FICHA TÉCNICA 1988

 

Carnavalesco     Júlio Matos
Diretor de Carnaval     ...............................................................
Diretor de Harmonia     .............................................................
Diretor de Evolução     ................................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     Rodolfo da Bacia
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................
Resp. Galeria de Velha Guarda     ................................................................

 

SINOPSE 1988

Filho de branco é menino, filho de negro é moleque; moleque taí?
Moleque vem cá, vem cá apanhar...

Sinopse:

Os Meninos:

          O menino negro tem atuação e importância na vida cultural brasileira.
          A esperteza,  a valentia e a saúde de negrinho auxiliou a senzala e o senhor.
          Neguinho é cruza, caboclo ou mameluco, trabalhou em técnicas especiais ou no interior das casas.
          Menino de recados (Debret).
          Menino de carregar alimentos.
          Menino de carregar embrulhos.
          Auxiliar de limpeza.
          Cortador de cana.
          Apanhador de coco, de mel, de frutas.
          Condutor de animais no pasto e de montaria (VAQUEIRO).
          Pastoreio de pequenos animais (O Negrinho do Pastoreio).
          Condutor de cegos.
          Aprenderam a ser ferreiros
          A arte de ferro...  dos Moçambiques
          A arte do metal (em geral)... ouro, prata também (Bantos e Andamesas).
          Além da cestaria, cerâmica e esculturas em madeira como os ex-votos (para pagar promessas).
          O ex-votos são também de origem yorubá e gêgê, com as figas e outros adornos.

As meninas foram:

  • Mucamas de senhoras
  • Mucamas de meninas
  • Costureiras
  • Embalavam os nenéns (babás)
  • Auxiliares de cozinha
  • Arrumadeiras do mocambo e da casa grande.

Meninos e meninas:

  • Cobriam seus cabelos com o pó de ouro (uso do ouro para alforria)
  • foram atores dos autos festivos na Igreja.
  • modelo no barroco das Minas Gerais.

Brinquedos:

  • de sucatas
  • de retalhos – bruxinhas
  • de pedaços de pau
  • de pedaços de vidro, fósforos

O Mundo Encantado

  • do Negrinho
  • Ouvir contar estórias de lutas com os Índios.
  • Lendas – O Saci – o Lobisomem
  • Os animais do mar – O Maracatu (Rei e Rainha crianças; calungas) e da floresta.

Estórias de Preto Velho, fantasmas

  • Uso do cachimbo, imitando “o Velho”, “o Saci”
  • Jogos de pedrinhas e de chão aprendidos com os meninos brancos
  • Atração pelas pedras coloridas, transparentes, brilhantes; excesso de cores (Aprendem a botar na boca para matar a sede).
  • Os fogos nas fazendas.
  • É representado pelas crianças para promessas (de cera)
  • Também nos adornos de cordões e pulseiras (bonequinhos)
  • Brincavam de negrinhos soldados – dos bacamarteiros do Nordeste
  • Meninos em banda (branco e negro) – caboclo – com a banda de pífaros.
  • Nos Maracatus Rurais – apanhadores de cana.
  • O Frevo e as crianças passistas.
  • Escola de Samba – Ala das Crianças.
  • Mamulengo – Teatro de Bonecos: o Negrinho é das figuras mais queridas – A “Negrinha Maluca” também.
  • O Pequeno Jornaleiro – inicialmente era quase só de neguinhos (assistência ao menor).
  • O  Circo era apreciado pelo negrinho, principalmente os animais de que há tinham ouvido falar nas estórias.
  • Caboclinhos de lança – afro – indígena (ala de crianças).
  • Doces preferidos: paçoca, melado, aipim, coco, rapadura, de frutas.
  • Os Pastores – canto ao presépio – os cordões infantis – Azul e encarnado e o “Velho”.
  • Ao nascer, os negrinhos eram festejados desde a África = Batuques e caçadas.
  • Aprenderam a tocar: berimbau, cuíca, atabaque, instrumentos de metal e jogar capoeira.
  • Assumiram: - O auto  popular – bumba-meu-boi (a burrinha de criança).
  • O Boi pintadinho.
  • Os cordões de presépio.
  • Os congos do Paraná: com crianças negras.

Crianças Negras Hoje

  • Sem as mesmas oportunidades, com algumas exceções.
  • Nas manifestações folclóricas, como o Carnaval.
  • Nos esportes
  • Nas artes.
  • Sua vida cotidiana não é normal: faltam as possibilidades de boa saúde e ensino.

Julio Matos

 

SAMBA ENREDO                                                1988
Enredo     Filho de branco é menino, filho de negro é moleque. Moleque taí, moleque vem cá , vem cá apanhar...
Compositores     Zé Lobo, Cocada, Bidubi do Tuiuti, Jorge Neguinho e Rodolfo da Bacia
Percorrendo
Percorrendo pelos caminhos da vida,
Esta terra que germina,
Tudo que se planta dá
A cor púrpura predomina
Paz e o amor não se separam
A raça.a distância,
Por rios, montanhas e mar

O pega, o larga,
Não dá mais
Para güentar,
Abre o elo da corrente,
Pra gente se libertar.

Na ilusão
Na ilusão vou no compasso para conquistar
Moleque taí,
Moleque vem cá,
E... é... e... é... é... a...
Tuiuti lembra a infância
Vamos brincar

Bumba-meu-boi
Tem burrinha de criança
E no circo o palhaço,
Com sorriso de esperança

Pula, pula, pula,
Pula eu quero ver,
Cachimbo não cai
Saci pererê