FICHA TÉCNICA 2004

 

Carnavalesco     Luiz Fernando Reis
Diretor de Carnaval     José Luiz Azevedo
Diretor de Harmonia     Almir Luiz
Diretor de Evolução     Almir Luiz
Diretor de Bateria     Mestre Flávio
Puxador de Samba Enredo     Bruno Ribas
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Ubirajara e Nívea Araújo Ribeiro
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     Gabriel Cortez
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 2004

Sorria... Sou Rio, sou carioca, sou Inocentes, sou Pan e serei Olimpíada

Introdução:

          Rio de Janeiro maravilhoso, Rio de Janeiro cidade maravilhosa, Rio de encantos mil, banhado por um mar azul celestial, emoldurado por serras, morros e montes, iluminado por um sol e por um céu sem igual. Eu sou o mais lindo rio que a mão de Deus criou. Isso pode estar muito bonito mas não é bem isso o que queremos cantar, o Rio de Janeiro é lindo, e isso todos nós já sabemos. Essa qualidade carioca já foi cantada em prosa, verso, marcha, bolero e samba.
          Acreditamos, no entanto, que se a natureza foi tão pródiga para conosco, ela o foi sabendo que aqui viveria um povo especial, um povo sacana, safado e alegre por natureza, um povo descontraído, bem humorado e sempre de bem com a vida. E esse povo bem merece o cenário que o cerca. Se somos a cidade maravilhosa, é por que aqui vive um povo maravilhoso, aqui vive o povo carioca. E ser carioca não é apenas ter nascido por aqui, ser carioca é compreender, aprender e se deixar “ carioquizar ” pela magia dessa cidade. Ser carioca é se deixar levar pela alegria, é  deixar-se embalar no espírito boêmio, malandro e peculiar dessa gente que faz o Rio ser o Rio de toda a gente.
          Por isso cantaremos o orgulho de sermos cariocas, por isso cantaremos essa gente maravilhosa dessa cidade maravilhosa, por isso cantaremos o orgulho que sentimos em sediar os Jogos Pan-americano de 2007 e preconizaremos o mesmo orgulho que sentiremos ao sediar as Olimpíadas 2012. Por isso com um matreiro, irreverente e alegre sorriso nos lábios,  cantaremos em 2004 :

Sorria... Sou Rio, Sou Inocentes, Sou Carioca, Sou Pan e Serei Olimpíadas

Sinopse:

          Eu sou o Rio, eu sou carioca, eu sou essa gente que batuca e que toca um surdo, um pandeiro e um tamborim. Que se veste de pierrô, colombina e arlequim e que amanhece  cantando e sambando num cansado e surrado butequim.
          Eu sou o Rio do samba, carnaval,  alegria e folia. De Zica, de Neuma, de Ciata, de malandragem e  boemia, de Mangueira, Salgueiro e Portela e dessa Mocidade que Beija a Flor como se num Império, fosse uma Imperatriz.
          Eu sou o Rio, sambista, funkeiro e sambeiro, de Martinho, de Neguinho e Morengueira, de Zeca  Baleiro e Pagodinho, de Monarco, Casquinha,  Cartola e Padeirinho, de Lacraia, Serginho, Buchecha e Claudinho.
          Eu sou o Rio machão, garanhão, safado e sarado que mexe com a moça que vem e que passa num doce balanço a caminho do mar, sou poeta, poetinha, sou Vinicius, sou Toquinho, Ipanema, sou o bondinho, sou Drummond sentadinho bem pertinho do mar.
          Eu sou o Rio moleque de Sargentelli e Lamartine, de Noel, Donga e Pixinguinha, Ari Barroso e sua gaitinha, da menina bronzeada, da loirinha, e da mulata assanhada que passa com graça fingindo INOCENTES, tirando o sossego da gente. Rio de crenças, cultos, rezas e oferendas, católico, cristão, sem credo e sem crença, crente e descrente.
          Eu sou o Rio carioca de morro, favela e roça, Rocinha, Cidade de Deus Livramento e Jacarezinho, de um povo que vive lutando, sorrindo e curtindo, que não tem hora p’ra nada, mas que viaja apinhado num trem lotado, e nem sabe bem a quem corre atrás de um vintém suado e minguado. Que se diz vendedor, ambulante mas na verdade é um errante, um verdadeiro camelô.
          Eu sou um carioca sacana que vive de troça, graça e piada, que tira riso do nada, que gargalha com o Chico, Caruso ou Anísio, que versa com Chico, Buarque de Holanda, que entoa no Tom de Jobim ou na piada do Cavalcante. Rio de Jô, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias e do humor que abunda no Casseta e Planeta com Seu Creisson, Hubert, La Peña e Bussunda.
          Eu Sou o Rio carioca e caricata. Caricaturado em traços e troças por Lan, Ziraldo, J. Carlos  e Nássara, por Péricles e seu amigo da onça, Rio d’O Cruzeiro, Manchete e Pasquim, d’O Malho, d’A Manha, do fajuto barão e do pitoresco Agamenon. Rio d’A Careta e do imortal Stanislaw Ponte Preta.
          Eu sou o Rio carioca flamenguista e vascaíno, tricolor e alvinegro, de Romário e Edmundo, de Parreira, de Zagalo, de Zico e Ronaldinho, de Garrincha endiabrado gingando num Maraca lotado, do Caixa d’água enrolado e do Eurico mal criado.
          Eu sou o Rio esportista, orgulhoso e bairrista, do vôlei, basquete e atletas nas pistas, de Bernard e sua jornada, de Oscar, maravilhosas jogadas, do esporte amador, do esporte de quadra
          Eu sou o Rio moleque, travesso, que brinca, que brilha, que sabe tirar da adversidade um sorriso. Que se esquiva de bala perdida, de blitz da esquina e da propina pedida. Que leva um papo, joga uma letra, inventa uma história, conta um conto e aumenta um ponto, que se faz de sonso e tonto e segue feliz a sua vida.
          Eu sou o Rio maneiro da governadora Rosinha, dos secretários Chiquinho e Garotinho, do fujão Sussuquinha, do espertalhão Silveirinha e sua polpuda caixinha. Rio de Brizola e brizolão, de Fernandinho e  Piscinão e de 1 real no bandejão.
          Eu sou o Rio malandrinho, do Prefeito maluquinho, que de louco tem tão pouco, que emburaca na lida, que esburaca a cidade, antes tida e havida como falida, mas que vira bem mais linda num Rio cidade. Que soube acreditar e realizar um sonho, um Pan sonho. Que sonha sonhando e que sabe que o sonho olímpico vai se realizar
          Eu sou o Rio do centro, Central e Leopoldina, zona  oeste, Norte ou Sul, sou o Rio da Baixada, Fluminense no nome mas carioca por adoção e devoção, baixada da Grande Rio e da Leão, Ponte e Beija Flor. Baixada que com orgulho trazemos no nome – Sou Carioca e sou Inocentes da Baixada.
          Eu sou o Rio e rio a toa, já dizia um antigo samba da co irmã Acadêmicos do Salgueiro e é nesse clima alegre, solto e irreverente que:

  • Cantaremos o orgulho de sermos carioca.

  • Cantaremos o orgulho que sentimos em sediar os Jogos Pan-Americano de 2007

  • Cantaremos essa gente maravilhosa dessa cidade maravilhosa

  • Preconizaremos o mesmo orgulho que sentiremos ao sediar as Olimpíadas 2012.

  • Por isso e com um matreiro, alegre e  irreverente sorriso nos lábios, cantaremos em 2004:

Sorria... Sou Rio, Sou Inocentes, Sou Carioca, Sou Pan e Serei Olimpíadas

Luiz Fernando Reis

Prezado Amigo Compositor

          O G.R.E.S. Inocentes da Baixada agradece a sua presença e aproveita a oportunidade para lhe desejar boas vindas e também muito boa sorte nesse limiar dos preparativos para o carnaval 2004.
          A Inocentes da Baixada vem demonstrando em seus últimos enredos uma enorme preocupação em aliar a alegria, o colorido e a descontração com a  arte e com a cultura brasileira. Para nós, o carnaval vai muito além de samba e fantasia. Ele é um momento mágico de divulgarmos na alegria de nosso cantar e na descontração de nosso sambar a rica, vasta e belíssima cultura nacional.
          E foi com essa motivação que evitamos nos apequenar diante de um mero enredo oportunista, um simples enredo caça-níqueis, não que dispensemos o patrocínio, precisamos e muito dele, porém a nossa opção continua sendo transmitir com muita alegria arte e cultura ao nosso povo.
          E desse forma escolhemos para nosso enredo 2004:

Sorria... Sou Rio, Sou Inocentes,Sou Carioca, Sou Pan e Serei Olimpíadas

          Um enredo alegre, solto, colorido, irreverente e descontraído como bem sugere um enredo sobre esse Rio de Janeiro dessa espirituosa gente carioca, por isso necessitamos de um samba enredo que siga essa linha de descontração, alegria e irreverência.

  • Um samba alegre, curto e com dois refrões valentes.

  • Um samba que cite com orgulho o nome da escola.

  • Um samba que fale desse espírito alegre e divertido do povo carioca.

  • Um samba que tente mostrar que se fomos escolhidos para sede dos jogos Pan-Americano de 2007 é por que além das belezas naturais dessa cidade maravilhosa temos aqui vivendo um povo igualmente maravilhoso.

  • Um samba enredo que transmita o orgulho e a esperança em sermos escolhidos como sede dos Jogos Olímpicos de 2012.

  • Um samba enredo que consiga ter o espírito boêmio, malandro e sacana do povo carioca, que seja esportivamente alegre, despojado e maliciosamente gostoso de se cantar, sambar e ouvir.

  • Nós acreditamos em nossa Ala de compositores e temos a certeza que esse espírito mágico de alegria que habita cada um de nós cariocas os inspirará na realização de uma obra musical que aliada

  • Muito Obrigado e vamos juntos rumo à vitória.

Luiz Fernando Reis

 

SAMBA ENREDO                                                2004
Enredo

    Sorria... Sou Rio, sou carioca, sou Inocentes, sou Pan e serei Olimpíada

Compositores     Ronaldo Soares (Naldo), Flávio Borges, Eduardo Fontes, Reinaldo Grey e Paulinho Bala

Rio de Janeiro
A mão de Deus te abençoou
Te fez mais lindo
Este povo tão querido
Que sente orgulho
E o Pan vai sediar
Danado, sarado,
Irreverente, hospitaleiro
Se deixe carioquizar
2012 é o sonho brasileiro

É carnaval, amor
Tia Ciata é show
Sem malandragem,
Sou trabalhador

Rio é paixão
Esporte é ação
Vem ganhar
Tem azaração, amor sedução
Vem cantar
Rio é sol, é mar... felicidade
O piscinão realidade
Maracanã tão popular
Hoje sou Inocentes da Baixada
A minha Escola abençoada
E agora o esporte vai brindar

Eu sou o Rio e rio a toa
Sou carioca terra boa
Do funk ao pagode
Pixinguinha, Noel
Na boemia menestrel