FICHA TÉCNICA 2002

 

Carnavalesco     Mário Borrielo
Diretor de Carnaval     Junior
Diretor de Harmonia     Tio Hélio
Diretor de Evolução     Tio Hélio
Diretor de Bateria     Ubirajara Marins dos Santos (Mestre Bira)
Puxador de Samba Enredo     Ito Melodia
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Fábio e Irinéia Ferreira dos Santos
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     Jussara Pádua
Resp. Ala das Baianas     Tia Noêmia
Resp. Ala das Crianças     July

 

SINOPSE 2002

Folias de Caxias - De João a João... É o carnaval da União

               Durante muitos anos trago na memória um fato que teve grande importância na minha vida: a visita que fiz ao Terreiro de Joãozinho da Golméia, o Rei do Candomblé, no Município de Duque de Caxias.
               Lá se vão muitos anos, mas me lembro da viagem por ruas escuras que formavam um misterioso labirinto, constante cenário de manchetes policiais e do misterioso Homem da Capa Preta, e de sua inseparável Lurdinha.
               Grandes trechos sem calçamento emolduravam crianças soltando pipas, de olhares tristes que acompanhavam os carros que seguiam em direção ao famoso Terreiro.
               Quando lá chegamos, em um passe de mágica, toda a pobreza que havíamos visto até então, se transformou numa fantástica passarela por onde desfilavam imponentes senhoras muito orgulhosas de seus turbantes e suas saias brancas, longas e rodadas.
               Um grande salão decorado com bandeirinhas e muitas luzes, e um mezanino repleto de autoridades e convidados, aguardava o grande momento em que Joãozinho da Golméia, o Rei do Candomblé, incorporaria Iansã, a Rainha dos Raios e da Tempestade, e empolgaria à todos dançando com uma bacia de fogo sobre a cabeça.
               Tive a oportunidade de presenciar imagens muito fortes: Yaôs, Ogâns e os atabaques que batiam enquanto as Yabás entravam em transe e eram recolhidas à Camarinha, retornando com ricos trajes característicos da entidade que representavam.
               Não era só a mistura de culturas, e as imagens exóticas que me impressionavam, mas principalmente o choque da suntuosidade daquele momento, com a pobreza que havia logo ao lado.
Muitos Carnavais se passaram, e, recentemente, aceitei o convite para visitar um outro Joãozinho de Caxias, só que desta vez o Joãozinho Trinta: o Rei do Carnaval, atual carnavalesco da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio.
               Logo no caminho, tive uma agradável surpresa. Onde antes era a Favela do Lixão, autoretrato da pobreza, hoje, é o Parque Vila-Nova, e, com certeza, lá se pode encontrar o Lar-Doce-Lar !
E, quase não acreditei ao ver a quantidade de Universidades, das mais diversas especialidades, trazendo um constante vai e vem de jovens estudantes.

               Comecei, então, a entender que estava chegando em uma outra cidade, totalmente diferente daquela que outrora havia conhecido. No lugar das crianças tristes, vi crianças indo para a escola. E, me entusiasmei quando soube que a Feira de Caxias continuava mantendo suas tradições e ajudando os nordestinos a matar a saudade do feijão de corda e da manteiga de garrafa.
               Soltei minha imaginação e pude comparar os personagens e as cenas da Feira de Caxias com as gravuras de Debret e de Rugendas, mostrando vendedores de um período em que as carruagens em direção a Petrópolis apeavam por ali.
               Que diferença dos tempos de outrora para a atualidade! Hoje um estruturado Pólo Industrial e o parque gráfico de um dos mais importantes jornais dão suporte financeiro e modernidade ao Município.
               E vocês sabiam, que apesar de tantas indústrias, existe uma consciência ambiental? Caxias está repleto de belezas naturais, como o Parque Municipal da Taquara, área de proteção ambiental, e as Cachoeiras de Xerém, tão divulgadas pelo seu ilustre morador, o compositor Zeca Pagodinho. Uma grande extensão verde decorada com as mais diversas flores, pássaros e saltitantes borboletas.
               Vi tanta prosperidade que quis logo saber qual o Santo Protetor!... Soube que é Santo Antonio, e por essas bandas ninguém fica sem casamento. E com certeza pra Festa Junina melhor lugar não há. Anavã, Anarriê, casamento na roça e vai seguindo a quadrilha, mas desde pequeno a garotada aprende que soltar balão não dá.
               Caxias, sem dúvida, dá uma valiosa colaboração ao Carnaval Carioca, o Maior Espetáculo da Terra! E, Chegamos finalmente ao nosso destino, a quadra da GRES Acadêmicos do Grande Rio, cujo carnavalesco Joãozinho Trinta, é o responsável por levar a Folia de Caxias para a Sapucaí e para o mundo.
               Rodeado pelas Baianas e por Pierrots e Arlequins, encontrei finalmente o pequeno-grande mago do Carnaval!
               Entretanto, ele não quis falar nem de luxo nem de lixo. Mas sim do lixo para as flores, seu projeto de ajuda às crianças, adolescentes e idosos, que além de trazer beleza e perfume, também devolve a dignidade.
               Já muito emocionado, e, em êxtase pelo ritmo da bateria, vejo a miragem de um pomposo desfile, que mistura o profano e o sagrado, e nos trás o esplendor de Joãozinho da Golméia saudando o eterno Rei do Carnaval -EPA-HEI.

Mario José Borriello

Glossário

  • Município de Duque de Caxias: O nome do município advém do ilustre Luiz Alves de Lima, o Duque de Caxias, o Patrono do Exército Brasileiro, que nasceu na Fazenda São Paulo localizada na Vila da Estrela.
  • Joãozinho da Golméia: Considerado o eterno Rei do Candomblé. Vivia no
    Município de Duque de Caxias.
  • Joãozinho Trinta: um dos mais importantes carnavalescos de todos os tempos, responsável por diversas inovações nos desfiles das escolas de samba. Carnavalesco da GRES Acadêmicos da Grande Rio, localizado no Município de Duque de Caxias, onde também tem uma importante atuação social.
  • Homem da Capa Preta: Alcunha dada a Joaquim Tenório Cavalcanti, prefeito do município de Duque de Caxias no período de 1963 a 1967. Foi representado no filme de mesmo nome pelo ator José Wilker.
  • Lurdinha: denominação dada à metralhadora usada pelo prefeito Joaquim Tenório Cavalcanti.
  • Yaôs: Pessoa que se inicia no candomblé.
  • Ogâns: segunda pessoa do zelador de santo.
  • Yabás: santas mulheres e filhas da "casa".
  • Yansã: Orixá dos raios e das tempestades, mulher de Xangô, guerreira e bravia.
  • Debret ( Jean Baptiste Debret ): naturalista francês que viajou para o Brasil integrando a Missão Artística Francesa, no início do século XIX.
  • Rugendas ( Johann Moritz Rugendas ): naturalista alemão que integrou a missão científica do Barão de Langsdorf. Autor da obra Viagem Pitoresca ao Brasil ( 1835 ).
  • Pólo Industrial: É o maior do Estado do Rio de Janeiro, reunindo gigantes como Texaco, Shell, Esso, Ipiranga, White Martins, IBF ( Indústria Brasileira de Filmes ), Transportes Carvalhão, Sadia, Ciferal, entre outros. O segmento está mais direcionado nos setores de química e petroquímica, estimulados pela presença da Refinaria Duque de Caxias ( REDUC ), a maior do país.
  • Parque Gráfico: Apresentando um dos mais belos exemplos da arquitetura futurista, está instalado no município de Duque de Caxias, na Rodovia Washington Luís, o parque gráfico do jornal O Globo, o maior da América Latina.
  • Xerém: área rural de Duque de Caxias, que abriga os principais recantos de belezas naturais da região.
  • Parque Municipal da Taquara: área de preservação ecológica do Município de Duque de Caxias.
  • Epa-Hei: saudação de Iansã

 

SAMBA ENREDO                                                2002
Enredo     Folias de Caxias : De João a João ... É o carnaval da União
Compositores     Maurício 100, Fuzil, Ronaldo Maiato, Muca, Ronald, Niva e Régis

Encanto, mistério e magia
Um canto, um ponto de luz
Ilumina um sonho na escuridão
Transformando em cores um imenso salão
Salve! O rei do candomblé
João da Golméia a imagem da fé
Nos olhos se misturam, momentos de esplendor
Rufam os atabaques ogans, iabás e iaôs
Vem Mãe Guerreira vem dançar...Epa-Hei Iansã
Abre os caminhos para um novo amanhã

O tempo passou Caxias mudou
É um novo lugar
“Feliz” “cidade”, amor (amor)
Lar-doce-lar

Minha terra tem Xerém
Onde canta um sabiá
Você de lá e eu de cá, na festa do protetor
Anarriê no araiá
O samba me levou pro coração de Caxias
Pulsa a Grande Rio berço da folia
“Do lixo para as flores”, Joãosinho é genial
Viva o rei do carnaval

De João a João
A Ilha é pura emoção
Haja coração