FICHA TÉCNICA 2011

 

Carnavalesco     Adilson Pinto e Rodrigo Mello e Marco Antônio
Diretor de Carnaval     Nelson Filho
Diretor de Harmonia     Pedro Laureano
Diretor de Evolução     Russo
Diretor de Bateria     Bruninho Roy
Puxador de Samba Enredo     Antônio Carlos
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Marcílio Pinto Diamante e Cíntia Ribeiro
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Marcus Vinícius e Larissa Pinto
Resp. Comissão de Frente     David Lima
Resp. Ala das Baianas     Tia Marli
Resp. Ala das Crianças     Tia Marina e Tia Naudineia
Resp. Galeria de Velha Guarda     Vera Lúcia

 

SINOPSE 2011

Sereno... A essência do carnaval

          Nasci bem antes que muitos países, reinos ou impérios. Na verdade, pode-se dizer que fiz parte das oferendas, preces e homenagens, desde que os homens aprenderam a se organizar. em tribos e criarem rituais para seus deuses. Mas essa é outra história...
          Quero contar, e mostrar, quando realmente passei a fazer parte do cotidiano de cada um de vocês, e como vim me aprimorando, até tornar-me o perfume do momento: a essência SERENO!
          Neste contexto, passo a ser o fio condutor da própria história da humanidade, e, como não podia deixar de ser, a arte de elaboração dos aromas nasceu no Egito, onde fiz-me necessário rio gênero refrescante, trazendo um agradável toque de frescor ao clima quente e árido do Egito.
          Lá, estive presente nos óleos aromáticos usados nos rituais de embalsamento das múmias, e em banhos aromáticos, pomadas e óleos corporais. Mas, quem me eternizou, como arma de sedução, foi Cleópatra, utilizando-se de óleos e velas perfumadas. Dessa forma, ela conquistou dois dos homens mais poderosos do mundo, Júlio César e Marco Antônio.
          Todas as minhas formas físicas, óleos, bálsamos, pastas, bastões, líquido, foram criadas no Egito, onde começou minha expansão para o Oriente Médio, tornando-me conhecido na Assíria, Babilônia, Pérsia, Grécia.
          A própria Bíblia informa que, na Babilônia, queimava-se 26 mil quilos de incenso para apaziguar a fúria do Deus Ball.
          Fui até presente da Rainha de Sabá ao Rei Salomão, na forma de bálsamo da Judéia. Sem dúvida, lancei o Rei Salomão nos braços da legendária rainha.

Os gregos também foram grandes perfumistas, e atribuíam aos Deuses do Olimpo a criação dos perfumes, já que deixavam o aroma da Ambrósia, em suas visitas aos mortais.
          Em Roma, os sacerdotes dirigiam seus pedidos aos céus através da fumaça odorizada, o "per-fumum" (per = através; fumum = fumaça), dando origem ao nome perfume.
          Mas também deixei a Índia famosa: em forma de incenso, perfumei jantares de marajás e quartos de concubinas. Fui dedicado aos Deuses Hindus e, nos templos budistas tornei-me a ligação do homem com o próprio Buda.
          Na Idade Média, fui produzida pelos árabes, para uso pessoal e medicinal, chegando a Europa do século XII com as Cruzadas.
          Após um período negro imposto pelo clero, volta-se a valorização da higiene pessoal, surgindo os alquimistas, que exploraram todas as minhas possibilidades, com a árdua tarefa de colher flores para produção de novas fragrâncias.
          Passo a fazer parte dos grandes bailes, através da Renascença. Agora, sou luxo diário de toda a corte, tendo sido restrito, na França, à corte de Luiz XVI e Maria Antonieta.
          Porém, após a Queda da Bastilha, meu doce aroma de liberdade se espalhou pelo mundo, tornando-me parte do dia-a-dia do povo!
          Em 1868, passo a ser fabricado também em laboratório, tornando-me sintético, estabelecendo um setor industrial independente do setor farmacêutico. Deixo de ser curativo e natural para ser acessório.
          Com meu apogeu, grandes estilistas começaram a produzir-me, como exclusivo de suas criações, passando a indústria da moda a andar de mãos dadas com a da perfumaria.
          Mas, e aqui, no Brasil?
          Em plena época de expedições marítimas, a nobreza brasileira importava sua perfumaria, não dando importância à riqueza vegetal e animal desta terra.
          Mais espertos foram os negros escravos que, aproveitando-se de nossa flora, preparou seus defumadores e banhos. Passei, assim, a afastar influências negativas, e faço parte de um dos maiores festejos religiosos do país, a Lavagem do Bonfim, sendo lançado para o povo atravês de jarros com água de cheiro, as águas de Oxalá, pelas maes. baianas do Bonfim, para melhoria, prosperidade e paz.
          Mas, nesta terra também sou profana! Sou lança-perfume, arma da eterna luta do triângulo amoroso de Pierro, Colombina e Arlequim, e também limão-de-cheiro dos grandes entrudos.
          Sou Samba, sou Carnaval, sou Escola de Samba, terreiro de bambas! Sou a Essência Sereno, do Egito a Campo Grande. Venha me provar e me aprovar!
          Sou a essência do carnaval, e, como elemento ar, venho fazer um apelo ecológico neste meu palco da folia: preservem o maior pulmão do mundo! Como bem sabe os verdadeiros donos desta terra, os indígenas, que, ao macerarem flores e folhas informam que "seduzir através dos perfumes não é exclusividade humana. A percepção dos cheiros tem importante papel na evolução das espécies. é através dos odores que os animais captam a presença da sua espécie, dos seus inimigos e de suas presas. A fauna se integra com a flora. Na Floresta Amazônica, temos o berço dos mais variados tipos de essências, uma riqueza nativa".
          E é no pulmão do mundo que se encontram meus ingredientes; é onde posso nascer, seduzir e partir, pois, livre, permaneço para me espalhar e encantar a vida!!!!
          Sou perfume!
          Sou Sereno... a essência do Carnaval!!!

Adilson Pinto e Rodrigo Mello e Marco Antônio

 

SAMBA ENREDO                                                2011
Enredo     Sereno... A essência do carnaval
Compositores     Sergio Alan, Victor Alves, Julia Alan, Leozinho Nunes e Antonio Lopes
Meu aroma está no ar,
Lá no Egito fui o toque de frescor
Cleópatra esbanjando sedução,
Dois homens poderosos conquistou
Me expandi pelo Oriente
Em diversas formas me apresentei
Na Babilônia me tornei essencial
Pra conter a fúria de deus Ball
Até rei Salomão encontraria
Um bálsamo nos braços da Rainha

Fumaça, "perfume", Império Romano
O Hindu sagrado e o profano
Arábia me deu o aroma pessoal
Na Idade Média fui medicinal

Europa, repressão, valorização
Pela alquimia a arte aflora
Nos Bailes da Corte sempre fui atração
A perfumaria entrou na moda
A nobreza do Brasil traz o "cheiro" importado
Banho e defumação afastando o mau olhado
A lavagem do Bonfim nas "águas de Oxalá"
O amor da Colombina, quem terá?
O "pulmão do mundo" precisa respirar
Que o real "dono da terra"...
Nos ensine a preservar

No rufar da bateria tem cheiro de samba
Um odor que contagia...
O melhor perfume ocupa um frasco pequeno
Essência do Carnaval... Sereno!