FICHA TÉCNICA 1982 |
Carnavalesco | Rosa Magalhães e Lícia Lacerda |
Diretor de Carnaval | ................................................................ |
Diretor de Harmonia | ............................................................... |
Diretor de Evolução | ............................................................. |
Diretor de Bateria | ................................................................ |
Puxador de Samba Enredo | Quinzinho |
Primeiro Casal de M.S. e P. B. | ................................................................ |
Segundo Casal de M.S. e P. B. | ................................................................ |
Resp. Comissão de Frente | ................................................................ |
Resp. Ala das Baianas | ................................................................ |
Resp. Ala das Crianças | ................................................................ |
SINOPSE 1982 | |||||||||||||||||||||
Bum Bum Paticumbum Prugurundum Introdução: O
enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano é uma síntese
da história dos desfiles das Escolas de Samba, realizados desde a década
de 1930 até os dias de hoje. O título Bum Bum Paticumbum Prugurundum
representa a batida do samba de Escola, diferente de qualquer outro
ritmo de manifestação carnavalesca.
Foi a partir dai, da criação da nova batida do samba – a partir do bum
bum paticumbum prugurundum –, que foram surgindo as agremiações conhecidas
por Escolas de Samba. E, durante o carnaval, elas se concentravam na
Praça Onze para participar do desfile que ali se realizava. Sinopse: Primeira parte – Praça Onze ou Fase autêntica Apresentamos uma visão do que teria sido um desfile na tradicional Praça
Onze, com baianas de fila, que ajudavam na Harmonia, os famosos malandros
de terno branco, sapatos de duas cores, o caramanchão, precursor das
grandes alegorias da atualidade, damas e nobres de perucas e a corda
esticada para evitar que pessoas alheias ao grupo desfilante se intrometessem,
causando distúrbios. Segunda parte - Candelária ou Fase de interação Marie Louise Nery , figurinista e aderecista suíça, mulher do artista
plástico Dirceu Nery, convidada para julgar grupos de frevo, na década
de 1950, encantou-se com a espontaneidade e a força dos desfiles de
carnaval. A partir desse momento, ela se envolveu com Escolas de Samba,
tendo sido, ao lado de Dirceu, a primeira carnavalesca com formação
erudita a exercer uma influência direta na manifestação popular espontânea. Terceira parte - Marquês de Sapucaí ou Escola de Samba S/A. O
super desfile com a super-campeã que naturalmente possui um super-carro
repleto de super-mulheres. Nem sempre há um super-samba, mas há o super-gasto.
Embora Joãozinho Trinta tenha já se destacado na época do Salgueiro,
na Candelária, trabalhando com a dupla Arlindo e Pamplona, foi na Beija-Flor
de Nilópolis que deu seu verdadeiro grito de independência, ditando
regras e afirmando categoricamente que carnaval é luxo e riqueza. Rosa Magalhães e Lícia Lacerda
Cronograma de desfile:
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SAMBA ENREDO 1982 | |
Enredo | Bum Bum Paticumbum Prugurundum |
Compositores | Beto sem Braço e Aluísio Machado |
Enfeitei
meu coração De confete e serpentina Minha mente se fez menina Num mundo de recordação Abracei a Coroa Imperial Fiz meu carnaval Extravasando toda minha emoção Oh ! Praça Onze tu es imortal Teus braços embalaram o samba A sua apoteose é triunfal De uma barrica se fez uma cuíca De outra barrica um surdo de marcação
Com reco-reco, pandeiro e tamborim E passo a passo no compasso o samba
cresceu Vem meu amor manda a tristeza embora Super Escolas de Samba S/A Bumbum Paticumbum Prugurundum |