FICHA TÉCNICA 2007

 

Carnavalesco     Solér Viana
Diretor de Carnaval     Telmar Ribeiro
Diretor de Harmonia     Feijão
Diretor de Evolução     Feijão
Diretor de Bateria     Mestre Anderson
Puxador de Samba Enredo     Tiganá, Emerson Matos, Cremilson e Manga
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Alex e Maura
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Neguinho Fubá e Lucélia
Resp. Comissão de Frente     Maira
Resp. Ala das Baianas     D. Eni
Resp. Ala das Crianças     Joana e Lucia
Resp. Galeria da Velha Guarda     Josué

 

SINOPSE 2007

Bairro-escola, a luz da esperança para uma Nova Iguaçu

Apresentação:

          Bairro-escola se constitui num grande e fecundo projeto de educação do município de Nova Iguaçu, que visa à aprendizagem coletiva para um bem viver. Que através da escola pública integra o aluno com a população do seu bairro e conseqüentemente ao município, e tem como objetivo buscar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos, através de um processo educativo e de um fazer pedagógico onde a aprendizagem é vista em toda a sua plenitude, e rompe com os muros da escola, integrando todo o cotidiano do aluno e das pessoas que com ele divide o mesmo espaço urbano do bairro em que vivem, convidando cada cidadão a participar desse processo educativo, trazendo para dentro da escola, suas experiências de vida, participando coletivamente e fazendo desse espaço, um local interdisciplinar e plural, onde toda expressão humana seja bem vinda , de forma a acrescenta qualidades ao indivíduo através da cultura, do esporte e do lazer e de suas manifestações, tornando-as linguagens essenciais para a integração social qualidades ao indivíduo através da cultura, do esporte e do lazer e de suas manifestações, tornando-as linguagens essenciais para a integração social, fazendo assim, com que o conhecimento se dê de maneira prazerosa em tempo integral. Numa requalifïcação do espaço urbano, a escola se confunde com outros espaços públicos e privados, tais como, clube social, praça pública, "campinho" num terreno baldio, academias, igrejas, etc. Onde as manifestações artísticas e culturais do povo têm um palco privilegiado, e a dança, o teatro, a música, circo e todas as manifestações folclóricas são aulas de cidadania, não apenas para o aluno que as recebe, mas também para toda a comunidade, que junto com os pais e professores participam de todo o processo educacional, através de ações voluntárias e ativas, e do planejamento curricular.
          O projeto Bairro-escola resgata a história do município, integra as pessoas, transforma o espaço urbano, harmonizando as fachadas e os muros das casas e orienta a utilização dos espaços públicos, melhorando assim, a auto-estima dos seus moradores, levando-os a uma melhor qualidade de vida.
          Tocado por essa ebulição cultural através da educação o G.R.E.S. Leão de Nova Iguaçu vem juntar-se ao seu povo nesse levante social, para juntos levarmos à avenida o enredo “Bairro-escola, a luz da esperança para uma Npva Iguaçu!” de forma alegre e divertida, como é característica do povo iguaçuano, e mostrar todo o projeto educacional Bairro-escola, desenvolvido no município de Nova Iguaçu, sob o comando do jovem prefeito Lindberg Farias, que tem como prioridade de governo elevar a qualidade de vida da cidade.
          Durante o desfile do carnaval de 2007, na Avenida Intendente Magalhães, a agremiação contará o enredo dividindo-o em três setores (partes): No primeiro setor, viajaremos através do tempo para mostrarmos o município na época dos laranjais, onde a vida dos cidadãos estava ligada diretamente a produção da laranja, com pés distribuídos por quase todo o território municipal, falará um pouco da história, e do seu desenvolvimento até os dias de hoje, onde aportaremos no Fórum Mundial de Educação que o município sediou no ano de 2006 e que deu origem as primeiras aspirações do projeto.
No segundo setor a escola trará para avenida, a "educação" e seus profissionais, contando sua história, lembrando nomes que A fizeram, seus símbolos e sua importância para a sociedade.
          No terceiro setor o projeto Bairro-escola se descortinará aos olhos do povo em sua plenitude, mostrando todas as atividades que o faz eficaz e transformador, seja do ponto de vista: social, cultural e esportivo. Neste setor também será feito um manifesto a favor da paz, pois a agremiação acredita que somente através da educação e da vontade política é que este sentimento se fará efetivamente no município e em todo o planeta.

Justificativa:

          O enredo "Bairro escola, a luz da esperança para uma Nova Iguaçu", apresenta na avenida o projeto educacional realizado pela secretaria de educação do município de Nova Iguaçu intitulado bairro escola. Este projeto visa a aprendizagem coletiva para um bem viver, através da escola pública, integra o aluno ao cotidiano de seu bairro e com as pessoas que nele vive.
          O G.R.E.S. Leão de Nova Iguaçu, junto com seu povo encontra-se no dever de divulgar este projeto, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da cidade, despertando em sua gente uma consciência de crescimento e paz por meio da educação.
          Nós do Leão de Nova Iguaçu acreditamos que somente através da educação é que se chega a este sentimento coletivo, nosso objetivo é falar de uma educação transformadora que traz a paz.

  • Comissão de Frente: Arautos da educação anunciando o projeto bairro escola através de coreografias, dez bailarinos fantasiados de "arautos" que anunciam uma educação transformadora que traz a paz.

  • Carro Abre Alas: Esta alegoria traz o brasão do município juntamente com os leões (símbolo da agremiação) e uma locomotiva para lembrar a história da cidade que cresceu através da cultura, da cana-de-açúcar e da laranja.

  • Ala 1: Um trem para Maxambomba – Representa o primeiro nome que o município teve situado em torno da rede ferroviária, e lembra o cultivo da cana-de-açúcar.

  • Ala 2: catadores de laranja – Representa os trabalhadores dos laranjais, a cultura da laranja teve suma importância para o crescimento do município no início do século XX.

  • Ala 3: Nova Iguaçu cidade grande – Representa a cidade de Nova Iguaçu com seu brasão, símbolo maior do município

  • Ala 4: Fórum mundial da educação – Representa o maior fórum de educação da América Latina, realizado no município em 2006, fórum este que deu origem ao projeto.

  • Ala 5: Educação (a coruja do saber) – Representa a coruja, o símbolo da educação.

  • Ala 6: Baianas – Professor / Profissão esperança – Representa as formandas do curso normal e homenageia no seu resplendor o sindicato estadual dos profissionais da educação – S.E.P.E.

  • 2º Carro: Esta alegoria representa métodos de educação realizados por dois grandes filósofos brasileiros da educação - Darcy Ribeiro e Paulo Freire.

  • Ala 7: Língua portuguesa – Representa uma disciplina básica nos currículos escolares do Brasil

  • Ala 8: Matemática e ciências – Representa duas disciplinas básicas nos currículos escolares do Brasil

  • Ala 9: Geografia e história – Representa duas disciplinas básicas nos currículos escolares do Brasil

  • Ala de passistas: Acadêmicos do bairro da escola – Representa os acadêmicos que participam do projeto bairro escola

  • Ala 10: Bairro escola – Representam os estudantes das escolas municipais de Nova Iguaçu ostentando nos seus resplendores palavras de ordem que traduzem o projeto bairro escola

  • 2° casal de mestre-sala e porta-bandeira: Bairro escola – Homenageiam o projeto bairro escola, ostentando no seu esplendor o brasão do município e nas suas fantasias palavras de ordem que traduzem o projeto bairro escola.

  • Ala 11: O teatro e a música na escola – Representa duas expressões artísticas (o teatro e a música) desenvolvidas no projeto bairro escola.

  • Ala 13: Infantil (O circo e a dança na escola) – Representa duas expressões artísticas (o circo e a dança) desenvolvidas no projeto bairro escola. As meninas fantasiadas de bailarinas homenageiam a dança e os meninos fantasiados de palhaço prestam homenagens ao circo

  • 1° casal de mestre-sala e porta-bandeira: Era da educação informatizada – Representa a educação digital, a informática na escola.

  • 3º carro: Esta alegoria é uma manifestação ao sentimento de paz, trazendo símbolo da escola pintado de branco, anjos em forma de arautos, os degraus da aprendizagem que levam os indivíduos às realizações intelectuais e sociais e a réplica do painel pintado no local onde aconteceu um dos maiores atos de violência ocorrido na região (a chacina da Baixada Fluminense), lembrando que esse tipo de comportamento só terá fim quando nossas crianças tiverem uma educação de qualidade para que se tornem homens de bem.

  • Ala 14: Folia de reis (o folclore na educação) – Representa as manifestações folclóricas envolvidas no projeto bairro escola – a folia de reis é a manifestação folclórica mais difundida no município de Nova Iguaçu.

  • Ala 15: Capoeira (o folclore na educação) – Representa as manifestações folclóricas envolvidas no projeto bairro escola – a capoeira a manifestação folclórica envolvendo dança e luta de maior popularidade no país.

  • Ala 16: Esporte e lazer – Representa as atividades esportivas e as brincadeiras desenvolvidas com os alunos no projeto bairro escola.

  • Ala 17: Educação que traz a paz – Representa o anjo com a pomba da paz, alusão a uma escola transformadora que proporciona a paz entre os indivíduos através da educação.

Solér Viana

 

SAMBA ENREDO                                                2007
Enredo     Bairro escola a luz da esperança para uma Nova Iguaçu
Compositores     Jadir Mendes, Emerson Mattos, Belinha, Ratinho e Jobel do Caiçara
Adorei
O Leão em alto astral
Bairro-escola, a luz da esperança
Clareia o meu carnaval
Viajei na poesia, pintei, bordei
Fiz da minha fantasia
Uma Nova Iguaçu decantei
Relembrar os laranjais
É ver a história
Enraizada a tradição
Senhor, ilumine a mente
Que move essa gente
Em busca da evolução

A criança quer amor, ôôô
Quer brincar e estudar, lalaiá
Cultura, esporte e lazer
Paulo Freire fez valer
No amanhã acreditar

Brilha
A integração popular
Cada expressão é um exemplo
A cada descuido um olhar
Política na vida é fundamental
É o despertar pro social
Abrir o coração é bom demais
Educação é sinônimo de paz

De "A" a "Z" desenvolver
Saber faz bem, traz harmonia
Eu sou espelho, eu sou luz
Exemplo de cidadania