FICHA TÉCNICA 2006

 

Carnavalesco     Renato Lage e Márcia Lávia
Diretor de Carnaval     Pedro Nobre
Diretor de Harmonia     Gilberto "Cabeça Rica"
Diretor de Evolução     Gilberto "Cabeça Rica"
Diretor de Bateria     Marco Antônio da Silva (Mestre Marcão)
Puxador de Samba Enredo     Melquisedeque Marins Marques (Quinho)
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Reinaldo Teixeira (Ronaldinho) e Rita Therezinha Freitas
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Carlos Eduardo Júnior (Mosquito) e Mara Rosa
Resp. Comissão de Frente     Marcelo Misailidis
Resp. Ala das Baianas     Jurema Gastão
Resp. Ala das Crianças     Maria da Glória Neves

 

SINOPSE 2006

Microcosmo: o que os olhos não vêem o coração sente

Sinopse:

          "A experiência mais bonita que se pode ter é a do misterioso... Aquele para quem esta emoção é uma estranha, quem já não pode pausar para admirar e maravilhar-se, é como se estivesse morto" - Albert Einstein
          Vivemos a era das imagens. Nunca o homem usou tanto o sentido da visão para se comunicar. Estamos tão voltados para a grandiloqüência das coisas, atentos e envoltos aos volumes e proporções macrocósmicas do mundo, que não nos damos conta de que a fantástica dança da vida surge a partir de um universo muitas vezes não contemplado, mas tão próximo de nós! Um espetáculo dirigido por uma força universal, onde pequenas regras e funções regem o grande milagre da existência.
          Para o carnaval de 2006, buscamos inspiração justamente nas mínimas coisas do mundo que não chegam aos nossos olhos. A nossa proposta é enxergar os pequenos fenômenos naturais e criações humanas sob uma nova experiência sensorial que vá além da visão. Vamos ampliar os horizontes da percepção, fazendo-nos ver que a magnitude da vida é formada por conjuntos de fatores que se juntam, pequenos universos que coexistem e fazem girar a grande engrenagem que mantém o equilíbrio do cosmos.
          Embarcaremos na insólita viagem ao interior de nós mesmos, entre as unidades mínimas que se compõem de maneira tão organizada e formam a grande máquina humana. Uma expedição nos levando por caminhos inimagináveis, conduzida pela ânsia da descoberta e pelo mistério contido na harmonia entre tantos compostos, matérias e substâncias que se unem na construção da mais bem acabada obra de Deus.
          Quando crianças ficamos preocupados em crescer, sermos adultos, tornarmo-nos “grandes”. Mal temos tempo de cultivar a fértil imaginação infantil, que traduz o mundo de uma forma original, capaz de nos fazer viajar por universos fantásticos. De posse da Chave do Tamanho, vamos pensar “grande”, alcançar o país das pequenas maravilhas e descobrir o gigante MICROCOSMOS, um universo tão próximo de nós, mas tão distante dos nossos olhos, prisioneiros das teias dos grandes projetos e descobertas.
          Abram alas para o menor espetáculo da terra, da água e do ar! Penetraremos nesse admirável mundo mágico, ampliando a visão do universo microcósmico de importância vital para a manutenção do equilíbrio no planeta. Ao adentrarmos nesta nova dimensão, uma gota de água vira um grande oceano, que nos revela a vida que nasce no mundo submerso. Mergulharemos de olhos abertos nas profundezas de rios e mares para realizar o surpreendente e fascinante encontro com o fundo das águas, repleto de formas incertas, quase ausentes, labirintos e grutas de mil cores, seres e formas que convivem harmoniosamente sob as águas. Segredos guardados, alguns tão profundamente infinitos que nossos olhos jamais conseguiriam alcançar, não fosse a capacidade humana de ultrapassar a fronteira dos próprios sentidos e contemplar o milagre da vida além dos olhos, apenas com o poder da imaginação.
          No microuniverso da terra, uma pequena pedra se torna uma montanha. Ervas rasteiras, grandes florestas. Um pequeno reino onde um grandioso número de certos insetos executa o maravilhoso balé da fecundidade dançado aos sons da natureza, voa por entre as flores furtando-lhes o pólen e espalha os minúsculos pedaços de vida, futuras sementes que irão germinar no sêmen do solo. Um grande espetáculo que acontece a todo momento debaixo dos nossos olhos!
          Desta percepção natural, abriremos a mente para construir máquinas e invenções que simulam e reproduzem os seres naturais. Pequenas engrenagens que tornam possível o sonho de alcançar dimensões impensadas, desbravar os céus e mares na tentativa de vencer e compreender nossa pequenez diante da imensidão do cosmos. Dividimos o indivisível. Transformamos matéria em energia. Fragmentamos o tempo, mas nunca o dominamos. O relógio biológico não pára e a vida segue. Os olhos não vêem, mas o coração sente.
          E se a alma não é pequena, tudo vale a pena! Lutamos pela vida em batalhas contra microorganismos nocivos. Lembramos que a vida consome vida. É a grande certeza que temos: do pó viemos e ao pó retornaremos. Do invisível fomos criados e invisíveis novamente seremos. Se olharmos com atenção os ciclos vitais e permitirmo-nos enxergar com os olhos da alma, alcançaremos a grande verdade: no universo, cada parte está no todo e o todo está em cada parte. Por menor que seja ou pareça ser.

Renato Lage, Márcia Lavia e Departamento Cultural

Setores:

  1. Ampliando o olhar
  2. Milagre da vida
  3. Viagem insólita
  4. O menor espetáculo da terra
  5. O menor espetáculo da água
  6. O menor espetáculo do ar
  7. A vida vale a pena quando a alma não é pequena

 

SAMBA ENREDO                                                2006

Enredo     Microcosmo: o que os olhos não vêem o coração sente
Compositores     Tiãozinho do Salgueiro, Abs, Leonel, Luizinho Professor, Moisés Santiago, Waltinho Honorato, Fernando Magaça e Paulo Shell

O que sou eu no universo?
Simples ser humano
Grão de areia no deserto
Gota d'água no oceano
Minúscula partícula da criação
Grandiosidade, perfeição...
O homem nem nota, há vida em volta
Viaja Salgueiro
Em cada pequenina imensidão

Dia a dia uma sinfonia... pra sonhar
Infinito mundo colorido
O divino dom de renovar

E a vida gera vida... De valor essencial
Na água, terra e ar
Mantém o equilíbrio universal
Reluz desse mundo magia
A inspiração que faz a mente recriar
Num toque de sabedoria
Com ousadia faz transformar
E segue o tempo regendo a vida
E a luz do céu a nos guiar

Na batida de um coração
Tem mistérios e emoção
Ecoa no ar um canto de amor
A academia do samba chegou