FICHA TÉCNICA 1961

 

Carnavalesco     Fernando Pamplona
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     ................................................................
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 1961

Vida e Obra do Aleijadinho

No tempo de Aleijadinho

          Aleijadinho, um dos mais curiosos personagens, que marcou época pela sua existência exótica, tornando imortal o seu nome, suas obras e as cidades por onde passou.
          O Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa, nasceu a 29 de agosto de 1750, filho do notável arquiteto Manoel Francisco Lisboa e de uma escrava deste, Isabel.
          Sua compleição física, embora tivesse caracteres de raça branca, não era das melhores. Pardo ou mulato, baixo, gordo, malformado, os traços que lhe indicavam o cruzamento de raças eram: nariz um tanto afilado ou pontiagudo, cabelo basto, porém anelado.
          Devido a sua vida cheia de libertinagem, a existência devassa que levou, fazendo-se amigo de Baco, começou a percorrer a sua via crucis aos 47 anos.
          Data dessa idade o aparecimento do mal que o levaria a outra existência; aparece-lhe no princípio o sintoma da terrível doença, deformando-o de tal maneira que o seu nome foi trocado pelo da alcunha com que através da vida e dos séculos será sempre conhecido: Aleijadinho.
          A enfermidade, no entanto, não lhe tirou o ânimo para o trabalho, ao contrário, estimulou-o para novas tarefas. Datam de depois dessa fase as imagens dos Profetas no átrio do santuário em Congonhas e as figuras dos Passos, nessa mesma localidade.
          Quando se fala do gênio de que foi Aleijadinho na arte escultural, apontam muitos, com desmentindo desta afirmação, as figuras grotescas, que fogem às proporções normais, anjos por demais disformes.
          No entanto, é preciso que se saiba que a instrução de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, se limitava à leitura escrita, rudimentos de matemática, princípios de música e um pouco de latim.
          Não teve predecessores que o inspirassem, embora se possa admitir que alguns do seu tempo o influenciassem, conquanto isso nada significasse, pois cremos que a arte nasce com o homem.
          Acresce ainda que a maior parte de sua arte criadora foi aplicada na escultura religiosa, na feitura de anjos, de imagens, de nichos com traços sui generis.
          Não teve escolas, fundou ele a sua própria. Ele mesmo criou e impressionou, em predra-sabão ou cedro, os anseios de sua alma cheia de misticismo e ideal.
          Possuindo inimigos gratuitos, que lhe chicoteavam o amor próprio com risadas e chacotas, retratava-os muitas vezes nas suas criações. Citam-se, com exemplos, as imagens dos soldados romanos dos Passos da Paixão, em que se notam os pés tortos e desencontrados, narizes arrebitados, feições que traduzem hipocrisia e cinismo. De sua vasta obra, grande parte está em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, Congonhas do Campo, Mariana, Sabará e São João Del Rey.
          Nos últimos anos de sua vida, já completamente disforme, trabalhos às escondidas, ocultando-se sob uma coberta, e se alguém por acaso o descobrisse, ele o atacava com tal fúria que o visitante se via forçado a se retirar. Assim viveu o resto de seus dias - 37 anos - escondendo-se de tudo e de todos, falecendo a 18 de novembro de 1814, com 84 anos de idade.
          Citamos Vila Rica, hoje a cidade de Ouro Preto, como homenagem à localidade onde nasceu o grande escultor Aleijadinho, motivo do nosso enredo baseado na época em que ele viveu, entre os séculos XVII e XVIII.

"No tempo de Aleijadinho" será o título do enredo com que os Acadêmicos do Salgueiro, ao som dos seus tamborins, surdos e cuícas, se apresentarão ao povo no ano de 1961, sob a direção de Nélson de Andrade, com a colaboração de Fernando Pamplona e Dirceu Nery.
08 de fevereiro de 1961

 

SAMBA ENREDO                                                1961
Enredo     Vida e obra de Aleijadinho
Compositores     Juca, Duduca e Bala
Foi genial,
realizou
maravilhas sem igual
e de real valor,
incomparável na escultura nacional,
empolgando o nosso Brasil colonial.
Ô-ô-ô-ô-ô-ô-ô-ô-ô-ô-ô
Antônio Francisco Lisboa,
Aleijadinho,
o imortal,
ultrapassou a sua dor
com a arte escultural.
Foi o marco inicial da escultura nacional
projetando o Brasil
no conceito mundial.
Este grande brasileiro,
de rude formação,
legou ao Brasil e ao mundo inteiro
o barroco brasileiro,
nas cidades de Congonhas, Vila Rica, Sabará
e outras mais.
Lá-lá-lá-lá, lá-lá-lá-lá, lá-lá-lá
Revivemos a época
deste filho de Minas Gerais