FICHA TÉCNICA 2004

 

Carnavalesco     Sandro Gomes
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     Alan Lopes (Mestre Alan)
Puxador de Samba Enredo     Antônio Carlos
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Jeferson e Denadir da Silva Inocêncio
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 2004

A riqueza da criação em cada canto deste chão

Justificativa:

          Em busca de inspiração, o Renascer viaja pelo esplêndido Brasil e encontra o artesanato brasileiro.
          Um Brasil, onde vivem e lutam diversificados artesãos brasileiros e de pessoas oriundas das mais diversas partes do mundo, integradas a nossa cultura.
          Nós podemos ver e sentir esse amor na unidade nacional de nossa gente.
          Assim o GRES RENASCER DE JACAREPAGUÁ apresenta para o carnaval de 2004 o enredo "A RIQUEZA DA CRIAÇÃO EM CADA CANTO DESTE CHÃO". Para que você folião conheça ainda mais o seu país.
          Esta obra mostrará artesanalmente as coisas lindas que existem por esse Brasil afora que embalamos em nossos sonhos fazendo-nos viver momentos de alegria e fantasia.

Sinopse

          Viajando por este imenso e maravilhoso país, tendo contato e convivência com povos que, por falar a mesma língua (exceto os índios), mantêm seus hábitos e costumes distintos de suas regiões, legados de seus antepassados.
          Deparando-nos com estas fascinantes realidades culturais e distintas, empenhamos-nos ao máximo para reunir um pouco do artesanato popular brasileiro e indígena de todas as regiões do Brasil em um só lugar.
          Do sul ao norte, centro oeste, sudeste e nordeste, divulgamos, com respeito e valorização, expressões do folclore artesanal e culturas indígenas através de seus artesanatos.

Norte - formado pelo Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Conheceremos a região norte, pelo grande numero de tribos indígenas que esculpem na madeira formas de bichos, plantas, bonecos, e cerâmica, fazem a arte pela arte.
          Os indígenas contribuem com 05 artesanatos fazendo varias peças na confecção de seus enfeites tirado das plantações de algodão, vários trançados de palha, trançado de diademas de cocar, os abanos, as esteiras, as redes e os mais variados tipos de cestas, geralmente usam a arte da pintura geométrica, não podemos esquecer a rica cerâmica marajoara e os objetos de cabaça pintadas e coloridas. Os indígenas têm uma arte muito especial nas artes plumárias, fazem enfeites extraordinários com penas e uma riqueza impressionante de cores.

Centro-Oeste - formado pelos estados: de Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, deparamos na região com os artesanatos indígenas da reserva do Xingu. Os Carajás e a madeira trabalhada há vinte cinco anos, os bonecos de madeira os licocós, que são procuradíssimos pelo povo.

Nordeste - formado pelos estados Alagoas, Bahia, Ceará, F.Noronha, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Juntos pelo nordeste mostrando-lhes os artesanatos em fibras naturais, redes, peças em barro, garrafas coloridas e madeiras, sem deixar de citar o trabalho feminino de agulhas, e as mulheres rendeiras onde se encontram vários tipos de rendas. Um verdadeiro arsenal de artistas populares, e cerâmicas de excelentes qualidades, A jangada é usada na pesca quando bem cuidada pode até durar cinco anos.
          Mestre Vitalino fez da cerâmica figueira um artesanato permanente. São Luiz a cidade dos azulejos nos velhos sobradões a obra de artesanato desenhado um a um. A vaidade do cangaceiro, os chapéus enfeitados de signo do Salomão e bordados. As louças baianas, moringas, porrões, panelas de barro, alguidares e quartinhas, o uso do metal e ferro são representados no candomblé.

Sul - formado pelos estados Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Chegamos à região Sul formada por esse povo alegre e rico cm tradições os artesanatos foram se transformando pouco a pouco. É o caso de suas cestarias, mantas, panos, peças em fibras, vime, couro, das selarias, dos calçados, da prata, das peças do chifres, das cerâmicas e os trajes.E que fazem parte do dia do povo do interior paranaense, catarinense e gaúcho. "As jóias do gaúcho" o famoso bocal do chimarrão e a bomba, e as fivelas de prata.

Sudeste - formado pelos estados: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, na região sudeste veremos o que tem de artes e artesanatos Espírito Santo e em Minas Gerais, os artesãos expressam seu espírito criador na escultura de madeira e na pedra sabão. O Aleijadinho esculpiu gente e anjos; desenhou altares e igrejas inteiras; executou uma infinidade de obras de arte.
          As imagens de Aleijadinho possuem além de uma intenção artística piedade cristã. A arquitetura barroca mineira tem um de seus melhores exemplares no conjunto religioso.
          Nesse mundo de música, poesia e anseio Iibertário viveu o Aleijadinho, semeando obras de arte. E dois gênios diferentes disputaram o seu espírito: o arquiteto e o escultor. São Paulo, quando se aproximam as festas de natal nas cidades tradicionais apresenta-se os santos de barros e o presépio. Rio de Janeiro com o que tem de mais belo e fascinante o maior espetáculo da terra, o artesanato carioca é encontrado em várias partes das cidades litorâneas e nas feiras "hippies". O artesanato brasileiro ê vasto.
          Por isso torna-se difícil apresentá-lo em poucas páginas para que se obtenha uma visão integral desta imensidão artística.

Sandro Gomes

Ordem do Desfile:

Comissão de Frente: A Pomba, símbolo do G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá, no sentido figurado encontra o artesanato brasileiro

1º Setor:

Carro Abre –alas ( Norte e Centro Oeste )
1ª Ala
=> Arte Indígena
2ª Ala => Arte Plumária
3ª Ala => Pinturas Geométricas – Baianas
4ª Ala => Palha Trançada
5ª Ala => Arte Carajás
6ª Ala => Cerâmica Marajoara

2º Setor

2º Carro ( Nordeste )
7ª Ala
=> Arte Baiana
8ª Ala => Aparamento dos Orixás
1º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira
9ª Ala
=> Vaqueiro Nordestino – Bateria
10ª Ala => Mulher Rendeira – Passistas
11ª Ala => Cangaceiro Vaidoso

3º Setor

12ª Ala => Trajes Gaúchos
3º Carro ( Sul )
13ª Ala
=> As Pratarias
2º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira
14ª Ala
=> Peças de Chifre
15ª Ala => Bonecos de Pano – Crianças

4º Setor

16ª Ala => Arte Mineira e Barroca
4º Carro ( Sudeste )
17ª Ala
=> O Carnaval
18ª Ala => Os Rippies
19ª Ala => Velha Guarda
20ª Ala => Compositores

Bibliografia:

  • Rodrigues, Sesé Francisco. Artesanato e Arte Popular. Bahia 1951

  • Coimbra, Silvia Rodrigues. O Reinado da Lua, Escultores Populares do Nordeste 1º ed RJ – Salambra 1980

  • Gouveia Vieira, Eduardo Eugênio. Obra Social o Sol Artesanato Brasileiro – Relatório 2002

  • Equipe – Parreira, Roberto – Geisel, Amália Lucy – Frejat, Jaime – Miranda, Ana Maria. Artesanato Brasileiro – Publicação Funarte – 1978

  • Maynard Araújo, Alceu Cultura Popular Brasileira – 1º ed. Melhoramentos – 1973

  • Mafra de Souza, Alcidio. Coleção Museu Brasileiro / Museu de Folclore – Funarte projeto coleção RJ 1981

  • Acquarone, Francisco. Historia das Artes Plásticas no Brasil – 1º ed Americana – 1980

  • Schmitz, Miguel Henrique. Mão Gaúcha – ed Fundação Gaúcha do Trabalho – 1978

  • Ribeiro, René Vitalino – Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais – Recife 1972

  • Rabelo, Silvio – Os artesãos do Padre Cícero, Condições Econômicas do Artesanato de Juazeiro do Norte – ed Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais – 1972

  • Jornal do Brasil – Os Artistas da Civilização do Barro – 1973

  • Grandes Personalidades da Nossa Cultura – 1º ed – Abril Cultural – 2002

  • Brasil Lendas e Costumes – ed. Três – informativo

  • Imbroisi, Renato – A Arte Brasileira Handicraft – ed Talento – 2002

Agradecimentos:

  • Sr. Flávio Martins Rodrigues – Presidente ONG – O Sol Artesanato Brasileiro
    Rua Corcovado, 213 – Jardim Botânico – CEP 22460-050 – Rio de Janeiro – RJ
    www.artesanato-sol.com.br

 

SAMBA ENREDO                                                2004
Enredo     A riqueza da criação em cada canto deste chão
Compositores     Aluísio Machado, Luisinho Oliveira, Jorge Lourinho, Alexandre Valle e Henrique Guerra

Pra falar de artesanato
O seu retrato, meu Brasil, vou revelar
Nesta viagem fascinante
Sou poesia nessa festa popular
No norte, na madeira o corte
Traço forte na inspiração
Pinturas em geometria
Os Carajás com sua tradição

Meu Renascer é cultura, é paixão
É o brilho do artesão na passarela
Ação, reação, o povo feliz
Em cada canto desse meu país

No nordeste, o toque feminino a encantar
Olê, mulher rendeira, mulher rendá
Mestre Vitalino, a arte, o candomblé
A fibra, a vaidade no cangaço
Jangada não tem medo da maré
No sul faz, frio,
mas a imaginação aquece a vida
A fé, a devoção, é o sudeste em harmonia
Aonde a arquitetura barroca contagia
Presépio, feira hippie, sedução
Nossa riqueza é o poder da criação

A arte é destaque em todas as partes
Fascinação do Oiapoque ao Chuí
É Carnaval e o Renascer vai sacudir
Retratando a arte na Sapucaí