FICHA TÉCNICA 2000

 

Carnavalesco     Jaime Cesário
Diretor de Carnaval     Jorginho Harmonia
Diretor de Harmonia     Jorginho Harmonia
Diretor de Evolução     Jorginho Harmonia
Diretor de Bateria     Mestre Cosme
Puxador de Samba Enredo     Ito Melodia
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Tuninho (Antônio Luiz Coelho Miranda) e Andréia Alves da Motta
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Rogério Benedito Rosa e Jane da Silva
Resp. Comissão de Frente     Oswald Berry
Resp. Ala das Baianas     Sandra Maria da Trindade
Resp. Ala das Crianças     Raquel de Souza Batista

 

SINOPSE 2000

Ordem, Progresso, Amor e Folia no Milênio de Fantasia

            Na historia brasileira teve um momento em que todos pensaram em mudanças nacionais, foi como que num passe de mágica todos sonhassem com liberdade, era o sonho da coisa pública, ou melhor, da República. Em todas as camadas sociais os anseios eram os mesmos, queriam nosso país nos caminhos de um futuro de esperança e prosperidade.
Esse sonho foi interpretado de maneiras diferentes, acabou sendo dividido em duas partes, sendo que de um lado tínhamos os republicanos e do outro o povo brasileiro.
            A influências ideológicas vinham da Europa, mas precisamente da Revolução Francesa feita pelo povo para derrubar a monarquia e do Positivismo que pregava o Amor, Ordem e Progresso. Este pensamento importado foi o que influenciou o grupo republicano a por em pratica a República no Brasil, acreditando que seria fácil implantar mudanças num país de estrutura étnica ( formação do povo) tão diferente do modelo europeu e não se preocupando em participar a população para integrar esta nova etapa do pais. E assim fizeram, inaugurando a República da ORDEM E PROGRESSO.
            O povo por sua vez acabou assistindo a tudo com perplexidade, não sabendo ao certo o que estava acontecendo com seu país, claro que gostariam de mudanças mas com participação popular. Alheio a todo esse movimento, volta-se para o seu mundo , festejando o prazer em seus Templos de amor e folia ( cabarés e gafieiras) , elegendo a suas musas: as francesinhas cocotes e organizando o que chamamos de pequenas repúblicas independentes, tais como a da Moradia (o cortiço), a da Tradição e Festas, a do Carnaval (a criação do samba e das escolas de samba), a Musical (a música popular brasileira) entre muitas outras. Nasce a assim, a Republica Popular do AMOR E FOLIA.
            Esses caminhos diferentes que tomaram o oficial e o popular não estão corretos, uma Nação e feito da comunhão de todos, nessa história nenhum dos lados se posicionou corretamente diante do seu Pátria ,que tem que ser amada! O primeiro engano é buscar soluções importadas para resolver nossos problemas, pois temos uma formação social e cultural muito deferente da maioria dos países do mundo, sendo por isso necessário buscar soluções em casa, assim como também, é errado se abster de participar da vida social e política do nosso país, pois deixa nossos destinos nas mãos de poucos e isso nunca será bom.
            O Brasil, está nação mestiça, tem que saber administrar sua própria vida numa consciência conjunta entre oficial e popular para haver verdadeira Integração Nacional, ocasionando assim, trabalho , saúde, educação e gerando reais condições do desenvolvimento do bem estar público.
            Nesse Carnaval que para nós brasileiro será tão especial, A PORTO DA PEDRA, faz uma declaração de Amor ao BRASIL, afinal é a comemoração dos 500 anos desta terra. Queremos propor neste milênio que se inicia, a união entre o oficial e o popular, num verdadeiro pacto de fé, amando e respeitando este país , valorizando a cidadania, a cultura, o povo brasileiro e a ciência e tecnologia, que os frutos desta união sejam cidadãos preparados para enfrentar os desafios do século XXI
            Assim com certeza viveremos a República dos nossos sonhos com ORDEM, PROGRESSO, AMOR E FOLIA NO MILÊNIO DE FANTASIA.

Jaime Cezário

 

SAMBA ENREDO                                                2000
Enredo     Ordem, Progresso, Amor e Folia no Milênio de Fantasia
Compositores     Silvão, Ricardo Goés, Ronaldo Soares, Chocolate e Fernando de Lima
Brilhou no céu
O ideal da liberdade
O país querendo ser feliz
Sonhou com a igualdade
Mas sem união e amor
Não dá pra melhorar
Os republicanos
Buscaram na França
Idéias pro Brasil mudar
E sem se importar
Com o apoio do povo
Poder queriam conquistar

Ordem e progresso tem que produzir
A união e fé (com muito axé)
Mas sem amor não vai construir
A integração que quer

O povo fez-se independente
Caminhou
Com muito amor fez a folia
E nossa cultura agitou
Se povo e governo pudessem brindar
Um elo de amor e paz
Na festa dos 500 anos
Não separar jamais

Sacode a cidade, levante o astral
É o tigre de novo neste carnaval
Com ordem, progresso, amor e folia
Saudando o milênio, tudo é fantasia