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FICHA TÉCNICA 2003 |
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Carnavalesco |
Giovani Pinto, Wagner Paulo, Maurício de Assis, Antônio e Carlos da Costa Rodrigues (Carlinhos) |
Diretor de Carnaval | .............................................................. |
Diretor de Harmonia | ............................................................... |
Diretor de Evolução | ............................................................. |
Diretor de Bateria | ................................................................ |
Puxador de Samba Enredo | J. Bahia |
Primeiro Casal de M.S. e P. B. | ................................................................ |
Segundo Casal de M.S. e P. B. | ................................................................ |
Resp. Comissão de Frente | ................................................................ |
Resp. Ala das Baianas | ................................................................ |
Resp. Ala das Crianças | ................................................................ |
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SINOPSE 2003 |
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Carrum Novalis, Carnevale, Carnaval - Das ruas aos salões, recordar é viver A origem do carnaval vem muito antes de Cristo. É que a palavra “Carnaval”, tem sua origem na expressão CARRUM NOVALIS, que na verdade era a abertura dos festejos romanos. Carnavale, do italiano, significa “adeus a carne”, o que é interpretado com o inicio da quaresma cristã. Zabumbas do Zé Pereira No Brasil, o carnaval começou a fazer história em 1723, com a vinda de imigrantes das Ilhas Portuguesas da Madeira, Açores de Cabo Verde, com os movimentos chamados de entrudo o que significa “entrada”.
Grandes Sociedades Carnavalescas A partir de 1888 começaram a aparecer os foliões fantasiados e mascarados, por influência das festas que se realizavam na Europa.
Carnaval de Bonde E surgiram os “Blocos sujos ”onde os foliões brincavam com fantasias diversas. Algumas décadas depois esses grupos se transformaram em blocos de fantasias próprias.
As Melindrosas Os homens elegantes conhecidos como “almofadinhas” e as “melindrosas” (mulheres coquetes) viveram a sua época. Os almofadinhas, assim chamados, por que eram rapazes de “boas artes”. Dançarinos de tango espafalhafatosas. As mulheres que os acompanhavam e copiavam trajes de filmes mudos doe Holywood, ficaram conhecidas como melindrosas. Leopoldo Fróes as popularizou com uma canção cujo um trecho dizia:
Fantasias criativas de ontem e de hoje E começaram a surgir grandes variedades de beleza a criatividade alegrando as ruas do Rio de Janeiro, com fantasias de morcegos, dominós, carrascos, bate-bola, caveira, colombinas, arlequins, palhaços, odaliscas, ciganas, piratas, diabinhos e pierrot. Giovani Pinto |
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SAMBA ENREDO 2003 | |
Enredo | Carrum Novalis, Carnevale, Carnaval - Das ruas aos salões, recordar é viver |
Compositores | Djalminha e Flávio Santos |
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Desde os tempos de Roma pagã Viva o Zé Pereira, Viva o Zé Pereira Quem não se lembra Pega Ioiô, pega iáiá Melindrosas, almofadinhas, pierrots
e Arlequins Recordando as nossas origens |