FICHA TÉCNICA 2012

 

Carnavalesco     Amauri Santos
Diretor de Carnaval     Canjica
Diretor de Harmonia     Feijão e Souzinha
Diretor de Evolução     Feijão e Souzinha
Diretor de Bateria     Renatinho
Puxador de Samba Enredo     Alexandre
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Marcinho e Thaisa
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     Paulinho
Resp. Ala das Baianas     Ricardo
Resp. Ala das Crianças     Tatiane
Resp. Galeria de Velha Guarda     Pelé

 

SINOPSE 2012

De Maxambomba à Nova Iguaçu...
Um caminho de glórias rumo ao futuro

Justificativa:

          Nova Iguaçu tem uma grande importância no Rio de Janeiro, e além de um belo cenário, traz consigo uma trajetória de evolução onde cada habitante se orgulha de uma grande reserva natural que emoldura um lugar que promete ser um dos maiores pólos industriais do país.
          Este enredo é uma forma de nossa escola expressar todo o respeito e incentivar para que todos que ainda não conhecem este lugar aprenda um pouco de sua história.

Sinopse:

1º Setor: Maravilha de cenário

          No meu lugar existem muitas maravilhas e encantos naturais, aqui as águas que descem da serra regando um lindo cenário, esculpem pedras e derramam numa geografia perfeita e de extrema beleza e importância, além de matar a sede da população de grande parte do Rio de Janeiro.
          Sábios Índios Jacutingas que antes da chegada dos portugueses já habitavam as margens do rio Iguaçu e foram os primeiros a desfrutar desse paraíso. Valorizando a cultura do caçar, plantar e pescar, porém respeitando, preservando e valorizando esse belo exemplar da natureza.
          Vivo num lugar que existem várias áreas de proteção ambiental como a reserva biológica de Tinguá de ecossistema próprio e com várias espécies de animais em extinção como a onça parda, seres exóticos como o menor sapo do mundo (o sapo pulga) e vegetais raros de extrema beleza; conta ainda com uma mata atlântica preservada, rios, corredeiras, piscinas naturais e ruínas do século XVIII e XIX.

2º Setor: A fertilidade do nosso solo

          Era daqui que os piratas europeus saiam com nosso pau-brasil após a expulsão dos franceses da baía de Guanabara. Também foi caminho por onde passaram milhares de pessoas ao longo dos anos colaborando de forma intensa principalmente na economia do país. Pois era do Porto dos saveiros que a produção de cana de açúcar da região saia em direção ao Porto dos Mineiros no Centro do Rio de Janeiro.
          A agricultura por aqui sempre foi muito rica e se apresentou de forma expressiva, pois além de vários produtos, era daqui que saia uma das maiores produções de laranja do país.
          Temos até hoje um grande patrimônio histórico que nos remete a várias épocas contando histórias de um tempo que tanto contribuiu para a construção do meu lugar.
          O Português Bernardino José de Souza e Melo construiu a fazenda São Bernardino, tombada pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, esta foi toda feita em estilo neoclássico, onde produziu café, aguardente, açúcar e farinha de mandioca, além de extrair madeira e exportar carvão.
          O Casarão do Parque Municipal é hoje o prédio mais antigo daqui e foi sede de uma fazenda do século XIX. Em sua construção foi usada madeira tapinhoã, extinta a mais de 150 anos.
          Ainda está por aqui o porto de Iguaçu construído no século XVII onde a produção agrícola e o ouro embarcavam em faluas ou chalanas. E fica próximo à Torre Sineira da Igreja Matriz da Piedade do Iguaçu.
          Estas e tantas outras construções antigas como: Igrejas, fazendas, estações ferroviárias, hospitais e cemitérios ainda ilustram esse lugar e são exemplos de preservação.

3º Setor: A chegada do progresso

          Uma cidade onde o patrimônio histórico é um dos mais expressivos da região, só poderia ter um patrimônio material de primeira, pois a cidade vem crescendo muito e quem acompanha o seu crescimento sabe que isso vem acontecendo aos poucos.
          Infinitas lojas colorem o centro da cidade, gente para todos os lados movimentando a economia e ajudando a construir um futuro melhor, indústrias exportando seus produtos e ainda se destacando como um dos maiores produtores de cosméticos do Brasil.
          Espaços culturais e esportivos incentivam a socialização de jovens que buscam na arte e no esporte um amanhã promissor, já que aqui também foi e é um celeiro de grandes artistas e esportistas mundialmente conhecidos.
          Logo ali encontramos a Via Light mudando o cenário e o transito, levando esperança para quem vem e vai num correr constante rumo ao futuro.
          Futuro que também se encontra dentro das nossas universidades formando profissionais e opiniões que estarão fazendo parte de um mundo globalizado e sendo parte integrante de uma comunidade que continuará construindo nossa história.

4º Setor: Preservar para não faltar

          Então, um lugar que preserva e valoriza grande parte do seu patrimônio histórico e material construído pela mão do homem, também tem que preservar o que a natureza nos ofereceu, e hoje que a sustentabilidade pode ser a solução para o futuro de nossos filhos, precisamos nos conscientizar que ainda existe um belo exemplar de preservação ambiental tão perto de nós, e temos que fazer a nossa parte, pois nosso planeta pede socorro e não podemos ignorar que o meu lugar pode ser considerado o pulmão de toda a baixada Fluminense.
          Sou Leão e com muita garra venho mostrar ao mundo o valor de Nova Iguaçu, e é com um imenso orgulho que exalto a natureza e clamo que o mesmo sol que da vida a todo esse verde ilumine a mente dos homens para que eles possam continuar cuidando e preservando esse nosso paraíso.

Amauri Santos

Bibliografia:

  • Baixada Fluminense – A Construção de uma História. Editora : Vários Poetas

  • Pelos Caminhos que a história deixou. (Stelio Lacerda) – Publicação independente.

Roteiro do desfile:

Nome da Fantasia Nome da ala Descrição Responsável pela ala

Comissão de Frente: Índios jacutingas
            Os índios jacutingas foram os primeiros a habitarem as terras de Nova Iguaçu antes da chegada dos europeus. Viviam em harmonia com a natureza contemplando esse lugar privilegiado.

1º Setor: Maravilha de cenário

1° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Visão privilegiada
           A natureza deste lugar é repleta de seres vivos das espécies mais variadas, portanto as espécies que tem a visão mais privilegiada são os pássaros que podem sobrevoar este paraíso

1 Águas que descem a serra Baiana
Além da beleza natural, as águas que descem da serra de Tinguá abastecem grande parte da população da baixada fluminense e tem extrema importância no cenário do Rio de Janeiro.
 Ricardo
2

Orquídeas

 
As orquídeas raras que se encontram neste paraiso contrastam com o  verde formando uma linda paisagem.
 
3 Sapo pulga   Ala das Crianças

Uma pequena espécie raríssima habita nossas matas, pois é ali em Tinguá que se encontra o menor anfíbio do mundo, o sapo pulga.

Tatiane
4 Onça parda  

onça parda é mais um animal em extinção que também vive em nossas terras, e é ela talvez a maior representação de força e resistência deste local.

 
2º Setor: A fertilidade do nosso solo
5 Piratas europeus  

Era de Nova Iguaçu que os piratas europeus partiam com nosso pau Brasil levando parte de nossa riqueza e usando nossos índios como mão de obra para estes serviços.

 
6 Laranjais  
Era de Nova Iguaçu que durante muito tempo saia a maior produção de laranja do país fortalecendo a agricultura e contribuindo com a evolução de nosso município.
 
7 Neoclassicismo na fazenda  

O Português Bernardino José de Souza e Melo construiu a fazenda São Bernardino. Toda construída em estilo neoclássico e de extremo bom gosto, hoje encontra-se em ruínas, mas mesmo assim foi tombada pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 
3º Setor: A chegada do progresso
8 Construtores do futuro Bateria

Esta é uma homenagem a todos estes que ajudaram a construir ou renovar de forma grandiosa e bela este lugar que muito ainda tem a se desenvolver trazendo infinitas oportunidades de crescimento profissional para todos que habitam este local.

Mestre Renatinho
9 Afrodite Passistas

Nova Iguaçu é uma potência industrial, que tem como foco maior a indústria de cosméticos, por isso, a Deusa da beleza Afrodite foi escolhida como símbolo para representarmos este setor industrial de tanta importância.

 
10 Skatistas  

Vários jovens se encontram em um espaço esportivo criado em Nova Iguaçu para a prática de Skate.

 
11 Universidade  

A universidade de Nova Iguaçu (Unig) prepara jovens formando profissionais e opiniões que estarão fazendo parte de um mundo globalizado e sendo parte integrante de uma comunidade que continuará construindo nossa história.

 
4º Setor: Preservar para não faltar

Alegoria 1: Passado e futuro
            A alegoria retrata o passado com índio e a preservação da natureza de um lado e do outro o futuro promissor de Nova Iguaçu.

12 Sustentabilidade, o planeta agradece  

Hoje que a sustentabilidade pode ser a solução para o futuro de nossos filhos, precisamos nos conscientizar que ainda existe um belo exemplar de preservação ambiental tão perto de nós.

 
13 Filhos da terra  

A homenagem desta vez é para aqueles que cuidam e querem preservar sabendo da importância que tem está grande reserva natural

 
14 Tinguá, o pulmão da baixada  
Tinguá é conhecido como o pulmão da baixada fluminense pela sua grande área verde.
 
15

O sol para os homens

 

Aqui clamamos para que este mesmo sol que da vida a todo este verde, ilumine a mente dos homens para que eles possam continuar cuidando e preservando este nosso paraíso.

 

 

SAMBA ENREDO                                                2012
Enredo     De Maxambomba à Nova Iguaçu... Um caminho de glórias rumo ao futuro
Compositores     Roxinho, Adilson Dr., Everaldo, Cacau, Marcos Lauriano e Vadinho BPP

Neste santuário de beleza
Moldado pelo criador
Onde floresce a vida
O índio jacutinga habitou...
Piratas europeus chegaram,
Macularam e levaram o pau-brasil
De Maxambomba a Nova Iguaçu, a evolução
Um elo forte no progresso da nação

És o paraíso, patrimônio cultural
Sua história lhe engrandece
É inspiração de poema e canção...
E faz pulsar o coração

Nova Iguaçu revela seus encantos
Na fauna e flora... Preservação
Na arte, no esporte e na cultura
Emociona quando ruge o meu Leão
Mostrando que o samba é tradição
Berço de artistas, grandes esportistas
No cenário mundial
Via Light, um sonho se realizou
Veio a globalização, um futuro promissor
E hoje... Em forma de oração...
Pedimos proteção para o planeta minha gente
Um novo sol vai raiar, vamos lembrar que Tinguá
É o pulmão da baixada fluminense

Eu sou Leão... Eu sou guerreiro
Nosso clamor vai ecoar no mundo inteiro
É energia no ar um turbilhão de emoção
Iguaçuano traz no peito esta paixão