FICHA TÉCNICA 2002

 

Carnavalesco     Cahê Rodrigues
Diretor de Carnaval     Eugênio Abreu
Diretor de Harmonia     Vlaudemir Candimba
Diretor de Evolução     Vlaudemir Candimba
Diretor de Bateria     Marcio Mendonça (Mestre Marcinho)
Puxador de Samba Enredo     Preto Jóia
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Tuninho (Antônio Luiz Coelho Miranda) & Ruth Alves Noronha
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Eduardo Ferreira da Silva & Alessandra Chagas
Resp. Comissão de Frente     Nino Giovanetti
Resp. Ala das Baianas     Sandra Maria da Trindade e Dona Valdete
Resp. Ala das Crianças     Wilson e Verônica

 

SINOPSE 2002

Serra Acima, Rumo a Terra dos Coroados

Introdução

      Este é um enredo muito especial, que pretende exaltar uma das mais especiais cidades do Brasil: Petrópolis!
      Os primeiros habitantes da região onde hoje se situa Petrópolis, eram os índios "coroados". Mais tarde, D. Pedro I, já coroado Imperador, compra aquelas mesmas terras, para ali construir o sonho de um incrível palácio. Não conseguiu realiza-lo e as terras passam, por herança, para seu filho, D. Pedro II, que foi também coroado Imperador. Este seria o fundador da cidade de Petrópolis, que significa "CIDADE DE PEDRO". A princesa Isabel também tem um papel muito importante no passado histórico desta cidade. Esta serie de coincidências, esta espécie de nobreza, é o principal aspecto que desejamos ressaltar no enredo.
      Hoje, esta cidade conhecida internacionalmente como "CIDADE IMPERIAL", continua a brilhar à ser uma verdadeira princesa e a nos encantar com sua vegetação exuberante, seu clima, seus filhos, suas águas, suas flores e sua história única.

      É isto que a G.R.E.S UNIDOS DO PORTO DA PEDRA pretende mostrar!
      E assim com toda essa riqueza histórica o trigre vai se coroar, na Sapucaí!

Sinopse

      "Petrópolis, minha menina, fino manto de neblina, te ofertou a natureza ... e obedecendo ao destino puro desejo divino, te acostumastes à nobreza ..."
      Quis o destino a história da cidade de Petrópolis, desde o seu início, fosse marcada pelo signo da nobreza. Incrível a serie de coincidências que parecem mesmo sugerir a intervenção divina nos rumos desta terra. Pesquisas abalizadas, datadas no final do século XVII, indicam que a atual área do município de Petrópolis era conhecida como "Sertão de Serra Acima do Inhomirim", era construída por uma imensa muralha verde, uma serra com alta e úmida vegetação, conhecida como "Serra do Mar". Com rica e variada flora e fauna, água em abundância e densa e branca neblina, esta região era habitada apenas por indígenas, conhecidos como "coroados. Estes nativos, pertencentes a uma nação, possuíam uma rica cultura. Até hoje podemos encontrar sinais dessa cultura nos nomes de alguns bairros, montes e rios da cidade.
      Com o início do Ciclo do Ouro, nas Minas Gerais, abriu-se o chamado caminho novo, ligando a corte do Rio de Janeiro à região do garimpo.
      Isto promoveu grande fluxo de comerciantes, escravos, tropeiros e soldados. Num atalho deste caminho estavam as terras que, mais tarde, constituíram a cidade de Petrópolis. O ouro das minas era quase todo levado para Portugal, mais deixou entre nós um rico legado, o fabuloso barroco mineiro, expressão artística que se destacou, principalmente na arte sacra. Fruto, entretanto de muita dor e sofrimento dos milhares de escravos negros, nas catas.
      Pouco tempo depois, em 1822, Pedro I, Imperador do Brasil, se encanta com a região e, alguns anos depois, compra ali a fazenda do córrego seco. Sonha ele em construir na montanha, um suntuoso palácio de verão, o monumental palácio da concórdia!. Esta fantasia imperial, procuramos agora interpretar em nosso carnaval. Entretanto, o palácio jamais foi construído e a fazenda ficou, Por herança, a seu filho Pedro II. Este coroado aos 14 anos de idade, torna -se o fundador da cidade de Petrópolis, em 1843. Era muito estimado pela população e considerado um estadista e um sábio, reconhecido em todo mundo.
      O major Koeler e Paulo Barbosa foram os inspiradores da fundação de Petrópolis, trazendo colonos alemães para desenvolvê-la. Em pouco tempo era o local preferido para o veraneio da corte. Tanto que o Barão de Mauá para lá inaugurou a primeira ferrovia do Brasil, cuja locomotiva se chamava "a Baroneza". Conta à lenda que o Palácio de Cristal, construído na França e erguido na cidade, teria sido um presente do conde D' Eu à sua amada esposa, Princesa Isabel Ali ela realizou um inesquecível baile, comemorando a abolição da escravatura. Logo depois, porém, a monarquia caiu, e veio a República.
      Outros imigrantes chegam à cidade italianos, franceses, que juntam sua cultura à dos portugueses e negros aqui já instalados. Assim, caminhava a cidade, proliferando os belíssimos sobrados, marca registrada da arquitetura local, até hoje preservada. Com a República, pouca coisa mudou, ao invés da corte, eram os Presidentes, Deputados e a burguesia que passaram a frequentar a cidade, principalmente nos verões.
      Nos anos quarenta, um pioneiro tresloucado, enche de luz e riqueza o topo da Serra: num projeto milionário, resolve construir um Hotel Cassino, feito em carrara, madeira nobre, bronze e cristal ... grandes artistas como Carmem Miranda, orquestras internacionais e astros do mundo inteiro passaram por ali ... shows monumentais, teatro de revista, vedetes! Roletas, cartas, muito dinheiro em jogo na roda da fortuna! Ai, veio à proibição do jogo, e todas as luzes se apagaram ....
      Hoje, aos 158 anos de existência, Petrópolis continua a ostentar o título de "CIDADE IMPERIAL", a única das Américas, ainda coberta pelo manto de suas tradições. Seus recursos naturais, seu clima e sua aura de rara beleza, fizeram desta cidade uma princesa entre as cidades brasileiras. Seu fino charme e sua potencialidade cultural e turística, fizeram com que sua fama se espalhasse pelo mundo. De fato permanecemos com o cetro e a coroa! Resgata-se assim a tradição da Terra dos Coroados, dos nobres índios até o povo de hoje, que continua a preservar sua nobreza, representada pela própria Família Imperial brasileira, símbolo vivo deste glorioso passado. "Cantam anjos nesta rima, aplausos caro Marquês, o Tigre se corou e hoje coroa vocês..."
      Continuamos, assim coroados...

Arthur Varella & Cahe Rodrigues

 

SAMBA ENREDO                                                2002
Enredo     Serra Acima, Rumo a Terra dos Coroados
Compositores     Evaldo Melodia, Ernesto do Cavaco e Beto Grande

Natureza...
Os nativos coroados
Sinais de rica cultura
A densa neblina cobre a mata
O ciclo do ouro ao barroco nos levou
Dom Pedro Primeiro
Com essa terra se encantou
Fantasia Imperial
Foi Herança que ficou

Pedro II, coroado
Jovem ainda se engalana
Depois de se coroar
É inspirado a criar
A bela cidade Serrana

Major projetou Petrópolis
Colonizada ganha a "Baronesa"
O Palácio de Cristal, onde a Princesa
Realizou o baile da Abolição
Então a República
Traz a burguesia para mesa
Jogatina, luz acesa
E o show vai começar
A Cidade Imperial continua a encantar

Serra Acima
Rumo a terra dos coroados
Porto da Pedra vem exaltar
E Coroada hoje vai te coroar