suas lendas, suas estórias e histórias... O europeu aqui chegou. Primeiro veio o Pedro, mais conhecido como Cabral. Depois veio o João, do "quinto dos infernos" para a casa da "mãe Joana" se tornar a terra da cobiça...Invadiram! Vieram franceses, espanhóis, ingleses, holandeses que fizeram até um boi voar, dá pra acreditar!?
          Aqui chegaram, e daqui quase tudo levaram. Levaram a riqueza, levaram um pouco da natureza, tiraram um pouco da nossa beleza, deixaram a pobreza, e uma falsa nobreza com a herança dos maus costumes. Transformaram a terra dos "donos da terra", na "terra dos donos sem terra". Transformaram nossa terra num lugar cobiçado, num lugar adorado, um Eldorado, onde mais invasores aqui chegaram... Tiraram a liberdade! Acorrentaram, atormentaram, maltrataram.Escravizaram. Mataram. Exploraram. Aqui, deixaram a dor, a escravidão, a miséria, e com a graça do bom Deus, deixaram a terra, onde tudo que se planta dá, e como dá... Deu a vida, deu a fé, deu a esperança... deu o brasileiro!!! Deu a banana, deu a soja, deu a manga, deu as palmeiras onde cantam os sabiás. Deu as estórias de nossa história. Enforcaram o sonho da liberdade, mais tarde realizando esse sonho oprimido...
          Independência ou morte, ouve-se um grito!Surgem as auréolas de uma "Lei Áurea"!!!Cai o monarca da fuzarca, surge o Marechal! Surge uma República proclamada sob o clarão da lua de um dia quinze de novembro... Surgem muitos que fizeram pouco, e poucos que fizeram muito... Uma potência acima da gente, um "Tio" vizinho desperta, movido pela ambição, antes do gigante adormecido acordar.."Tio Sam" apareceu... ao som dos Beatles e dos Rolling Stones.Sem lenço e sem documento, caminhando e cantando, e seguindo a razão, vamos embora pras ruas pra não dizer que falamos flores... Surge o monstro da ditadura"... Um golpe que nos faríamos perceber que a união faz a força. Vencemos!!! Diretamente poderíamos escolher o nosso presidente! Escolhemos e pintamos as caras por decepção, mas a união mais uma vez vence as barreiras impostas por um época... "O Brasil Brasileiro" se torna "Brasil Brasileiro", prisioneiro pelo "Fundo dos Donos do Mundo"... Mas a nossa terra tem tudo!!! Surge até uma "REAL" esperança... O mundo sofre com a dependência, os novos colonizadores surgem com uma grande revolução cultural e de costumes...
          Mas nossa terra ainda tem o batuque! Tem a música, tem o samba, tem a bossa que deu o "Tom" que precisávamos e com o dom do "Vinícius" encantar. Tem a ginga do malandro e da cabrocha. A "Pequena Notável Brasileira da Silva", que ao mundo conquistou, e que Walt Disney encantou... foi a primeira que Americanizou!!! Exportou... Exportaram a banana, a soja, os "Ronaldos", até o Funk daqui levaram... Até para a lua já mandaram o Brasil!!! Se interessam pelo Combustível do futuro: o álcool! Até Bill Gates vem conferir... "Tio Sam" enlouqueceu... Com o "Tico- Tico no Fubá", se fez encantar e veio para sambar!!! A floresta amazônica, se torna o "pulmão do mundo"!!! A floresta chama a atenção por sua diversidade e seu poder... E os brasileiros na corda bamba com um forte cheiro de pizza, caminham domando os grandes leões da vida... Mas o brasileiro tem orgulho!!!
          Seja de ouro, ou de prata, ou de bronze. Ainda somos o país do futebol. O Brasil da Ordem e do Progresso. Essa terra abençoada... onde tudo o que se planta dá, com essa magia iluminada de norte a sul pela luz do Oxalá!!! Nas artes nos temperos brasileiros. Dos rios, dos verdes das matas, da cor da cascata, a cor da mulata... Sou brasileiro e não desisto nunca! E surge neste palco iluminado o cenário. Tem a alegria que contagia, que só o brasileiro conhece. Tem a fé, o lamento da prece, a esperança de quem espera sempre alcança e não se cansa de sonhar e acreditar... Afinal de contas... Deus é Brasileiro!!! Somos o Brasil da paz, da união, o Brasil de todos. Brasil a terra dos encantos mil, do povo varonil... E o Brasil S/A ... E a Pátria que nos Pariu!!!

Flávio Alberto Campello

 

SAMBA ENREDO                                                2007
Enredo     Brazil S.A - A pátria que nos pariu!
Compositores     Ribeiro, Pedro Miguel, Leandro Thomaz, Ronaldo Ylê e Man

Pelo mar a descoberta
De portas abertas, o eldorado
Este chão abençoado
A terra do pau-brasil
Que quase sumiu
Levado pelos invasores
De forma tão vil
Riqueza para seus senhores
Do ouro e da prata
Pouco sobrou (é, pouco sobrou)
Quando chegaram, escravizaram
E o dono da terra sem terra ficou
A família imperial, tirou onda de bacana
Fez do Brasil, a casa da mãe-joana
Sai o imperador, entra o marechal
Tudo acaba em carnaval
Sonhando , cantando, seguindo a razão
Pintamos a cara, pra dizer não
A fé mostrou o bom sinal
De uma esperança "real"
Brasil...
A liberdade tão sonhada chegou
O brasileiro vai mostrar seu valor
Talento e tecnologia
Tem Carmem Miranda, balangandãs
Marca da exportação
"Made in Brazil", desperta o interesse mundial

Sou Curicica, vou comemorar
Eu quero ver o "Tio Sam" sambar
Pátria amada, mãe gentil
Brazil S/A... é a pátria que nos pariu!!!