FICHA TÉCNICA 2011

 

Carnavalesco     Paulo Menezes
Diretor de Carnaval     Amauri de Oliveira
Diretor de Harmonia     Amauri de Oliveira
Diretor de Evolução     Amauri de Oliveira
Diretor de Bateria     Thiago Diogo de Souza Salgado (Mestre Thiago Diogo)
Puxador de Samba Enredo     Luizinho Andanças
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Diego Falcão e Denadir da Silva Inocêncio
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Rodrigo França Alves da Silva e Daniella Soares Reis
Resp. Comissão de Frente     Alice Arja
Resp. Ala das Baianas     Sandra Maria de Faria Trindade
Resp. Ala das Crianças     Mônica e Verônica
Resp. Galeria de Velha Guarda     Olinda Gama de Carvalho

 

SINOPSE 2011

O sonho sempre vem pra quem sonhar...

Sinopse:

"Voar é com os pássaros
Sonhar é com a gente
porque eles têm asas
e nós temos a mente
que nos permite voar
de um jeito bem diferente
ir - sem sair do lugar -
ao futuro lá na frente
e além de ir, enfeitar,
construir e habitar
uma realidade inexistente
como se fosse real
o que é apenas sonho,
realmente."

          - Sonhar parece coisa de gente que vive de fantasia, fora da realidade!
          Quantas vezes já ouvi: Caia na real!
          Mas hoje eu te proponho: Caia no sonho!
          Sonhe acordado, com o impossível e o improvável.
          Use a imaginação!
          Conheci muitas pessoas que também sonhavam, mas não tiveram coragem de lutar pelo que acreditavam, e foram deixando que seus sonhos se esvaziassem. Sonhando sozinhas... desanimaram.
          Sonharam o sonho dos outros, nunca foram protagonistas, somente figurantes.

"o sonho é a fotografia
de um tempo muito esperado
que dorme dentro da gente
sonhando ser acordado
... o sonho é a expressão
do nosso mundo sonhado"

          - Sempre vivi num ambiente de sonhos. Que sorte!
          Ainda menina, cresci cercada de finas companhias, com tantos sonhos quanto eu, só que maiores e mais importantes, sonhos de gente grande. Aníbal Machado, meu pai; Drummond, Cecília Meirelles, Eneida, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e muitos outros.
          Que prazer senti em conhecer tanta gente diferente, inusitada!
          Pareciam nem viver neste mundo...
          Fez parte da minha essência: sonhar!

"(...) sonhos que viraram história (...) sonhos que nos enchem de esperança sonhos pra quando a gente crescer e sonhos de voltar a ser criança"

          - Fiz do meu dia-a-dia sempre uma história diferente, pois queria ter a cada minuto um encontro com a liberdade e a fantasia, o sonho e a ilusão.
          Ninguém me contava as histórias que queria ouvir, por isso criava as minhas.
          Vivi a aventura de perseguir meus sonhos, ainda que para muitos esses sonhos fossem utopia, coisa de "gente doida", levei-os adiante, fazendo com que outras pessoas acreditassem neles e os tornassem realidade.
          Transformei o natural em maravilhoso, a realidade em fantasia, um pedaço de pano e papel pintado em personagens vivos. Através dos bonecos consegui atingir a alma da criança e da "criança" que os grandes guardam dentro de si, fazendo-os crer no irreal, e viver dentro dele, tão próprio do espírito infantil.
          Meu sonho: surpreender, divertir, encantar. "Tem sonhos de todos os tipos pra todos os gostos e agitos (...) sonhos que são mesmo da gente e sonhos emprestados (...) sonhos de crescer, de mudar o mundo e sonhos de ir viver bem distante deste mundo Sonhos de todas as cores, formas e tamanhos (...) e sonhos que todos podem sonhar a qualquer hora do dia em qualquer tempo e lugar"
          - Criança é um ser que acredita. Quando começa a deixar de acreditar finge que acredita. É o faz de conta. E fiz de conta tantas coisas! Misturei, inventei e reinventei de tudo. Já fui herói e bandido, já fui boa e fui má.
          Já fui menino sonhador e até matei um dragão. Fui ladrão, roubei fórmulas, cebolinhas, receita e colar. Conversei com Deus e fui bicho que nem existe. Brinquei de bangue-bangue, fui artista de circo e viajei na corcunda do vento. Já tive medo de gente, conheci o mundo inteiro e tive a audácia de deixar um rei sem roupa.
          Imaginei que fui fantasma, marinheiro, palhaço, músico, velha, detetive, jurado, juiz, xerife, bruxo, pirata e até cavalo. Fui tudo o que eu quis ser.
          Inventei tanta coisa, até um teatro! Ah, o meu Tablado! Só não inventei que eu era escritora, porque isso... ah eu era!

"Há sonhos pra se sonhar sozinho
e sonhos pra se sonhar a dois
sonhos que muitos já sonharam antes
e que muitos sonharão depois
sonhos pra se sonhar em vida
e sonhos pra depois (...)"

          - Criei meus sonhos principalmente porque quis mexer com a emoção e o inconsciente das pessoas. Procurei em cada um de nós aquilo que parecia e precisava, nos dar um motivo maior para viver. Ainda quero sonhar muito, sonhar alto e fazer sonhar. Sonho que as minhas histórias sejam sempre recontadas e reinventadas, pois a cada reinvenção, o meu sonho continua, e cada criança que a ouve, um dia cresça e conte aos seus filhos, para que estas histórias recomecem. Sonhou?
          Maria Clara Machado, reinventada por mim, Paulo Menezes

Paulo Menezes

*O texto em itálico é parte do poema Sonhos de autoria de Geraldo Eustáquio de Souza

Porto da Pedra apresenta novo presidente nesta quarta-feira
 Uberlan Jorge de Oliveira passa o posto para Francisco José Marins Ferreira
 A Unidos do Porto da Pedra apresenta nesta quarta-feira, 27, seu novo presidente.  Francisco José Marins Ferreira receberá o cargo por Uberlan Jorge de Oliveira, em uma solenidade para a comunidade, convidados e imprensa, na quadra de ensaios da agremiação, às 21h. Uberlan, que por nove anos consecutivos esteve à frente da agremiação, deixará a presidência por questões de saúde, mas faz questão de afirmar que seu coração e seu empenho continuam os mesmos pelo Tigre de São Gonçalo.
  “Foram nove desfiles consecutivos no Grupo Especial do Rio de Janeiro, o que é uma tarefa muito difícil, mas que foi muito bem sucedida. Agora, me afasto da presidência por conta do cansaço natural e pela necessidade de intensificar os cuidados com a minha saúde. Mas meu coração continua aqui e estarei sempre lutando pela escola. Tenho certeza de que a administração do Francisco, de quem gosto muito, será marcada pela competência e pelo sucesso. Estou feliz, pois esta é uma transição que mostra que a Porto da Pedra é uma escola  cada vez mais forte”, afirmou Uberlan.
  Francisco, que atuou como Diretor de Cultura e Desenvolvimento do Tigre, afirma que terá uma gestão voltada para a comunidade, para o fortalecimento da imagem e do trabalho da Porto da Pedra.
 “Nosso trabalho será focado totalmente na comunidade, pois somente desta maneira vamos dar visibilidade à escola e fortalecer sua marca no carnaval carioca”, afirmou o novo presidente.
 Um presidente carismático e com perfil de gestor
 A chegada de Francisco José Marins Ferreira à Presidência da Porto da Pedra faz com que a escola tenha à sua frente um líder querido pela comunidade e ao mesmo tempo com uma longa e bem sucedida trajetória profissional,  cuja experiência e know-how serão levados para sua gestão. Francisco é gerente da Área de Educação e Cultura Empreendedora do SEBRAE/RJ, onde atua, entre outras funções, na coordenação do programa de treinamento empresarial, na articulação com parceiros internacionais para a implementação de Programas Educacionais, e na articulação junto aos órgãos municipais, estaduais e federais para a disseminação da cultura empreendedora nas escolas de ensino fundamental, médio e superior. Licenciado em Ciências Econômicas pela Fundação Brasileira de Educação, tem ainda MBA em Formação de Consultores de Empresas de Pequeno Porte pela Universidade de São Paulo (USP),  e pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos, ênfase em Planejamento Estratégico, pela Universidade Católica de Petrópolis. Na Porto da Pedra, foi reconhecido pela competência de sua atuação como diretor de Cultura e Desenvolvimento, dando suporte a inúmeros  projetos inovadores e bem sucedidos.
 A Quadra da Porto da Pedra fica na Avenida Lúcio Tomé Feteira, 290, Vila lage – São Gonçalo.
 OBS:
 Prezados jornalistas,
        Solicitamos confirmação – via e-mail da assessoria da escola – no evento desta quarta-feira, 27, para que possamos acomodá-los no espaço reservado à imprensa. Após apresentação oficial, o novo presidente concederá entrevistas somente aos veículos credenciados.
 assessorportodapedra@gmail.com ou leandrovalenteassessoria@gmail.com
 Atenciosamente,
 Leandro Valente
 Assessor de Imprensa GRESU Porto da Pedra
 Amauri de Oliveira assume a direção de carnaval da Porto da Pedra
 Amauri de Oliveira: reforço para o carnaval do Tigre
 Um desfile grandioso. Este é o lema da direção da Porto da Pedra para o carnaval 2011. E para integrar a equipe do novo presidente Francisco José Marins, a vermelha e branca de São Gonçalo oficializou a contratação de Amauri de Oliveira como diretor de carnaval. Com 18 anos de experiência  e com passagens pela Viradouro e Vila Isabel, Amauri afirma estar feliz em voltar para a Porto da Pedra e acredita em uma excelente apresentação do Tigre no próximo desfile.
 “É um enorme prazer e motivo de felicidade estar retornando para a Porto da Pedra. Com o enredo “O sonho sempre vem pra quem sonhar...”, vamos levar para a avenida um grande carnaval. Estou muito otimista com o direcionamento do trabalho que estamos desenvolvendo e, certamente, isso será refletido na avenida.” – contou Amauri.
 
Vice-presidente da Porto da Pedra promete fazer chover na avenida
 Moisés Carvalho revela detalhes do carnaval do Tigre
 Moisés Carvalho: trabalho intenso para um grande carnaval
 
            Ousadia e Inovação. Estes serão alguns dos ingredientes do desfile da Porto da Pedra no carnaval 2011. Com o enredo “O sonho sempre vem pra quem sonhar...”, de autoria do carnavalesco Paulo Menezes, a vermelha e branca pretende encantar o público com as novidades que levará para a Sapucaí. Segundo Moisés Carvalho, vice-presidente da escola há quatro anos e atuante na agremiação desde 2001, o Tigre de São Gonçalo está nos preparativos para um dos maiores carnavais de sua história. Uma das revelações feita pelo dirigente é uma chuva artificial - que simulará um dilúvio - e que está sendo preparada para uma das alegorias.
 
           "Vamos fazer chover na avenida. O efeito especial está sendo preparado em um dos nossos carros alegóricos. A Porto da Pedra irá surpreender na avenida. O público verá inovações, ousadia e uma escola grandiosa. Estamos criando um dos maiores carnavais do Tigre de São Gonçalo". - afirmou Moisés
 
            Ainda segundo o vice-presidente, a Porto da Pedra terá uma preocupação redobrada com a comunidade nesta nova fase.
 
           "Precisamos valorizar cada vez mais nossa raiz. Com a chegada do presidente Francisco, daremos continuidade ao trabalho. Porém, sempre voltando os esforços para nossa comunidade. Nossa equipe está unida e preparada para um grande espetáculo. A largada foi dada na última terça-feira, quando apresentamos nossas fantasias no teatro Carlos Gomes em uma super festa”. - contou Moisés.
  
 Atenciosamente,
 
Porto da Pedra comunica saída do diretor geral de harmonia
 
         O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra, por meio de sua assessoria de imprensa, comunica o desligamento do diretor geral de harmonia Luiz Carlos Amâncio de Sá para o carnaval 2011. A agremiação objetiva novas estratégias e metodologias de trabalho, que integram as mudanças internas da nova gestão.
 

 

SAMBA ENREDO                                                2011
Enredo     O sonho sempre vem pra quem sonhar...
Compositores     Bira, Robinho, Diego Ferreiro e Porkinho
Um pedaço de papel
Pano, cores, ilusão
Vai girando o carrossel
Nas asas da imaginação
Clara, "a menina dos meus olhos"
Criadora do impossível, sonhadora feito eu
Em tudo que ela escreveu
Um aprendiz de feiticeiro a formular o amor
E a princesa recebeu a flor
A fera foi pra outra dimensão
Amigo de Deus, Noé entendeu
O mundo em transformação

A bruxa boa vem aí, eu quero ver!
O saboroso elixir, eu vou provar!
No vento vendaval da liberdade,
Um samba de verdade vai passar

Quem não sonhou jamais amou
Não sabe o que é se libertar
Não viu o trem, nem o colar…
O sonho sempre vem pra quem sonhar!
Vai, vai, vai, vai, vence logo esse medo
"Prega uma peça" à esperança…
Vem no galope o corcel, feito azul do céu
E a magia da criança
Em busca d`alegria, seu poder de encantar
Criando sonhos, recriando a fantasia a brincar

No Tablado consagrando a criação
É a arte, vida em transformação
Meu Tigre chegou, aplausos no ar
É Clara que me faz sonhar!