FICHA TÉCNICA 2006

 

Carnavalesco     Max Lopes
Diretor de Carnaval     Elmo José dos Santos e Percival Pires
Diretor de Harmonia     Olivério Ferreira (Xangô da Mangueira)
Diretor de Evolução     Olivério Ferreira (Xangô da Mangueira)
Diretor de Bateria     Alexandre Vieira da Silva (Mestre Marron)
Puxador de Samba Enredo     José Bispo Clementino dos Santos (Jamelão)
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Marco Antônio Rodrigues (Marquinhos) e Giovana da Silva Justo (Giovana)
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Mateus Olivério da Silva Rego e Débora dos Santos Almeida
Resp. Comissão de Frente     Carlinhos de Jesus
Resp. Ala das Baianas     Nelci da Silva Gomes
Resp. Ala das Crianças     Helcy da Silva Gomes (Cici)

 

SINOPSE 2006
Das águas do Velho Chico, nasce um rio de esperança

Tu que nasces tão pequenino e fraco
Dois filetes de água na grama
Como podes tão longe chegar, no mar,
Se no meio do curso
Quase te tornaste lama?

Não foi um qualquer o cara de fora que te descobriu.
Foi o tal do Vespúcio, que Cabral conhecia quando achou o Brasil.
Nem sabia o teu nome, que os índios te deram pra te batizar:
Opará, que na língua tupi quer dizer rio-mar.

Opará, ó rio-mar, tua hora chegou!
Mangueira vem pra mostrar que o Velho Chico mudou.
Eram muitos, eram tantos, que nem dá pra contar.
Caipós, cariris, caetés e tuchás.
Era quatro de outubro quando o navegador tua foz contemplou.
Dia de São Francisco, "esse é o nome!", ele logo pensou.
E São Francisco ficou.

          Vem navegar no rio-mar, vem sambar a noite inteira, que hoje tem tutu com vatapá no barco da Estação Primeira.
          Discreto como convém a um mineiro de nascença, o rio brota do chão, não se nota sua presença. Se esgueira na terra em plena Canastra e segue em frente, mineiramente, só depois se alastra. Em cascata despenca pra exibir a primeira ousadia. Parece intuir o que o espera, o difícil labor do dia-a-dia. Quando cresce e se vigora de Minas já está fora, já chegou lá na Bahia.
          Tanta lenda, tanta história, que é difícil de saber, O que é fato, o que é lorota, não me cabe resolver. Paulo Afonso era padre? Então por que se afogou, remando na correnteza com aquela índia brejeira? Uma coisa é certeza: virou nome de cachoeira.
          São Francisco Peregrino, padroeiro da ecologia [que ironia!] talvez possa me informar onde é que foi parar a bela mata ciliar. Não permita, São Chico, o mercúrio do garimpo e o vinhoto do canavial. Quero o rio sempre limpo para alegrar meu carnaval.
          Me devolve a piracema que nada contra a corrente. Eu imploro com fervor, que esse rio merece amor, pelo amor da sua gente!
          Carrancas do São Francisco, no mundo inteiro não tem nada igual. Elas são feias mas são belas, são do bem, e afugentam as forças do mal. Com o velho Guarany aprendi a encarar assombração. Cara feia não me assusta, a minha ninguém desbanca. Não vem que não tem, eu sou Mangueira e vou mostrar minha carranca.
          Pelo sim ou pelo não, Deus me livre nessa rota de encontrar o Minhocão. Surubim-rei, Serpente-d’água, ele tem cara de dragão. Se abraça a minha proa vai virar a embarcação. Do Nego-d’água ninguém acha graça. Se é duende, ninguém entende. Pra não complicar é melhor logo lhe dar fumo de rolo em um bom gole de cachaça. Prefiro Mãe d’água, muito mais maneira, vaidosa como toda iara barranqueira.
          Navegar nos gaiolas não era só sobressalto. Com uma figa no peito, a reza de fé chega a Deus, lá no alto. Com a brisa no rosto, minha rede no convés, eu senti certo gosto de que a felicidade estava a meus pés. Se no banco de areia o barco encalhava, a sanfona gemia e o forró começava.
          No vai-e-vem desse rio, tanta gente a trazer tanta tralha levar, na Lapa eu vou me benzer pra minha sorte mudar. Então o Senhor vai ter que atender o meu modesto favor: que o apito estridente desse velho vapor me deixe contente e anuncie a chegada do meu grande amor.
          Tem de tudo nesse barco que é a cara do Brasil. Romeiro, remeiro, rameira, é um bafafá como nunca se viu. Tem porco, galinha, tem peixe, pra vender, pra comprar, pra trocar. Tem renda, tem pano, tem fita, tem balaio e tem cantil. No mercado flutuante nada falta, nem as mais finas sedas – pro rico dar pra amante que exibe em tom triunfante no Grande Sertão: Veredas.
          Sertão que viu muita luta no tempo da bala e da faca na mão. O rio viu muita disputa, foi lá que morreu Lampião. Hoje os tempos são outros e o banho de sangue não tem mais razão. A água que bebo, como uma redenção, banha minh’alma e o meu coração.
          O Chico pacato manda um recado pra quem quer ouvir: a mudança que faz na vida da gente não é só do presente, mas também do porvir. Não mudou por mudar, por cisma de inventar. Se hoje colhe a riqueza que vem da mãe natureza é porque soube plantar. Quem olha a espuma atrás dessa barca e lembra de um tempo sem fim, vê que a bonança era pouca, era parca, nunca foi tanta assim.
          Só não muda a rixa de quem se proclama o melhor violeiro. Nessa rivalidade, sem rancor ou maldade, uma ponte separa quem é o primeiro – Petrolina ou Juazeiro. O Velho Chico faz de conta que não tem nada com isso. Segue em frente pra Penedo e deixa atrás o reboliço.
          Juazeiro entra na história quando o samba que se renova. Foi lá que nasceu João, o inventor da bossa nova. Petrolina também sabe fazer moda e alvoroço. De tanto plantar idéia fez a uva sem caroço.
          E da uva faz o vinho, premiado sim senhor. Até parece visagem, mas é fato pra valer. O vinho do São Francisco o mundo todo quer beber. É fruta de todo tipo nesse imenso pomar que o Brasil já descobriu e não pára de exportar. E não podia faltar, sendo a terra brasileira, um lugar abençoado onde reina a mangueira. É manga doce da boa, sem fiapo e com sabor, plantada em pleno sertão - que agora vai de jato, embarcada pro Japão.
          O milagre é de casa, e de fácil explicação. Uma coisa tão singela que se chama irrigação. O novo Chico, minha gente, quer mudar o seu destino sua sina é redimir todo o povo nordestino.
          O Chico anda atacado de mania de grandeza. Quer subir sertão a dentro e mostrar sua beleza. Diz que afoga suas mágoas espraiando suas águas, não agüenta mais represa. Diz que vai à Paraíba e também ao Ceará sem perder seu rumo antigo, o caminho para o mar.
          Há quem diga que o Velho não tem força pra bombar. Há quem veja nesse sonho o direito de ousar. Essa história inda vai longe ninguém perde por esperar. Se o Chico sobe a serra ou se fica como está... não se aflija, nada de pressa - quem viver verá.

Max Lopes

 

SAMBA ENREDO                                                2006
Enredo     Das águas do São Francisco, nasce um rio de esperança
Compositores     Henrique Gomes, Gilson Bernini e Cosminho

Vou navegar
Com a Estação Primeira
Nas águas da integração chegou Mangueira
Opará... rio-mar, o nativo batizou
Quem chamou de São Francisco foi o navegador
Na serra ele nasce pequenino
Ilumina o destino, vai cumprir sua missão
Se expande pra mostrar sua grandeza
"Gigante pela própria natureza"

A carranca da Mangueira vai passar
Minha bandeira tem que respeitar
Ninguém desbanca minha embarcação
Porque o samba é minha oração

Beleza... o bailar da piracema
Cachoeiras, um poema a preservação
Lendas ilustrando a história
Memórias do valente Lampião
Mercado flutuante, um constante vai-e-vem
Violeiro, sanfoneiro, que saudade do meu bem
O sabor desse tempero, eu quero provar
Graças à irrigação, o chão virou pomar
E tem manga sem fiapo pra saborear
Um brinde à exportação, um vinho pra comemorar
O Velho Chico! É pra se orgulhar

O sertanejo sonhou
Banhou de fé o coração
E transbordou em verde e rosa
A esperança do sertão