FICHA TÉCNICA 1999

 

Carnavalesco     Jaime Cezário
Diretor de Carnaval     Roberto Almeida Gomes
Diretor de Harmonia     Marcos Antônio dos Santos (Marquinhos Harmonia)
Diretor de Evolução     Marcos Antônio dos Santos (Marquinhos Harmonia)
Diretor de Bateria     Renato de Almeida Gomes (Mestre Renatinho)
Puxador de Samba Enredo     Serginho do Porto
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Cristiano e Cíntia
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Marcelo e Alexandra
Resp. Comissão de Frente     Gabriel Cortês
Resp. Ala das Baianas     Maria Cristina da Silva Cardoso
Resp. Ala das Crianças     Não Possui

 

SINOPSE 1999

A São Clemente comemora e traz Rui Barbosa
para os braços do povo

Apresentação:

             Neste carnaval o G.R.E.S. São Clemente, se sente especialmente honrado de voltar ao Grupo Especial das Escolas de Samba. Como já é sua característica, ser política e socialmente adequada ao seu tempo foi buscar no bairro de Botafogo a inspiração para o Carnaval 1999.
             Fazendo uma homenagem ao seu mais ilustre morador, um brasileiro muito especial, que sem sombra de dúvidas esteve politicamente à frente de seu tempo com suas idéias e objetivos, e que nunca teve medo de levantar questões que ferissem interesses dos governantes de sua época.
             Assim, nos juntamos à Bahia e ao Rio de Janeiro, nas comemorações dos 150 anos de nascimento do homem que até hoje é orgulho para a nossa nação: Rui Barbosa.

Sinopse:

             Nossa história começa em 1849, em Salvador, Bahia: é o ano do seu nascimento. A família não tinha muitos recursos financeiros, mas zelava por uma boa educação. Logo aos 5 anos, sua vocação para grande orador começa a ser delineada. Com o incentivo do pai decora os discursos de grandes oradores da história. Realizou os estudos em Recife e em São Paulo e cedo ingressou na vida pública como deputado provincial e geral. Advogado, jornalista, político e diplomata, participou ativamente de movimentos decisivos na dinâmica da História do Brasil.
             Desde a juventude assume a postura de abolicionista, defendendo sempre a criação de um ensino técnico como base para a industrialização do país.
             Na sua vida agitada e fecunda, múltiplas foram as manifestações de seu pensamento, apurado por uma sensibilidade política que lhe permitia ver antes e melhor do que seus contemporâneos. Essa visão singular dos anseios populares e da direção adequada do país angariou-lhe, inclusive, inúmeras incompreensões ao longo de sua vida.
             Como homem comum, gostava do convívio familiar e das amenidades de cuidar do seu jardim. Amante do cinema, não perdia um bom filme de faroeste e apreciava ler uma boa revista de piadas.... Poucos homens públicos tiveram uma vida privada tão rica e diversificada de interesses quanto Rui.
             Apesar das dificuldades e perseguições nunca esqueceu suas idéias liberais. Sonhava com um Brasil melhor, onde a justiça social fosse uma bandeira de amor à pátria, mas foi na defesa dos direitos humanos que melhor consolidou sua figura de político. Um dos exemplos marcantes foi a defesa dos marujos que se rebelaram contra os castigos corporais na famosa Revolta da Chibata. Outro episódio foi a Revolta da Armada, quando defende os revoltosos, liderados pelo almirante Custódio de Melo, sendo por isso acusado de mentor intelectual do movimento, tendo de ir para o exílio na Inglaterra
             Como diplomata teve reconhecimento e respeito pela sua inteligência e competência, destacando-se como porta-voz das nações menos desenvolvidas e não se intimidando diante de poderosos, angariando, assim, a admiração e amizade de inúmeros estadistas. Eterniza-se na Conferência da Paz de Haia, na Holanda, onde não se intimida com a pressões das nações poderosas da época, levantando uma questão que até hoje é atual: as nações mais fracas não podem se curvar diante da vontade das poderosas, pois “Perante a ordem jurídica internacional todos os Estados são iguais”. Pela sua atuação nesta Conferência recebe o título de A Águia de Haia.
             Levou ao Congresso assuntos que abordavam interesses dos menos favorecidos, numa época em que só por pensar em tais situações poderia sofrer perseguições como comunista... Defendeu avançado plano de reformas sociais, onde constavam regulamentação de um salário mínimo, horas de trabalho, seguro ao trabalhador, entre muitas outras questões.
             Foi exilado, perseguido e caluniado, mas nunca deixou de acreditar no seu país...
             Foi um líder mais compreendido pelo jovens do que pela sociedade da época, combatendo sem tréguas o autoritarismo dos governantes da nação.
             E hoje, no cenário político brasileiro, seria um homem que, com inteligência e integridade, tomaria a defesa do povo..., um verdadeiro brasileiro, incapaz de colocar seus interesses pessoais acima dos interesses da nação...
             Na comemoração do sesquicentenário de nascimento de Rui Barbosa é o objetivo da São Clemente resgatar para os braços do povo este extraordinário brasileiro, que colocava o Brasil e seu real desenvolvimento acima de todos os interesses e que não media esforços nem sacrifícios para defender suas causas... Um brasileiro como poucos, e nós, como filha do bairro, não podemos deixar de exaltar e mostrar que, por trás da figura do aristocrata, existia um homem preocupado com os jovens, o proletariado, a educação, respeito aos direitos humanos... E que hoje deveria ser espelho para as novas e jovens lideranças políticas brasileiras... Venha participar conosco dessa homenagem, fazendo parte dessa festa...

             A São Clemente comemora e traz Rui Barbosa para os braços do povo!!!

Jaime Cezário

 

SAMBA ENREDO                                                1999
Enredo     A São Clemente comemora e traz Rui Barbosa para os braços do povo
Compositores     Ricardo Góes, Ronaldo Soares, Chocolate e Antônio
Minha escola faz a festa
Traz para o povo um baiano genial
Defensor da igualdade
A liberdade, o seu ideal

Uma luta pioneira
Nossa bandeira um país melhor
Reformas sociais ele pediu
Que agitaram esse meu Brasil
Idéias liberais abolição
E "Rui Barbosa" orgulha essa nação

O amor à Pátria ele fez valer
"Águia de Haia" nos faz vencer
A luz de um novo amanhã virá
Seu nome nunca vai se apagar

Mesmo exilado
Jamais abandonou seus ideais
O jornalista consagrado
Que a família amou demais

Jurista e diplomata se fez imortal
Tornou-se um brasileiro sem igual
Um líder nacional

O exemplo vai ficar
A luta não pode acabar
Os jovens vão se lembrar
O sonho irá brilhar

Vem recordar ser mais feliz
A São Clemente exalta o meu país