FICHA TÉCNICA 1999

 

Carnavalesco     Paulo Meneses
Diretor de Carnaval     Waltinho Honorato
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     Renato Marins (Mestre Thor)
Puxador de Samba Enredo     Ciganerey
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Serginho e Roselaine
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     Alcidey e Ana
Resp. Ala das Crianças     Direção de Carnaval

 

SINOPSE 1999

Uma Delícia Glacial no Pais do Carnaval

Introdução:

            A simples idéia de experimentar acrescentar neve a diversos alimentos ou simplesmente comê-los congelados deu origem a um produto que se tornou apreciado mundialmente em nossos dias: o sorvete.
Foi pensando nessa deliciosa história glacial que resolvemos desenvolver este enredo para o próximo carnaval. A nossa proposta é mostrar um pouco da evolução desse produto através dos tempos, transformando receitas e sabores em fantasias, adereços, alegorias e samba-enredo. Ou seja, transformando sabor em carnaval!
Mostraremos os elementos de base das primeiras misturas do seu preparo; seus inventores; os primeiros comerciantes; sua difusão pela Europa; sua chegada na América; sua popularização e suas formas mais tradicionais.
Nosso enredo estará dividido em quatro partes:
Parte I: Tudo começou com o gelo
Parte II: O sorvete conquista a Europa
Parte III: O sorvete nas terras do Tio Sam
Parte IV: A delicia glacial

Parte I – Tudo começou com o gelo

O que é o sorvete?
A palavra italiana sorbetto é de origem árabe, passada para o italiano através do turco sherbet. Na Antigüidade, o sorvete era uma mistura de neve, suco de frutas e mel. que através dos tempos vai se modificando e aperfeiçoando, chegando aos nossos dias com as mais variadas formas e cores.
O consumo de frutas geladas ou acrescidas de gelo é muito antigo, pois era um costume conhecido entre diferentes povos, uma vez que documentos de época fazem menção ao costume de armazenar a neve do inverno em potes de barro e enterrá-los em poços profundos forrados com esteiras para serem usados no verão. Aos chineses é creditada a invenção do sorvete, pois pesquisas realizadas nos levam aos chineses como os primeiros a utilizarem essa mistura e a criação de doces gelados. Há 600 anos o viajante italiano Marco Polo, após suas viagens pelo Oriente. retorna a Veneza trazendo consigo novas e excitantes idéias e, entre elas, uma saborosa receita chinesa preparada à base de geléia de frutas, gelo e mel, que inclusive já era comercializada nos mercados orientais. A partir de então o sorvete se espalha por todo o norte da Itália, o que torna seu preparo mais sofisticado.

Parte II - O sorvete conquista a Europa

Em meados do século XVI, por ocasião do casamento de Henrique I com a italiana Catarina de Médicis, o sorvete conquista a Corte de Versalhes, pois o séquito que acompanha a princesa à França leva consigo a receita italiana. que se espalha por outras cortes européias. No início eram produtos caros, e só se tornaram acessíveis à maioria da população no fim do século, quando passaram a ser fabricados e vendidos nos elegantes cafés parisienses. As receitas vão então se sofisticando: mousses congelados, cremes gelados e sorvetes de frutas diversas.

Parte III – O sorvete nas terras do tio Sam

A popularização mundial do sorvete deve-se fundamentalmente a dois fatores: sua chegada aos Estados Unidos e a industrialização.
Até o anal do século XIX. a evolução do sorvete deu-se de forma artesanal. tornando-se seu preparo uma sofisticada arte. Inicialmente a produção era em pequena escala e em poucos locais. Com a invenção da refrigeração mecânica, permitindo a produção de gelo independente do processo natural, inicia-se a produção industrial do sorvete, que nesse momento ganha mais espaço na sociedade, passando de um produto caro a um alimento comum, presente em nosso cotidiano.
Os Estados Unidos tornaram-se os maiores consumidores desse produto, tornando-se a sobremesa norte-americana por excelência, sendo inclusive implantado naquele país o Dia Nacional do Sorvete - 14 de julho.

Parte IV – A delícia glacial

Parece não haver limites para os ingredientes que ficam gostosos quando congelados. Vale tudo na criação de novas receitas, que são inventadas e se popularizam rapidamente. Inicialmente foram o sundae e a famosa banana split, juntamente com o milk-shake, a casquinha e o picolé
Atualmente, no Brasil, as sorveterias a quilo são a grande novidade do momento, enchendo-se de cores para atrair cada vez mais adeptos para esta delícia.

Paulo Meneses

 

SAMBA ENREDO                                                1999
Enredo     Uma delícia glacial no país do carnaval
Compositores     Rafael, Humberto e Shabba do Pandeiro
Meu Tuiuti traz alegria pra Avenida
Colorindo a Sapucaí
É saboroso sim
Uma delícia glacial
Que agora encanta o país do carnaval

Cruzando o mundo hoje ele é raiz
Da China antiga chegou aqui
Tudo começou no Oriente
Vindo de um povo inteligente
Essa mistura logo se originou
Que ao viajante Marco Polo encantou

Chega à Europa, quem diria
Gelo com frutas e mel
Que delícia !
Conquista a corte, libertários e a nobreza
Encanta a França esta doce sobremesa

Assim
Dos cafés parisienses
Ganha novo continente
Às terras do Tio Sam
Se torna arte e comércio industrial
E se implanta o seu dia nacional

Sorvete a quilo
Eu vou provar mais que legal !
Uma banana split
Meu picolé é demais
É a Paraíso com gosto de quero mais