FICHA TÉCNICA 2008

 

Carnavalesco     Rodrigo Mello e Adilson Pinto (Adilson Cabeleira)
Diretor de Carnaval     Dona Lia
Diretor de Harmonia     Nelsinho
Diretor de Evolução     Nelsinho
Diretor de Bateria     Celsinho do Repique
Puxador de Samba Enredo     Antonio Carlos
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Carlos Eduardo Júnior (Mosquito) e Andressa Dornelles
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Decio e Érica Neves
Resp. Comissão de Frente     David Lima
Resp. Ala das Baianas     Tia Dalca
Resp. Ala das Crianças     Marina e Naudineia
Resp. Galeria de Velha Guarda     Dona Vera

 

SINOPSE 2008

O gigante chamado Brasil

Justificativa:

          Nunca é demais falar do Brasil, da cultura que reflete os vários povos que constituem a demografia deste país: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes e outros. Tal diversidade de etnias resultou na intensa miscigenação do nosso povo, no sincretismo de todas as formas de religião, bem como influenciou nos hábitos e costumes da grande nação brasileira, seja na culinária, nas festividades, dentre outros.
          Um país de terra rica, ensolarada, de esplendorosa fauna e flora, de um povo que se orgulha ao ver sua bandeira erguida nas cores verde, amarela, azul e branca, e grita para o mundo “ O Gigante que é o Brasil”.

Introdução:

          Brasil, terra firme, povo miscigenado, cuja etnia formou-se pelos que aqui primeiro habitaram: os índios, o branco europeu (portugueses) e os negros africanos, trazidos para cá com o destino à agricultura, principalmente ao cultivo da cana-de-açúcar. Mais tarde, chegaram os italianos, árabes, japoneses e outros que trouxeram importantes contribuições. Assim, formou-se um povo singular: o povo brasileiro, que através das diversas influências, construiu uma realidade cultural peculiar, que sintetiza as várias origens.
          “Brasil”, terra rica, tudo que se planta, dá, faz da nossa flora nativa uma das mais importantes do mundo pela diversidade de espécies, de finalidades econômicas, medicinais e ornamentais. Um Brasil que viaja, sonha e mergulha na fauna ao som encantador do Uirapuru. Mostra a culinária de sabores culturais, típica de cada região, acrescida dos temperos apimentados e frescos da nossa terra. Terra nobre de crença e religiões, que comporta em sua imensidão territorial, diferentes templos religiosos.
          Oh! Terrinha boa de índios, professores da cultura tupiniquim, que com passos de danças tribais se miscigenaram com dança afro e portuguesa, dando origem aos mais variados ritmos populares, tais como: o samba (que é um dos maiores produtos da cultura nacional, herança dos escravos e que muito bem representa o Brasil mundo afora), forró, axé, chachado e outros. Somos o povo das festas populares, de identidade própria, pois é resultado da mistura de diferentes histórias e costumes. Fazem parte destas comemorações o jongo, o bumba-meu-boi, a, folia de reis, a festa de Parintins (conhecida pela rivalidade entre as figuras folclóricas dos bois garantido e caprichoso) e em junho, a festa dos arraiais coloridos com bandeirinhas, barracas, fogueiras e quadrilhas, festa dedicada a São João, Santo Antônio e São Pedro. Faz da paixão pela bola, a terra do drible, do gol e eterniza o grito nacional é “campeão”. E por fim, é com alegria que o povo mostra a maior festa popular do Brasil o “carnaval”.
          Salve o Brasil, solo verde de riqueza amarela, céu azul de estrelas brancas!
          É com este enredo, que o Sereno de Campo Grande vem homenagear o gigante chamado Brasil, nossa terra, nosso orgulho, e soltar o grito de um povo feliz neste carnaval.

Sinopse:

          "Nós, brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo. Essa massa de nativos viveu por séculos sem a consciência de si... Assim foi até se definir como uma nova identidade étnico-nacional: a de brasileiros..." (Darcy Ribeiro).

          Na invenção destas terras que os portugueses vieram chamar de Brasil, a interferência Divina abençoou para que aqui pudesse existir um povo com características tão especiais, mesmo com tantas diferenças regionais, se torna único na hora que é preciso mostrar a sua brasilidade. Primeiro eram os índios que aqui viviam livres em seus territórios, em total harmonia com a natureza, tirando dela apenas o que lhes era necessário. Convivendo com as riquezas da fauna e da flora, curumins, livres como os pássaros, cresciam aprendendo o valor da bela e majestosa natureza. Invasores europeus chegam a esta terra abençoada, com a desculpa de colonizar faz prevalecer os valores culturais do velho continente e subjuga os verdadeiros donos da terra. Era a chegada do "colonizador" branco que vinha para conquistar, a mando de Portugal, a terra que primeiramente chamou de Santa Cruz. Mais tarde, chegam por aqui, trazidos da África como escravos, os negros que contribuíram ainda mais para matizar o povo brasileiro. É o começo da miscigenação o tempo foi passando e as misturas raciais tornaram-se cada vez mais evidentes. Hoje somos um povo multicor. Temos as mais variadas tonalidades de pele.
          A miscigenação do povo brasileiro não se restringe apenas à tonalidade da pele. Toda a cultura tem traços marcantes das três principais "raças" que formaram nossa gente. As características culturais trazidas pelos que aqui chegaram se integraram as já existentes, criando manifestações culturais extremamente ricas representadas pelo folclore, religião, música, dança, arte, culinária, dentre tantas outras. Soubemos aproveitar um pouco de tudo da cultura que foi trazida de fora, num sincretismo mágico! Fizemos adaptações e demos a essa cultura características próprias! Criamos uma cultura de traços marcantes e miscigenados: a cultura brasileira.
          Com tantas influências culturais o resultado não poderia ser outro se não, um povo tão singular em suas características. Habitantes de um país de dimensões continentais, o brasileiro de norte a sul soube transformar numa riqueza de ritmos, cores e temperos a cultura desta Nação. Hoje, precisamos valorizar e nos orgulhar do verde e amarelo. Vestir as nossas cores numa demonstração autêntica de brasilidade. Conscientes de que fazemos parte do mundo globalizado. É o Brasil se mostrando para o restante do mundo. Somos o país do futebol, do carnaval, do samba e da mulata. Mas sonhamos também, com o Brasil da consciência social! Que possamos comemorar em breve o Brasil da dignidade, da educação, da saúde, do trabalho e da cultura celebrando assim o país de nossos sonhos e fazendo mais do que nunca nosso povo feliz.
          O tempo foi passando e as misturas raciais tornaram-se cada vez mais evidentes. Hoje somos um povo multicor. Temos as mais variadas tonalidades de pele.
          A miscigenação do povo brasileiro não se restringe apenas à tonalidade da pele. Toda a cultura tem traços marcantes das três principais "raças" que formaram nossa gente. As características culturais trazidas pelos que aqui chegaram se integraram as já existentes, criando manifestações culturais extremamente ricas representadas pelo folclore, religião, música, dança, arte, culinária, dentre tantas outras. Soubemos aproveitar um pouco de tudo da cultura que foi trazida de fora, num sincretismo mágico! Fizemos adaptações e demos a essa cultura características próprias! Criamos uma cultura de traços marcantes e miscigenados: a cultura brasileira. Com tantas influências culturais o resultado não poderia ser outro se não, um povo tão singular em suas características. Habitantes de um país de dimensões continentais, o brasileiro de norte a sul soube transformar numa riqueza de ritmos, cores e temperos a cultura desta Nação.
          Hoje, precisamos valorizar e nos orgulhar do verde e amarelo. Vestir as nossas cores numa demonstração autêntica de brasilidade. Conscientes de que fazemos parte do mundo globalizado. É o Brasil se mostrando para o restante do mundo. Somos o pais do futebol, do carnaval, do samba e da mulata. Mas sonhamos também, com o Brasil da consciência social! Que possamos comemorar em breve o Brasil da dignidade, da educação, da saúde, do trabalho e da cultura celebrando assim o país de nossos sonhos e fazendo mais do que nunca nosso povo feliz...

Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor (Assis Valente)

Regina Baiana

 

SAMBA ENREDO                                                2008

Enredo

    O gigante chamado Brasil

Compositores

    José Luiz, Célio Silva, Cláudio Brow e Junior Carioca

Meus versos Brasil
Contam sua linda história
Que beleza fauna e flora
Um sonho! Eldorado de paz
O índio seu lirismo deleitou
Vieram brancos trazendo africanos
E um novo fruto germinou

O amor gerou nossa gente com raça
Abençoada essa mistura, de graças!
Que fascinação!...
Sereno canta nossa miscigenação

Aí... Coloriu o torrão
A cada canto... Região
Quanta riqueza cultural
Na fé sincretismo perfeito
Harmonizou nosso jeito
Belas festas tradicionais
Eu danço frevo, congada e xaxado
Forró arretado
Quadrilha encanta os arraias
Maracatu, capoeira, bailado
Garantido e Caprichoso a brilhar...
Tempero bom o cheiro está no ar
Da boa culinária, vem provar

É show de bola
É grito de olé
Sereno é samba no pé
Orgulho dessa Pátria Mãe Gentil
"O gigante chamado Brasil"