FICHA TÉCNICA 1958

 

Carnavalesco     Hildebrando Moura
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     ................................................................
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 1958

Exaltação aos Fuzileiros Navais

Histórico do Carnaval - Enredo:

“UM SÉCULO E MEIO DE GLÓRIA À SERVIÇO DO BRASIL - CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS”

          A Escola de Samba “Acadêmicos do Salgueiro", tem o prazer de apresentar o seu enredo de Carnaval de 1958.
          Os sambistas da “Acadêmicos do Salgueiro”, que trabalham o ano inteiro para dar uma demonstração ao povo, que o samba também sabe enaltecer todos os homens de fibra nas artes, na ciência e nas guerras, não se esquecendo nem nos folguedos carnavalescos os verdadeiros heróis de nossa PÁTRIA, tanto no passado como no futuro, então rufem seus surdos e seus tamborins no ano de 1958 homenageando Um Século e Meio de Gloria, a esta arma tão brilhante que é a do “Corpo de Fuzileiros Navais”.
          Foi naquela era em 29 de novembro de 1807, retirando para o Brasil o Príncipe regente D. João VI, guarnecendo a Frota Real da Marinha, onde marcou a chegada ao Rio de Janeiro á 7 de março de 1808, neste era já no período colonial ficou acentuado o nome de Brigada Real da Marinha que veio por carta régia, mais tarde pela época de 1840 funcionou a mesma até no período de 1873 como Corpo de Artilharia da Marinha, passando então desta data até o ano de 1890, como Batalhão Naval, onde marcou época durante cinco anos de combatividade.
          Em 1895 teve como marco em transformar-se para Corpo de Infantaria da Marinha. E em 1908 depois de terem desenvolvidas as Corporações Militares de Terra e Mar e os exercícios de instrução física então, nesta época, passou a denominar-se Batalhão Naval mais categorizado. De 1934 até os dias atuais passou a chamar-se “Corpo de Fuzileiros Navais” numa força organizada basicamente que, a Marinha dispõem para cooperar com outras forças Navais na Defesa Nacional em todos os setores e dentro de vários meios de administração em nosso país.
          Neste Carnaval exaltamos está valorosa Corporação, comemorando a data heróica de 7 de março do ano 1808, que perfaz em nosso país, século e meios de existência a serviço de nossa segurança do mar e terra, nosso brilhantes soldados do Brasil.
          Como também saudamos o maior feito que teve o Corpo de Fuzileiros mais, tomando a frente de um grupo de saldados e fuzileiros o valente o corajoso, bravo e destemido 2º Sargento Francisco Borges de Souza, que no 6 de dezembro de 1864, apesar de gravemente ferido, colocando-se a testa seu pelotão em rápido o enérgico arranco para frente, conseguiu entrar forte, arriando a Bandeira Uruguaia e subjugando o inimigo com o fogo sua tropa, garantindo deste modo a entrada restante do destacamento que teria sido detido na ocasião do assalto no “Forte Sebastopol”.
          Os Acadêmicos do Salgueiro, apresentam, seu cortejo carnavalesco o enredo divididos em diversas partes a saber:

  1. Abrindo o cortejo um carro alegórico com Abre Alas, em Homenagem ao Comando, onde veremos a 1º Ministro da Marinha (Conde de Abádia) e o Ministro atual (Almirante Alves Câmara), os quatro Almirante vivos Corpo de Fuzileiros Navais (Almirantes Milciades, Seabra, Carmago e o atual Comandante do Corpo Almirante Serejo) todas as figuras compõem-se em bustos, mais um fuzileiro antigo e um fuzileiro atual., ao lado uma pintura.

  2. A Coroa de D. João VI, em homenagem ao responsável pela criando e vinda da antiga Brigada Real hoje Corpo de Fuzileiro Navais, onde estará presente a Rainha da Escola.

  3. Dois lanços que na hora do julgamento os mesmos se transformarão em só carro, para dar uma demonstração real da tomada do Forte Sebastopol, aparecendo em primeiro lance o destemido 2º Sargento Borges de Souza.

  4. Volteando os carros e na frente dos mesmos, como também na retaguarda, teremos sambistas e pastoras ricamente trajados (trajes da época de 1808 à 1934) representado todas as fardas que até a presente data passou, desde a organização como Brigada Real até a presente data.

  5. Bateria composta com cento e cinquenta figurantes tendo a frente nossa baliza, que com o seu ritmo contagiante fazem vibrar essa massa que compõem a grande Academia de Samba do Salgueiro.

  6. Evoluindo com graça e harmonia, acompanhando as alegorias, baianas ricamente trajadas, tendo em suas saias aplicações e bordados alusivos ao enredo.

  7. Comissão de frente em 4º Uniforme (branco de gala), dirigindo os seus cumprimentos e agradecimentos as autoridades presentes, à imprensa ao povo amigo.

Hildebrando Moura

 

SAMBA ENREDO                                                1958
Enredo     Exaltação aos Fuzileiros Navais
Compositores     Djalma, Carivaldo da Mota e Graciano Campos
Já vens exaltando em teu seio
há um século e meio
o auriverde pendão do Brasil.
Ajudaste a Nação a crescer,
dela hás de ser
sentinela varonil,
por ela nunca fracassaste jamais
e temo um exemplo em cada dia
em teu garbo e valentia,
Corpo de Fuzileiros Navais,
tua força pioneira
da Marinha Brasileira.
Lá-rá-lá-rá-lá-rá-lá-lá-rá-lá-rá-lá-lá-lá-lá-rá-lá-rá-lá-rá-lá-rá-rá-lá-rá
E por isto beste aniversário
te felicitamos,
homenagem aos teus bravos prestamos
na tomada de Sebastopol ,
e por ato de heroísmo sem escol
no coração do Brasil repousa
o nome imortal do Sargento Cosme de Souza.