FICHA TÉCNICA 2012

 

Carnavalesco     Thiago Avhis
Diretor de Carnaval     Nelson Filho
Diretor de Harmonia     Betinho N'Gandala
Diretor de Evolução     Betinho N'Gandala
Diretor de Bateria     Mestre Marquinhos
Puxador de Samba Enredo     Antônio Carlos
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Márcio Guedes e Gisele Pérola
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Paulo Roberto e Érika Neves
Resp. Comissão de Frente     David Lima
Resp. Ala das Baianas     Tia Marli
Resp. Ala das Crianças     Tia Marina
Resp. Galeria de Velha Guarda     Vera Lúcia

 

SINOPSE 2012

Mistérios e magia no Sereno da noite

Sinopse:

          A relação do homem com a natureza, criou um fascínio em entender tudo aquilo que torna-se inexplicável. Com os índios não foi diferente.
          Conta-se que nas terras dos índios, era sempre dia, como sempre estava claro, os homens não paravam de trabalhar. O Sol seguia firme sempre de leste a oeste voltando ao seu lugar inicial leste. Um dia, Tupã, aquele que controlava tudo, resolveu caçar mais distante. Um guerreiro, curioso e encantado pela luz do Sol, o tocou para saber como funcionava, essa atitude fez com que o frágil Sol se quebrasse em milhões de caquinhos, deixando de fornecer luz e calor para todas as aldeias, reinando assim as trevas.
          Sobre a ira de tupã, o jovem guerreiro foi transformado em um animal, que tinha as mãos douradas com o Sol. E deu-se o nome àquele bicho de macaquinho-de-mão-d'ouro. Ao refazer o Sol, Tupã não conseguiu fazer com que ele funciona-se da mesma forma que antes, o Sol só ia ao poente e não conseguia voltar.
          Visto que aquilo não estava certo, criou a Lua e as estrelas para iluminarem as trevas, criando assim a noite.
          Lua que clareia o mundo
          Que clareia céu e mar...
          Ao nascer cheia, a Lua, personagem de poemas, que já deu seu nome a filmes e romances... Lua dos amantes, Lua dos sonhos... Mas o que não muita gente sabe, é a ligação que este astro tem com as mulheres.
          Cheia de misticismo, a Lua, em sua forma feminina carrega uma inexplicável força, capaz de mover as mares e influenciar nas gestações, adorada por guerreiras nos cultos pagãos, na mitologia grega e entre outros povos, é a grande protagonista iluminando as noites e testemunhando rituais de magia.
E nesse clima de magia, Corujas, Gatos, Lobos e Mariposas, entre outros animais, aparecem sorrateiramente em busca de alimentos, Iluminados pela luz do luar, ao contrario de outros animais, Formam um reino animal noturno, enriquecendo a fauna e dando seqüência a vida, deixando rastros nessa noite que não tem mais fim.

Noites de arrepiar

          Os pavores que assombram as trevas, produzindo ruídos que alimentam ainda mais as histórias de terror. Demônios saem a noite para amedrontar, ou apenas serem coadjuvantes de uma história de terror, a mula corre solta, com chamas no lugar de sua cabeça, o lobisomem uiva, um som profundo e agudo que entra pela calada na noite.
          Quando escurece de fato, crescem os segredos que cercam a noite. O silêncio engole a madrugada e o vento sorrateiro traz das profundezas casos e histórias de arrepiar. Sob a luz de velas, o coração bate mais forte, no castelo medieval cenário propicio para uma história de terror. Bruxas, assombrações e vampiros, tornam a noite sombria e apavorante.

Noites felizes...

          As noites são também momentos de festejo, que expressam inúmeras fantasias e desejos a serem realizados. Jantares de gala, banquetes, onde todo requinte e pompa fazem-se presentes, não podendo faltar: Pratarias, louças e lustres compondo um belo cenário.
          Nesse embalo de festa, olho para o céu e vejo um balão, viva São João, com fogueira, bandeirinhas, sinal de uma típica noite de festejo na roça. Com champanhe o réveillon simboliza a renovação e o despertar para o novo, deixando a noite iluminada pela queima de fogos de artifício fazendo-se completa a celebração.
          A noite de festa mais esperada no mundo, a noite da véspera de natal, festejado desde o séc. IV comemora-se o nascimento de Jesus cristo, nos dias atuais, uma das figuras mais lembradas é a do Papai Noel sentado em seu trenó carregado por renas voadoras levando felicidade a todos os lares na véspera de natal, estampando um sorriso no rosto de cada criança, celebrando a família e o amor ao próximo.

A magia das noites cariocas.

          É chegada a noite, o fim de semana guarda um momento de confraternização. São jovens de tribos diferentes dividindo o mesmo espaço, isso é a Lapa, reduto boêmio das noites cariocas, palco do velho malandro que por diversas vezes encontrou sua cabrocha para dançar uma gafieira.
          De bar em bar, embarco na melodia apreciando a poesia que entoa noite a dentro, peço ao garçom uma cerveja, para esquecer a magoas e relaxar, sair do mundo real e ir de encontro com a magia da noite, onde encontros e desencontros acontecem e casos são selados. Há quem viva da noite, trabalhadores que fazem da noite o seu ganho ou o seu modo de viver, artistas, músicos, motoristas prostitutas... Embalados na poesia fazem da noite uma grande sinfonia, e como diz o ditado: "A noite é uma criança”.
          Embarque na Magia do sereno da noite.

Thiago Avhis

 

SAMBA ENREDO                                                2012
Enredo     Mistérios e magia no Sereno da noite
Compositores     D'Arc, Dudu, Glaucio, Serjão e Déo

Que seja infinita essa noite
À luz da lua
Ilumine meu "sonhar"
"Brilham estrelas"
Enfeitando essa "magia"
A linda obra de um Deus, faz encantar
E assim eu vou
Seguindo os passos
Da "coruja" que hoje brilha
Vem dos mistérios o pavor que arrepia
E me faz delirar

Vou festejar
Seja no luxo ou na roça, é pra curtir
Acendo fogos, vou brindar, comemorar
Chega o natal tempo de paz e refletir

Diversões
Embalam nossos sentimentos
Bares, ruas e salões
Estilos, que arrastam multidões
Povo guerreiro, que vende alegria
Faz da boemia o seu caminhar
Antes que chegue o amanhã, eu vou
Ouvir nossa gente cantar

Bate forte coração nesse carnaval
Fiz da "noite" poesias num tom divinal
Quanta emoção, felicidade
Tô no "Sereno" é paixão comunidade