FICHA TÉCNICA 2010

 

Carnavalesco     Paulo Menezes
Diretor de Carnaval     Moisés Carvalho
Diretor de Harmonia     Guilherme Nóbrega
Diretor de Evolução     Guilherme Nóbrega
Diretor de Bateria     Thiago Diogo de Souza Salgado (Mestre Thiago Diogo)
Puxador de Samba Enredo     Luizinho Andanças
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Diego Falcão e Alessandra Bessa
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Rodrigo França Alves da Silva e Vanessa Mota Pereira de Carvalho
Resp. Comissão de Frente     Alice Arja
Resp. Ala das Baianas     Sandra Maria de Faria Trindade
Resp. Ala das Crianças     Mônica
Resp. Galeria de Velha Guarda     Olinda Gama de Carvalho

 

SINOPSE 2010

Com que roupa... eu vou? Pro samba que você me convidou

Sinopse:

          Moda e arte sempre caminharam juntas, mesmo que inconscientemente.
          A cada mudança de pensamento, de comportamento e de linguagem artística, o homem acompanhava com a sua maneira de vestir esta evolução.
          É possível contar a história da humanidade de diversas maneiras, mas sempre que nosso interesse for a arte, veremos a moda, ao seu lado, se apropriando destas características artísticas para si, e então, poderemos compreender, através da maneira do homem se vestir, como ele se comportou social, política e economicamente, pois a maneira de pensar vai influir diretamente nas suas escolhas estéticas.
          A Moda é uma arte que não veste telas nem muros, ela se expressa no movimento dos corpos, de acordo com a ideologia, o desejo de cada um. Como os belos quadros, ela representa a voz do seu criador.

“A moda é passageira, sua história, não”
                                                  Marco Sabino

Antes da Moda

          O homem nasceu nu.
          Não se sabe ao certo a partir de quando ele começou a se vestir, aliás, a se cobrir com a pele dos animais. Terá sido por proteção? Por misticismo? Isto nunca saberemos, mas, a partir dali, estava plantada a semente da vaidade no ser humano e a sua vestimenta vai passar, durante muitos séculos, a determinar a sua condição social.
          E a arte já estava presente ali, pois o homem passa a se expressar através de pinturas e desenhos nas cavernas. O conceito ainda não estava formado, mas era um embrião.
          Quando falamos em moda na pré-história a primeira imagem que nos vem à mente são os Flintstones, que nos leva a fantasiar que naquela época tudo era “fashion”, divertido. Mas das peles costuradas com tripas de animais por agulhas de marfim até a invenção do tear, vão-se muitos milhares de anos.
          Na Antiguidade, teremos o surgimento de grandes civilizações, que se caracterizavam principalmente pela religiosidade, a distinção social vai ficar muito acentuada neste período, pois quanto mais tecido, maior o poder. Neste período os ornamentos e as jóias vão começar a ganhar destaque.
          Nem sempre os homens usavam calças e as mulheres saias, isso é coisa moderna. Algumas vezes já foi o contrário, pois de um quadrado de pano, eram feitos saias, saiotes, túnicas que eram amarradas, costuradas ou drapeadas, que em alguns momentos nos remetem à arquitetura lembrando as colunas dos templos.
          E a roupa escurece, ganha tons sóbrios, a arte também. A religiosidade aflora. A arte era inspirada pela fé e a roupa segue o mesmo caminho. A silhueta não era o mais importante, e sim a quantidade de tecido que a cobria.
          A intenção era tocar a Deus, chegar mais perto do céu, e assim a silhueta foi se alongando, lembrando as torres das catedrais. Os vitrais góticos vão influenciar em cores a indumentária, mas sempre com ares sombrios.
          Este período marca uma descoberta que vai acompanhar o homem até nossos dias e vai exercer um papel fundamental na sua vaidade: o espelho.
          Narciso mandou lembranças!

No renascer do homem, nasce a moda

          Renasce o homem, surge a burguesia, o brocado, o veludo, e com eles o alfaiate. Os tempos eram outros, e a roupa mudou. A busca do ideal de perfeição, representada nas artes, também se faz presente nas roupas.
          O homem voltou a olhar para si.
          O mundo começou a se movimentar, e o homem vai começar a movimentar também a sua maneira de vestir, e essas mudanças se tornarão cada vez mais freqüentes.
          A ciência e a razão são mais fortes que a emoção, e com isso surgem as golas, que vão se tornar cada vez maiores, para valorizar a mente, em sobreposição ao corpo, e aos mais pobres também.
          Em contraposição a este ideal, vemos surgir mais tarde, um novo movimento que mostra certa tendência ao bizarro, ao assimétrico, ao extravagante, ao apelo emocional. O Rei francês Luiz XIV vai marcar este período como o grande responsável pelas extravagâncias da época, que serão assimiladas por toda a Europa.
          As roupas masculinas se sobrepõem às femininas, ganhando ares de fantasia, com as silhuetas mais amplas.
          Perucas, rendas, fitas, salto alto, plumas... E as mulheres ficam para trás.
          E as artes seguem este mesmo caminho barroco, caracterizado pela monumentalidade das dimensões, opulência das formas e excesso de ornamentação.
          O homem, aos poucos, vai se tornando mais romântico, sem deixar de lado os exageros. Tudo é mais leve, foi um período de liberdade de movimentos, da sensibilidade e do espírito.
          As pessoas pareciam bonecos de porcelana, com perucas e cabelos empoados, lembrando verdadeiros bibelôs.
          Os homens vão ficando mais esbeltos no vestir deixando de lado a exuberância e entregaram-na as mulheres, que trouxeram para si o direito as transformações, com anáguas imensas e cinturas finíssimas.
          O homem do rococó é um cortesão, amante da boa vida e da natureza.
          Com o período neo clássico, vão surgir os primeiros figurinos de moda, e a influência grega vai determinar não somente a arte como a moda. A silhueta se afina e se alonga, desaparecem as caudas, lembrando novamente colunas, e o homem se simplifica cada vez mais.

Um novo tempo

          Vira o século, novos rumos, novos ares, novas artes.
          Uma arte nova vai dar à moda uma nova linguagem. A mulher fica mais sinuosa, as linhas são mais leves, chapéus, laços e flores. O mundo fica mais rápido e isto vai influenciar o vestir. As mudanças são mais rápidas, assim como os movimentos dos artistas.
          Começam a surgir os primeiros estilistas e a cada dia surgem mais e melhores.
          O mundo avança, novos movimentos vêm em contraponto a esta nova arte, mais moderna, mais geométrica.
          A moda já tomou conta do mundo, ele se torna cada vez menor e mais rápido. E ela vai se tornando cada vez mais efêmera.
          A cada dia, novos traços, novos modelos, novas coleções e o homem quer sempre mais, pois moda é tudo, menos tédio.
          O que ficará de herança para a história neste século? É difícil saber, mas temos certeza que alguns momentos se eternizarão: a invenção da mini-saia, do jeans e da camiseta. Isto ficará para a história, juntamente com um personagem desse tempo que jamais será esquecido: Mademoiselle Coco Chanel. Ela deixou de criar moda para criar estilo.

Antropofagia

          E o Brasil?
          Como num movimento antropofágico, nós absorvemos todas essas influências e hoje fazemos uma moda com a cara do Brasil, atraindo os olhares do mundo para a nossa arte. Arte sim, pois fazer moda é fazer arte, é contar História, observando e utilizando as formas que também estão na arquitetura, na escultura, na pintura, na musica, na literatura e, sobretudo, no véu cultural que já cobriu ou irá cobrir nossa sociedade.

“Moda é oferta. Estilo é escolha. Faça as suas”
                                                                Glória Kalil

          Desde muito tempo, quando o homem cobriu seu corpo pela primeira vez, seja por necessidade de proteção, magia ou poder, ele descobriu um sentimento que, a partir de então, iria definir toda a sua conduta: a vaidade.
          E é este sentimento que estará presente em todo o processo histórico da evolução da humanidade. Seja na pré-história, no surgimento das grandes civilizações, nas idades das trevas e da luz, no período moderno ou contemporâneo, veremos o homem sempre em busca do “belo”, espelho fiel das mudanças sociais e culturais, e da multiplicidade de formas nas quais se exprime a criatividade humana.

Paulo Menezes

 

SAMBA ENREDO                                                2010
Enredo     Com que roupa... eu vou? Pro samba que você me convidou
Compositores     Bira, Porkinho e Heitor Costa
Sonhar o figurino do artista
Acreditar nesta conquista, pra vaidade cultivar.
Há muito tempo o homem deu no couro,
Encontrou esse tesouro,
De roupa resolveu chamar.
Mas eis que o objeto do desejo,
Na magia do lampejo, se aproximou de deus.
O tempo é uma roda que não para,
Quando a razão se fez mais clara,
A humanidade renasceu!

Eu sei que a arte caminhou,
Modéstia à parte encontrou
Na moda a luz da emoção,
Em cada estilo uma expressão.

Sou o cortesão da minha arte,
Eu sou o rococó dessa folia.
Ao vestir simplicidade,
O novo mundo inicia.
Mudar o visual em cada estação,
Modelo, sonho, nova coleção.
Ao desfilar o carnaval
Na passarela brasilidade.
Beleza é fundamental, perdoe a sinceridade!

Porto da Pedra eu sou!
Eu sou o amor desta cidade!
Pro samba que você me convidou,
Eu vou vestir felicidade.